Baú de Histórias


"Ah, como é importante na formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor e ser leitor é ter todo um caminho de descobertas e de compreensão do mundo, absolutamente infinito..."

Fanny Abramovich

Contação de Histórias

Sandra Lane – Contadora de histórias, especialista em Arte-Educação, escritora e membro da Rede Internacional de Cuentacuentos – RIC e presidente da ONG Escultórias

A contação de histórias, além de ser um indispensável instrumento de mediação do conhecimento entre os seres humanos, também tem relação direta com o desenvolvimento psicológico e social. Ouvindo histórias, as crianças trabalham as suas emoções, podem viver o papel dos personagens e sentir o que eles estão sentindo. Dessa forma, podem elaborar e organizar seus conflitos internos, como medo, angústia, inveja, abandono, etc. As histórias também, facilitam a apropriação dos valores como solidariedade, altruísmo, amizade, respeito, justiça e ética. Atualmente, muitos escritores e pesquisadores são unânimes em afirmar os benefícios emocionais que fazem parte da vida das crianças que ouvem histórias em seus lares. No desenvolvimento do cognitivo, estas crianças apresentam um vocabulário ampliado e demonstram um gosto em recontar as histórias ouvidas. E se arriscam com grande facilidade na criação de outras histórias, seja na forma falada, desenhada ou por meio da escrita. São crianças que se sobressaem na oralidade, criatividade, maturação emocional, leitura e escrita.

Agora que você já sabe sobre a importância da leitura e da contação de histórias no desenvolvimento infantil, que tal aproveitar este tempo de isolamento em casa e planejar uma sessão diária de escuta de histórias com toda a família? Aqui você encontrará algumas sugestões de histórias para ouvir e se encantar....chame a família, que a história vai começar!!!


Nos Podcasts do "Era Uma Vez", você encontrará histórias infantis contadas: desde clássicos contos de fadas, à fábulas de todos os lugares do mundo e também histórias originais. É só soltar a imaginação e acompanhar os áudios, uma viagem imperdível! Para conhecer, clique AQUI

Despertando o(a) contador(a) de histórias que existe em você!

Separamos neste espaço algumas dicas e orientações práticas, que te auxiliarão na arte de contar histórias.

Por que contar histórias com gestos é sempre um sucesso?

Ana Flávia Basso

Como usar o corpo para contar histórias para crianças

Carol Levy

Contando histórias para bebês e crianças bem pequenas, utilizando as mãos:

Histórias utilizando as mãos são simples porém muito ricas para esta faixa etária, pois possuem um enredo com começo, meio e fim, tem compreensão bem fácil, trabalha a musicalidade da nossa fala com rimas e melodias e permite com que a criança memorize, e conte a narrativa utilizando os gestos, que é o precursor da fala. Logo, brincando a criança amplia seu vocabulário de uma forma natural, amplia sua concentração, além de ampliar seu contato afetivo com o contador, que pode ser o pai, a mãe, o avô, a babá, a professora, etc.

Se prepare para repetir muitas vezes a mesma história, pois a criança gosta de ouvir e pede para contarmos muitas vezes. Repetir histórias, proporciona novas vivências e permite com que ela entenda o todo com uma dimensão especial.

Antes de começar, crie um clima para o momento. Desligue celular, TV e dedique um tempo exclusivo para a criança. Você se surpreenderá ao ver depois da contação de histórias, a mesma criança recontando para suas bonecas e para seus amiguinhos.

Débora M. Barboni

Essa é a história de uma netinha que estava com muita saudade de seu avô, por meio de uma narrativa simples, e brincando com as mãos, a diversão para os pequenos está garantida.

Essa é uma história diferente, pra ser contada utilizando as mãos. Uma narrativa simples e que todo mundo pode aprender a contar. Uma história legal pra contar pra bebês e crianças bem pequenas. Espero que vocês gostem


Quer conhecer duas histórias para crianças bem pequenas e que podem ser usadas em diferentes contextos? Nesse vídeo, eu mostrarei duas histórias curtas que nos ajudam a conduzir as crianças para atividades que gostaríamos que elas fizessem. Uma super ajuda no dia-a-dia!


Contando histórias para crianças maiores (4 a 5 anos):

Livros Digitais

Confira o acervo de livros infantis gratuitos, clicando nos links: