Equipe participante da Expedição Minas Gerais 2024.
Entrada da Toca da Coruja, Doresópolis, Minas Gerais.
De 10 a 19 de agosto de 2024, ocorreu a expedição "Minas Gerais 2024". Nesta expedição, fomos em busca de escorpiões Buthidae com registros para cavernas da região de Pains e Doresópolis, cuja identidade permanece uma icógnita. Além disto, as coletas foram realizadas em outros municípios de Minas Gerais, onde espécimes de outros escorpiões de identidade obscura eram conhecidos, para fornecer material para análises moleculares e citogenéticas.
Participaram da expedição (foto ao lado): Leonardo Sousa Carvalho (UFPI; Coordenador); Rodrigo Lopes Ferreira (UFLA), Marconi Souza (UFLA), Rafaela Schutz (UFMT) e Dayane Nascimento (UFMT).
As buscas por aracnídeos foram realizadas no interior e no entorno de cavidades subterrâneas na região, tanto de dia, tanto à noite. Nenhum escorpião foi encontrado. O período extremamente seco, o excesso de queimas e a lua cheia podem explicar o resultado negativo da expedição. No entnato, diversos outros aracnídeos cavernícolas foram encontrados, com detaque para espécies-novas de Pholcidae e Pseudoscorpiones.
APOIO: Estas atividades foram financiadas por meio do “TCCE ICMBio/VALE: Compensação Espeleológica”, Termo de Compromisso: Vale S.A., Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade (ICMBio) e Gestão Operacional: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
Equipe buscando aracnídeos no interior de caverna, em Doresópolis.
Dayane Nascimento, procurando por escorpiões na entrada de uma caverna.
Macho adulto de uma espécie não descrita de aranha pernalonga (Metagonia sp.; Pholcidae).
Macho adulto de uma espécie não descrita de aranha pernalonga (Mesabolivar gr. togatus; Pholcidae).
Pseudoescorpião de uma espécie provavelmente não descrita de Ideoroncidae, encontrado em Doresópolis.
Espécime de escorpião Ananteridae, que provavelmente representa o primeiro indivíduo epígeo de uma espécie descrita para o interior de cavernas de Minas Gerais.
Fêmea adulta de uma espécie de Bothriurus do grupo illudens, encontrado na expedição "Minas Gerais 2024".
Macho adulto de uma espécie não descrita de opilião, previamente registrada para a região de Doresópolis.