Aracnídeos Cavernícolas Brasileiros
Taxonomia Integrativa
Uma luz no mundo subterrâneo
Os aracnídeos (aranhas, escorpiões, ácaros e pseudoescorpiões, dentre outros) estão entre os principais componentes da fauna cavernícola em todo o planeta. No Brasil, em particular, o grupo tem se mostrado bastante frequente em inventários e estudos de licenciamento ambiental, o que tem resultado em grande quantidade de espécimes depositados em coleções científicas.
A despeito da importância dos aracnídeos na biota subterrânea brasileira, o conhecimento atual sobre a taxonomia do grupo é insuficiente, de modo que muitas espécies coletadas recentemente permanecem não-identificadas ou não descritas. Esta situação é indesejável, diante da necessidade de classificação de cavernas para fins de preservação, prevista na legislação brasileira, bem como a própria conservação dos organismos que as habitam.
Nesta página, você encontrará informações sobre nossa equipe, os táxons que estudamos, os projetos que desenvolvemos e os locais que visitamos ao longo destes projetos. Sinta-se à vontade para entrar em contato, tirar suas dúvidas e nos dar um feedback sobre o que você encontrar por aqui.
Apoio: