Para saber em que consiste este Projeto clique no link seguinte para aceder ao site oficial do SSEP.
SSEP | Student Spaceflight Experiments Program
Agradecemos a todos os que colaboraram no GoFundMe e informamos que atingimos a verba pedida.
Com este dinheiro será possível realizar a nossa viagem ao Kennedy Space Center, nos EUA, para apresentar o trabalho realizado no âmbito do Projeto SSEP, na XI Conferência Nacional, que se irá realizar a 2 de julho de 2025.
Muito obrigada.
Elsa Alves
Coordenadora do Projeto
Escola Carolina Michaëlis vai representar Portugal no Projeto SSEP.
A equipa de alunos vencedores do Projeto International Journey ISS Expedition - Missão 19, integrado no Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), vai apresentar o seu trabalho na XI Conferência Nacional do Student Spaceflight Experiments Program, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA.
Para esta viagem já temos o patrocínio da Câmara do Porto, da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, da FLAD, da KSCIA e da Michaelis Foundation, mas ainda não temos toda a verba necessária para participar neste evento, que se irá realizar a 2 de julho.
Precisamos da sua ajuda para a concretização desta experiência única.
Deixe o seu donativo neste link
Elsa Alves
Da escola, rumo ao espaço
Alunos do Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis desenham experiência para a Estação Espacial Internacional (ISS)
A equipa de seis alunos do ensino secundário da escola sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, uma das quatro escolas portuguesas envolvidas no projeto Internacional Journey ISS Expedition que se insere no Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), coordenado pelo National Center for Earth and Space Science Education (NCESSE) e pelo Arthur C. Clarke Institute for Space Education, nos EUA, depois de ter ficado no TOP 3 das escolas a concurso, foi a selecionada por um júri de cientistas americanos, para ser a representante da comunidade Brasil-Portugal. O desafio foi lançado por Jefferson Michaelis, Presidente da Michaelis Foundation for Global Education e Consultor Sénior da KSCIA International Space Academy e aceite pela escola, podendo assim participar na Missão 19 deste projeto que inclui cerca de 9800 estudantes de 21 comunidades de vários países, designadamente, dos EUA, do Canadá, da Ucrânia, do Brasil e de Portugal.
É de salientar que é a primeira vez que Portugal participa no projeto SSEP, o que reforça o feito alcançado.
Para grande regozijo de todos os intervenientes, esta equipa, constituída pelas alunas Laura Cesário e Maria Rita Pinto, do 11.º ano, Ana Beatriz Gomes, Mariana Pinheiro do 12.º ano e pelos alunos João Ribeiro e Rafael Silva, também do 12.º ano, foi a vencedora da comunidade Brasil - Portugal e vai enviar a experiência por si delineada para ser realizada por um astronauta na Estação Espacial Internacional (ISS), em condições de microgravidade. Os alunos envolvidos elaboraram a proposta da experiência “The effect of microgravity on the osteogenic potential of mesenchymal stem cells secretome”.
A experiência desenhada reveste-se de enorme importância para o futuro da humanidade, pelos potenciais avanços biomédicos e contributos para a regeneração óssea e, dado que a microgravidade oferece um ambiente único para estudar processos celulares e moleculares, tal pode revelar novos mecanismos de ação do secretoma, que podem ser aplicados em tratamentos médicos na Terra, por exemplo.
Os alunos vão colocar os reagentes em dois minilaboratórios, enviados pelo SSEP e devidamente certificados pela NASA. Um deles será enviado para os EUA e seguirá para a ISS num foguetão da SpaceX e o outro ficará na escola. A experiência que for para a ISS retornará à Terra e será devolvida à escola para serem realizados os ensaios terrestres e comparados os resultados.
As empresas R-Crio, KSCIA International Space Academy e Michaelis Foundation for Global Education patrocinam a ida da experiência para a ISS.
Em todo o projeto, os alunos estão a ser acompanhados em termos logísticos e científicos por dois professores de Biologia e dois de Física e Química e, ainda, por três investigadoras, duas da empresa brasileira R-Crio, em São Paulo e uma do i3S, situado no Porto.
No âmbito deste projeto, a equipa portuguesa vencedora foi convidada a apresentar o trabalho na 11.ª Conferência Nacional SSEP, que decorrerá no dia 2 de julho de 2025, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
@KSCIA_Space
@RCRIOCELULASTRONCO
#InternationalJourneyISSExpedition
Parabéns! Esta equipa de alunos e professores vai enviar uma experiência para o Espaço! No âmbito do concurso International Journey ISS Expedition, a nossa experiência “The effect of microgravity on the osteogenic potential of mesenchymal stem cells secretome” vai ser realizada por um astronauta na Estação Espacial Internacional.🚀🧑🚀🛰️
Isto é espetacular!
Agradecemos às investigadoras Fernanda Bombaldi e Renata Bombaldi da R-Crio e Estrela Neto do i3S que ajudaram a equipa a formular a proposta de experiência.
@KSCIA_Space
@RCRIOCELULASTRONCO
#InternationalJourneyISSExpedition
Elsa Alves
Em cima: João Ribeiro, Mariana Pinheiro e Rafael Silva
Emblema desenhado pela aluma Matilde Cardoso, 11CT1.
Finalmente! Kit com os mini-Labs chega à Escola!
Ensaio Teste na R-Crio
Mini Laboratório FME Tipo 3
Secretoma
Introdução do secretoma no compartimento 1 do mini laboratório
Abertura do grampo 1 para mistura do secretoma com a água desionizada ultrapura
Das 3 experiências finalistas será selecionada apenas uma para ser realizada por um astronauta na Estação Espacial Internacional em ambiente de microgravidade.
Agradecemos às investigadoras Fernanda Bombaldi e Renata Bombaldi da R-Crio e Estrela Neto do i3S que ajudaram a equipa a formular a proposta de experiência.
@KSCIA_Space
@RCRIOCELULASTRONCO
#InternationalJourneyISSExpedition
A nossa escola é uma das participantes do International Journey ISS Expedition - Missão 19, do Student Spaceflight Experiments Program. Uma equipa de alunos fantásticos está a desenhar uma experiência que poderá vir a ser executada por um astronauta na Estação Espacial Internacional!
@KSCIA_Space
@RCRIOCELULASTRONCO
#InternationalJourneyISSExpedition
Laura Cesário,
Maria Pinto,
Beatriz Gomes,
João Ribeiro,
Mariana Pinheiro,
Rafael Silva
No âmbito do Projeto International Journey ISS Expedition - Mission 19, do Student Spaceflight Experiment Program, uma equipa de alunos da nossa escola deslocou-se, no dia 9 de outubro, ao i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) para uma visita de estudo, orientada pela doutora Estrela Neto. Os nossos alunos pretendem descobrir o Efeito da microgravidade na estimulação da osteogénese.
Os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre o trabalho que estão a desenvolver e conhecer as instalações e o dia-a-dia de um investigador. Foi uma visita de estudo muito proveitosa.
Neste incrível projeto, os alunos estão a ser orientados por professores de BG e FQ e investigadores da empresa R-Crio e pela doutora Estrela Neto do i3S.
@KSCIA_Space
@RCRIOCELULASTRONCO
#InternationalJourneyISSExpedition
Alunos em reuniões semanais para elaboração do desenho da experiência a apresentar no concurso.