Vista dorsal de Bothriurus cerradoensis, Bothriuridae.
Vista frontal de Bothriurus cerradoensis, Bothriuridae.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Bothriurus cerradoensis Lourenço, Motta, Godoi & Araújo 2004
Bothriurus cerradoensis é uma espécie de escorpião da família Bothriuridae, descrita em 2003 a partir de exemplares coletados em Dianópolis, no estado do Tocantins. É endêmica do bioma Cerrado, ou seja, ocorre exclusivamente nessa região do Brasil. A espécie apresenta coloração pálida, variando entre tons amarelados e avermelhados, e pode atingir cerca de 45 mm de comprimento. Um dos principais diferenciais diagnósticos é a presença de sete tricobótrios ventrais nas quelas dos pedipalpos. Além disso, possui carapaça, tergitos e segmentos do metasoma com tegumento liso e com poucas carenas visíveis, sendo a maioria reduzida a pequenos grânulos (Lourenço et al., 2004).
O hemiespermatóforo (estrutura reprodutiva masculina) é semelhante ao de Bothriurus rochai, espécie próxima. Até o momento, apenas machos foram registrados. As informações sobre ecologia, comportamento e fêmeas da espécie ainda são desconhecidas. A descoberta de B. cerradoensis destaca a diversidade ainda pouco estudada do Cerrado, especialmente no que diz respeito à fauna de escorpiões. Essa espécie contribui para o conhecimento taxonômico do grupo e reforça a importância da conservação do bioma (Lourenço et al., 2004).
Distribuição geográfica de Bothriurus cerradoensis.
.
Referências
LOURENÇO, Wilson R.; MOTTA, Paulo César; GODOI, Fabio Siqueira Pitaluga de; ARAÚJO, Juliana de Souza. Description of a new species of Bothriurus Peters (Scorpiones, Bothriuridae) from the State of Tocantins, Brazil. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa, Zaragoza, n. 34, p. 69–72, 2004.