CanSat Portugal

XI Edição

Equipa CarMic-CanSat nos Açores

Equipa CarMic- Cansat ganhou o prémio do Melhor Desempenho Técnico no concurso CanSat

Logo da equipa

Alunos: Catarina Serra, Tiago David, Gonçalo Cesário, Frederico Filipe, Leonardo Mendo e Matilde Olas 

Professor tutor: José Serra

Professores: Elsa Alves e Luís Bernardino

O CanSat Portugal é um projeto educativo destinado aos estudantes do ensino secundário. A sua coordenação nacional está a cargo do ESERO Portugal desde 2014, em parceria com a Ciência Viva e a Agência Espacial Europeia (ESA).

Esta iniciativa desafia os alunos das escolas de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

 

O que é um CANSAT?

Trata-se de um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante. O nome vem da palavra em Inglês para lata, "CAN", e da abreviatura "SAT", para satélite. Nesta competição, os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.

 

Objetivos da presente edição

As equipas participantes devem projetar um CANSAT capaz de sobreviver a um lançamento que pode ser efetuado a partir de um avião, drone, balão ou mesmo de um pequeno foguetão, podendo chegar a uma altitude de 1000 m.

Após o lançamento, durante a descida, o CANSAT deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui também a análise dos dados recolhidos.

Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto "espacial" real de pequena escala, ao longo de um ano letivo. Por outras palavras, têm de escolher os objetivos da sua missão, projetar o seu CANSAT, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.

No final, o trabalho das equipas será avaliado em duas grandes vertentes: em termos relativos, pela forma como desempenham uma missão comum atribuída a todos os participantes; e em termos individuais, pela criatividade e valor científico de uma missão científica extra escolhida pela própria equipa.

Este ano, foram selecionadas 16 equipas para a prova final. A equipa vencedora será convidada pela ESA a participar no ' Space Engineer for a Day ' no ESTEC,  no final de junho de 2024. Trata-se de um novo evento de aprendizagem e celebração que irá substituir a habitual campanha de lançamento europeia.


Cada equipa deve idealizar um projeto científico para o seu CANSAT que integre duas missões obrigatórias, designadas por Missão Primária e Missão Secundária .

 Missão Primária

A missão primária do CANSAT compreende 3 importantes objetivos :

Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados (como por exemplo o cálculo da altitude do voo) e organizados em gráficos para serem apresentados ao júri.

 Missão Secundária

A missão secundária do CANSAT será definida pela própria equipa . A missão escolhida deverá evidenciar as capacidades do CANSAT e poderá ser baseada em missões reais de satélites ou numa demonstração da tecnologia utilizada no CANSAT.

Departamento da programação: Leonardo Mendo e Matilde Olas

Departamento das comunicações: Gonçalo Cesário e Tiago David

Construção de uma antena  recetora Yagi

Departamento da Estrutura: Catarina Serra 

Construção do Paraquedas e estudo do seu movimento: Frederico Filipe

Primeiros paraquedas

Utilização do Tracker no estudo do movimento do paraquedas

Estudo da velocidade terminal do paraquedas utilizando a aplicação FizziQ

Programação do CanSat: Leonardo Mendo e Matilde Olas

Soldagem e montagem do CanSat: Tiago David e Gonçalo Cesário

CanSat concluído!