O 1º Senhor de Levandeiras, Miguel Ferraz de Gouveia foi Herdeiro de de sua mãe de dois Vínculos ou Morgados, o da "Capela Velha" e o do "Espírito Santo", segundo dados recolhidos pelo autor no arquivo bibliográfico da Casa da Quinta
de S. José em Marrancos
"...Instituição do Vínculo e Morgado chamado "Capella Velha" sito na freguezia de Villa Bôa e S.ta Leucádia do Tamel termo de Barcellos. Foi seu Instituidor Pero Annes Abade de S.ta Maria de Ayrão aos 6 de Dezembro de 1434. ..."
in: Súmula do Índice remissivo do Arquivo da "Família Caldas Ferraz" da Casa da Quinta de S. José, referente à "Instituição da Capella Velha" (pasta nº1, Doc. nº18)
"...Instituição da Capella do Espírito Santo feita na Nota do Tabelião Alvaro G. a que se chama de "Capella Nova" ..."
in: Súmula do Índice remissivo do Arquivo da "Família Caldas Ferraz" da Casa da Quinta de S. José, referente à "Instituição da Capella do Espírito Santo" (pasta nº1, Doc. nº20)
"...Escriptura de 17 de Outubro de 1593. Por escriptura desta data nomeou Francisco de Gouveia a seu filho Miguel Ferraz de Gouveia no Morgado do Espírito Santo com a condição de ele ser clérigo de missa e se ele o não fosse o dava como não nomeado e nomeava o seu filho David de Gouveia se este fosse clérigo de missa. ..."
in: Súmula do Índice remissivo do Arquivo da "Família Caldas Ferraz" da Casa da Quinta de S. José, referente à "Sucessão nos vínculos" (pasta nº1, Doc. nº21)
"...Por escriptura de 17 de Fevereiro de 1595, Francisco de Gouveia de Sampayo, cavalleiro fidalgo declarou que sendo possuidor e administrador de duas Capellas ou Morgados, uma instituida por Pero Annes, abade de S.ta Maria de Ayrão e na qual lhe havia sido nomeado por seu pai Diogo Rodrigues Portella, e a outra instituida por ele Francisco de Gouveia e sua M.er Dª Isabel Ferraz, chamada do Espírito Santo sita no lugar do Covello freguezia de S. João de Villa Bôa nomeava seu filho o Licenciado Miguel Ferraz de Gouvea para sucessor nos ditos morgados e revogava a nomeação anterior por seu filho David ser Frade Franciscano e não poder suceder em bens temporaes ..."
in: Súmula do Índice remissivo do Arquivo da "Família Caldas Ferraz" da Casa da Quinta de S. José, referente à "Sucessão nos vínculos" (pasta nº1, Doc. nº22)
"...Escritura para casamento de Dª Ignez de Faria, filha de André de Miranda víuvo de Dª Maria Antónia de Barcellinhos, com Miguel Ferraz de Gouveia filho de João de Faria e Andrade e de sua M.er Dª Maria de Gouveia, feita aos 9 de Dezembro de 1685. A noiva foi dotada com o 4º da Quinta de Faria sita na freguezia de Faria, foreira á Casa de Bragança e todas as pretenças com as medidas dos caseiros e outras terras, e o noivo com 150 medidas e foi nomeado por sua mãe nas Capellas do Espírito Santo e Capella Velha. ..."
in: Súmula do Índice remissivo do Arquivo da "Família Caldas Ferraz" da Casa da Quinta de S. José, referente à "escritura para casamento de Miguel Ferraz de Gouveia com Dª Ignez de Faria" (pasta nº1, Doc. nº24)
"...Testamento de Miguel Ferraz de Gouveia deixando as Capellas Velha e do Espírito Santo a sua filha Dª Antónia - 2 de Janeiro de 1730 ..."
in: Súmula do Índice remissivo do Arquivo da "Família Caldas Ferraz" da Casa da Quinta de S. José, referente ao "Testamento de Miguel Ferraz de Gouveia" (pasta nº1, Doc. nº31)
Casa e Capela da Quinta de S. José em Marrancos, Vila Verde, onde o autor (Luís Vaz) confirmou a existência de dois Vínculos herdados pelo 1º Senhor de Levandeiras, tendo o da "Capela Velha", livre de nomeação, sido nomeado em Testamento de 1730 por Miguel Ferraz, em sua Filha Dª Antónia Josefa de Gouveia Ferraz, casada com Diogo Freire de Caldas e Andrade, avós de Diogo Freire de Caldas Ferraz, que casou com D. Teresa Machado, Senhora da Quinta de S. José, em Marrancos, Vila Verde.
Nota do Autor: Foi o Dr, Paulo Duarte que possibilitou o acesso a dados muito importantes sobre a Família Ferraz, nomeadamente ao acervo bibliográfico da Casa da Quinta de S. José, gentileza esta que aqui publicamente agradeço. Foi Tomás de Oliveira, trisavô do Dr. Paulo Duarte que adquiriu a Quinta de S. José aos meus parentes " Caldas Ferrazes".
Luís Beleza Vaz
(15 de Agosto de 2009)