CASA DO ESTUDANTE INDÍGENA
CASA DO ESTUDANTE INDÍGENA
Olá! Me chamo Camilla Carrazza e estou no semestre 1 de Diplomação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.
Este site foi criado com o objetivo de documentar as etapas de desenvolvimento do meu trabalho de Diplomação 1, que tem como tema a Casa do Estudante Indígena. Seu objetivo central é ser uma plataforma acessível para documentar e compartilhar os conteúdos que tenho produzido, de forma que os estudantes indígenas possam acompanhar o desenvolvimento do projeto mais de perto. Além de ser uma plataforma que possibilita a troca com os professores e, outros estudantes que também estão na etapa de diplomação do curso.
Este projeto é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), e foi desenvolvido em parceria participativa com a Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), uma entidade que representa e defende os direitos e interesses dos estudantes indígenas na UnB desde 2008.
A iniciativa nasceu da demanda dos próprios estudantes indígenas da UnB por uma residência estudantil e da necessidade de um tema para a finalização do curso da estudante de Arquitetura e Urbanismo.
O projeto é, em sua essência, uma proposta acadêmica e conceitual, estruturada dentro dos parâmetros, prazos e cronogramas exigidos pelo plano de trabalho da Faculdade de Arquitetura da UnB para a obtenção do diploma.
Os materiais desenvolvidos (plantas, desenhos, etc.) são propostas do que pode ser executado futuramente, mas não possuem nenhum vínculo institucional ou compromisso de execução por parte da universidade ou de órgãos parceiros.
Os encontros para a elaboração do projeto ocorrem na Maloca UnB, contando com a participação ativa de membros da AAIUnB e estudantes indígenas interessados. Esse processo participativo é fundamental para possibilitar que o projeto reflita a identidade e atenda às necessidades e desejos da comunidade indígena, através de escuta ativa para modificações e correções.
A principal função deste trabalho é servir como uma ferramenta de apoio e subsídio técnico à luta da AAIUnB por mais inclusão e auxilio à permanência. O projeto tem por objetivo oferecer uma base técnica e visual que pode ser utilizada pela Associação para avançar na argumentação e implementação futura de uma residência estudantil indígena dentro da UnB, independentemente de sua viabilidade ou execução imediata como TCC.
Encontro para apresentar e ajustar o programa de necessidades e discutir possibilidades de terrenos no Campus. 10 set 2025
Encontro para apresentar e ajustar o programa de necessidades e discutir possibilidades de terrenos no Campus. 10 set 2025