Dr. Leonardo Sousa Carvalho, em expedição ao Parque Nacional de Ubajara, em 2018. Imagem ilustrativa. Foto: Thiago Quintão Araújo.
Esta foi uma expedição muito curta e objetiva. Entre os dias 10 a 12 de setembro de 2025, retornamos ao Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, em busca de espécimes frescos do escorpião Tityus martinpaechi, para a realização de estudos moleculares e citogenéticos. A expedição foi um sucesso. O PARNA é uma unidade de conservação que protege áreas de floresta ombrófila. No entanto, a Serra da Ibiapaba dispõe de outros ambientes, como a caatinga. Nesta expedição, pudemos explorar localidades de Caatinga, objetivando pesquisas futuras na região. Estiveram presentes nesta expedição: Dr. Leonardo Sousa Carvalho e Eloá Noetzold Carvalho, sua esposa e auxiliar de campo.
Extenso material de divulgação desta expedição encontra-se salvo nos destaques do @aracnopi, no Instagram.
APOIO: Estas atividades foram financiadas por meio do “TCCE ICMBio/VALE: Compensação Espeleológica”, Termo de Compromisso: Vale S.A., Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade (ICMBio) e Gestão Operacional: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
Aspecto da vegetação do PARNA Ubajara.
Tityus martinpaechi, o principal alvo da expedição e restrito, na Serra da Ibiapaba, à áreas de floresta ombrófila.
Riacho em meio à vegetação de Caatinga em nova localidade explorada.
Aspecto da vegetação do PARNA Ubajara.
Pholcidae, Micropholcus piuai, espécie cuja distribuição geográfica na Serra da Ibiapaba foi ampliada nesta expedição.
Abrigo não registrado no CANIE, onde Micropholcus piaui foi encontrada pela primeira vez.