Equipe da Expedição Bahia 2026: Maria Paula Pereira (MACN, Argentina), Lauren Elisa Flores (UNILA), Ivan Magalhães (MACN, Argentina) e Leonardo Sousa Carvalho (UFPI)
De 18 a 31 de janeiro de 2026, ocorreu a expedição "Bahia 2026". Nesta expedição, fomos em busca de aranhas (Xenoctenidae, Filistatidae e Sicariidae), escorpiões (Bothriuridae) e opiliões (Escadabiidae e Zalmoxidae), com registros para cavernas e ambientes epígeos, no estado da Bahia. Estes espécimes coletados objetivaram fornecer material para análises filogenômicas e citogenéticas, no âmbito de dois projetos de pesquisa: "Filogeografia comparada e delimitação de espécies de aracnídeos da Caatinga na era da genômica e da inteligência artificial" e "Estado da arte dos escorpiões cavernícolas brasileiros".
Participaram da expedição (fotos ao lado, da esquerda para direita), os seguintes pesquisadores: Maria Paula Pereira (MACN, Argentina), Lauren Elisa Flores (UNILA), Ivan Magalhães (MACN, Argentina) e Leonardo Sousa Carvalho (UFPI).
As buscas de aracnídeos foram feitas durante o dia e à noite, em ambientes de Caatinga e de Mata Atlântica. Foram realizadas coletas ativas e também a triagem de serrapilheira, em busca dos múltiplos táxons-alvo dos projetos. A expedição foi um sucesso, pois encontramos quase todos os alvos de cada localidade amostrada, além de registros de táxons e em localidades inéditas.
Extenso material de divulgação desta expedição encontra-se salvo nos destaques do @aracnopi, no Instagram.
APOIO: Estas atividades foram financiadas por meio do “TCCE ICMBio/VALE: Compensação Espeleológica”, Termo de Compromisso: Vale S.A., Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade (ICMBio) e Gestão Operacional: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS); bem como pelo CNPq (Processo #445236/2024-8).
Ambiente de Caatinga, amostrado em Lafaiete Coutinho - BA.
Dr. Ivan Magalhães, coletando Filistatiidae por meio da triagem de serrapilheira.
Maria Paula e Leonardo, fotografando espécimes encontrados.
Opilião, Stygnidae, encontrado em áreas de mata atlântica.
Aranha-corredeira (Corinnidae, Xeropigo sp.).
Opilião não identificado da família Stygnidae.
A rainha da camuflagem: Ctenidae, Calocteninae.
Fêmea de aranha-cuspideira com seu saco de ovos.
Sicarius ornatus, uma das espécies-alvo da expedição.
Ambiente de Mata Atlântica, amostrado em Itagibá - BA.
Lauren, Leonardo e Maria Paula em coleta de aracnídeos de serrapilheira.
Triagem de material coletado, pós-campo.
Opilião, Stygnidae, encontrado em áreas de caatinga.
Aranha não identificada da família Ctenidae.
Aranha não identificada da família Araneidae.
Escorpião de espécie não-descrita de Bothriurudae.
Aranha papa-moscas (Salticidae).
Um belo achado: Trechona sp., Dipluridae.