Bothriurus andorinhas Lourenço, 2023
Bothriurus andorinhas é uma espécie de escorpião da família Bothriuridae descrita a partir de exemplares coletados no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, no sudeste do estado do Pará, Brasil. A espécie ocorre em áreas de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, sendo encontrada sob casca de árvores e pedras.
Os machos adultos apresentam cerca de 37 mm de comprimento total, com coloração geral amarela a amarelo-acastanhada. O tegumento do corpo é predominantemente liso, com granulação pouco evidente. As carenas do metasoma estão quase totalmente ausentes, sendo observadas apenas carenas dorsais e laterodorsais fracas, representadas por poucos grânulos. O telson é achatado dorso-ventralmente, e o ferrão é curto e moderadamente curvado (Lourenço, 2023).
Os péctines possuem de 22 a 24 dentes nos machos e 20 a 21 nas fêmeas. As quelíceras apresentam o dente basal do dedo fixo reduzido. O hemiespermatóforo é semelhante ao de espécies próximas, mas com lâmina distal mais curta e porção basal pouco expandida.
A espécie pode ser distinguida de outras do gênero, especialmente de Bothriurus rochai e Bothriurus cerradoensis, pelo padrão de coloração com manchas acastanhadas no prossoma e nos tergitos, pela posição do tricobótrio interno da patela, pela redução do dente basal das quelíceras e por características do hemiespermatóforo.
Até o momento, Bothriurus andorinhas é conhecida apenas para sua localidade-tipo, sendo considerada um elemento da fauna escorpiônica associada a ambientes amazônicos de caráter ecotonal (Lourenço, 2023).
Distribuição geográfica de Bothriurus andorinhas.
Referências
LOURENÇO, Wilson R. A new species of Bothriurus Peters (Scorpiones: Bothriuridae) from “Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas” in the State of Pará, Brazil. Faunitaxys, v. 11, n. 4, p. 1–7, 2023.