Macho de Bothriurus araguayae.
Fêmea de Bothriurus araguayae.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Bothriurus araguayae Vellard, 1934.
Bothriurus araguayae é uma espécie de escorpião de tamanho médio, pertencente à família Bothriuridae. Os machos dessa espécie têm comprimento total entre 27,8 e 36,3 mm, enquanto as fêmeas variam de 29,8 a 34,2 mm. Sua coloração é predominantemente castanha, com algumas manchas mais escuras, especialmente no prossoma e na cauda. Nas fêmeas e machos, não há carenas na superfície ventral dos segmentos metassômicos I a IV, e os machos apresentam de 15 a 21 dentes nos péctines, enquanto as fêmeas têm entre 13 e 15 dentes (Lourenço, 2002).
As quelíceras possuem um único dente subdistal no dedo móvel, e o segmento metassômico V apresenta carenas lateroventrais, formando um arco quase perfeito. O telson é de cor castanho escuro, com uma linha longitudinal escura na face ventral (Lourenço & Maury, 1934). Além disso, a espécie é encontrada principalmente em regiões de Cerrado nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal, no Brasil.
Distribuição geográfica de Bothriurus araguayae.
Referências
LOURENÇO, W. R. Scorpions of Brazil. Les Éditions de l'IF, 2002.
LORENÇO, W. R.; MAURY, E. A. Some considerations on the systematics of the Brazilian scorpion Bothriurus araguayae Vellard, 1934 (Bothriuridae). Bulletin du Museum National d'Histoire Naturelle, A, v. 1, n. 2, p. 421-433, 1934.