Este formulário é uma ferramenta essencial e estratégica para embasar a proposta de criação de uma Casa Estudantil Indígena na Universidade de Brasília (UnB). Sua finalidade principal é realizar um diagnóstico das necessidades, desafios e expectativas da comunidade estudantil indígena da UnB.
A criação de uma residência estudantil específica não é apenas uma questão de oferecer moradia, mas de proporcionar um ambiente que promova a permanência qualificada e o bem-estar, respeitando as especificidades culturais, sociais e acadêmicas desses estudantes.
Por que este formulário foi necessário:
Programa de Necessidades Sólido: Os dados coletados estão sendo utilizados diretamente para a elaboração do Programa de Necessidades Arquitetônicas do projeto. Isso garante que a residência seja planejada de forma funcional e culturalmente adequada, abrangendo desde o número ideal de pessoas por quarto e a organização da convivência e até a demanda por espaços específicos, como áreas para rituais, fogueiras e hortas comunitárias.
Identificação de Vulnerabilidades: As perguntas sobre situação de moradia atual, tempo de deslocamento e impactos psicossociais visam quantificar e qualificar os obstáculos enfrentados pelos estudantes, fornecendo argumentos concretos sobre a urgência do projeto como um mecanismo de apoio e assistência estudantil.
Definição do Local de Implantação: A pesquisa sobre a preferência de localização e características do terreno com as demandas culturais e de bem-estar, assegurando que o local escolhido maximize os benefícios para os futuros moradores.
O formulário foi desenvolvido e compartilhado com os alunos indígenas que estão compondo o comitê para desenvolvimento da Casa Estudantil Indígena, e foi compartilhando entre os estudantes. Foram obtidas 28 respostas após duas semanas que o formulário ficou disponível.
Os principais resultados utilizados para desenvolvimento das diretrizes no plano de trabalho foram: