Dr. Vinicius Rodrigues Diniz, Coordenador da equipe da expedição Cerrado 2025.
Dr. Leonardo Sousa Carvalho, integrante da equipe da expedição Cerrado 2025.
De 28 de julho a 09 de agosto de 2025, ocorreu a expedição "Cerrado 2025". Nesta expedição, fomos em busca de escorpiões e aranhas Trechaleidae com registros para cavernas compreendida entre o norte de Minas Gerais, leste de Goiás e o Distrito Federal. Estes espécimes coletados objetivaram fornecer material para análises moleculares e citogenéticas.
Participaram da expedição (fotos ao lado): Vinicius Rodrigues Diniz (UFMG; coordenador) e Leonardo Sousa Carvalho (UFPI).
As buscas por aracnídeos foram realizadas no interior e no entorno de cavidades subterrâneas na região, tanto de dia, tanto à noite. A expedição foi um sucesso! Além de novos registros de espécies no ambiente cavernícola, os pesquisadores trouxeram registros de escorpiões para cavernas ainda não amostradas anteriormente. Três cavernas ainda não registradas no CANIE foram amostradas. Espécimes adultos de uma espécie de escorpião do gênero Tityus foram encontrados pela primeira vez. Além disto, informações de história natural para uma outra espécie de Tityus indicam evidências diretas à sua conservação, devendo esta espécie ser alvo de ações futuras de manejo.
Extenso material de divulgação desta expedição encontra-se salvo nos destaques do @aracnopi, no Instagram.
APOIO: Estas atividades foram financiadas por meio do “TCCE ICMBio/VALE: Compensação Espeleológica”, Termo de Compromisso: Vale S.A., Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade (ICMBio) e Gestão Operacional: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
Dr. Vinicius procurando aranhas-pescadoras na entrada de caverna, em Goiás.
Macho adulto de uma aranha-pescadora (Trechaleidae), um dos alvos principais da expedição "Cerrado 2025".
Fêmea de uma espécie não identificada de aranha papa-moscas (Salticidae).
Espécime de escorpião Ananteridae, ainda não identificado.
Pseudoescorpião de uma espécie provavelmente não descrita de Atemnidae (ou Garypoidea?), encontrado em Doresópolis.
Opilião de uma espécie cavernícola extremamente comum na área de estudo da expedição "Cerrado 2025": Flirtea batman, Cosmetidae.
Fêmea adulta de uma espécie não identificada de aranha-chicote (Amblypygi, Heterophrynus sp.).
Macho adulto de uma espécie não identificada de aranha-marrom (Loxosceles sp.; Sicariidae). Note os ácaros parasitas presentes na carapaça da aranha.
Fêmea adulta de uma espécie não identificada de caranguejeira (Barychelidae).
Fêmea adulta de uma aranha da família Corinnidae.
Macho adulto de uma aranha da família Oecobiidae.
Fêmea adulta de uma espécie de aranha-pescadora (Trechaleidae), carregando seu saco de ovos.