Ciências

Esse período de pandemia que o mundo está vivendo, nos obriga a permanecermos em isolamento social e em cuidados constantes e intensificados com hábitos de higiene. Tudo isso para a preservação de nossas vidas, de nossos familiares e da população de forma geral.

Devemos ter neste momento, um cuidado especial com os idosos e pessoas portadoras de comorbidades, ou seja, pessoas que apresentam doenças como cardiopatias, diabetes, doença renal crônica, dentre outras.

O momento difícil pelo qual estamos passando vem nos mostrar a importância da Ciência, dos Cientistas e do Desenvolvimento Científico-tecnológico para a saúde e qualidade de vida da população.

São os conhecimentos da Ciência que nos ajudam a compreender tudo isso que estamos vivendo, a produzir as vacinas, medicamentos e as tecnologias para os diversos tratamentos médicos, que são fundamentais para combate das doenças, para o alívio do sofrimento e para a preservação de nossas vidas!!!

Foi preparado especialmente para você, sugestões de atividades que vão te ajudar a ficar informado(a) e conscientes, além de despertar sua curiosidade para os assuntos que envolvem essa importante área em nossas vidas: A Ciência!!!

Te convido agora a mergulhar um pouco no mundo da Ciência! Vamos lá???

Prof.ª Priscila F. Dias, MSc

Leitura e Reflexão em Família

Em plena pandemia do Coronavírus, torna-se necessário medidas de isolamento social e de higiene intensificadas. É de suma importância estar atualizado sobre os acontecimentos mundiais, nacionais e locais.

Assista ao vídeo “Explicando o Coronavírus e o que você deveria fazer” e conheça um pouco mais sobre o novo Coronavírus ou COVID – 19

Você sabe identificar uma Fake News sobre o Coronavírus?

Em tempos de Fake News é fundamental saber selecionar notícias, diferenciando as que são verdadeiras das falsas. Desta forma, uma boa sugestão é a busca por informação relacionada ao Coronavírus em site oficial do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, nestes sites as notícias que envolvem a pandemia são confiáveis e atualizadas periodicamente, para acesso a esses sites, clique nos links abaixo:

Mãos: A Importância da Higienização

As nossas mãos são importantes veículos de transmissão de doenças, dentre elas, a COVID-19, assista o vídeo ao lado e verifique se você e sua família estão fazendo a higienização das mãos de forma correta.

Utilização de Máscaras de Proteção

Com a expansão da pandemia em todo o mundo, recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a recomendação sobre a utilização de máscaras para toda a população. No entanto, os especialistas sugerem que a população em geral possa utilizar as máscaras caseiras, sendo as máscaras cirúrgicas priorizadas para os profissionais da saúde que estão constantemente em locais com maior potencial de concentração de vírus.

Máscara Caseira

Máscara Cirúrgica Descartável

Utilização e Higienização de Máscaras Caseiras

Para o uso correto das máscaras, alguns cuidados específicos de utilização e descarte precisam ser guardados, caso contrário, as máscaras se tornarão uma fonte de infecção em vez de proteger.

Veja nas imagens a forma correta de utilização e higienização das máscaras caseiras:


Atenção!

O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo da COVID-19.

Fonte: Ministério da Saúde.



Para mais informações, leia, ao lado, a nota informativa divulgada pelo Ministério da Saúde que estabelece medidas de prevenção, cautela para redução de riscos de transmissão no enfrentamento da COVID-19 e determina o modo de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


Nota-Informativa.pdf

Ainda com Dúvidas sobre o Coronavírus?

O governo do Estado de São Paulo lançou o programa SP Perguntas – COVID-19, com respostas para as dúvidas mais frequentes sobre prevenção ao Coronavírus e o combate às notícias falsas sobre a doença. O serviço está disponível:

Para maiores informações, clique AQUI

Combate à Dengue

A vigilância epidemiológica da cidade de Lorena realizou em 21/03/2020 a atualização dos seus registros, contando até esse momento, 2.356 casos confirmados de dengue.

Lorena continua em estado de epidemia de dengue. Em um momento em que o recomendado é ficar em casa por conta do novo Coronavírus, é importante que quintais e casas estejam sempre limpos e os moradores continuem com as medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti constantemente.


(Fonte:http://www.lorena.sp.gov.br/wordpress/index.php/2020/03/19/vigilancia-epidemiologica-atualiza-mais-de-2-mil-casos-de-dengue-confirmados-em-lorena/ )

Atividade: Mão na Massa!!

Pelo texto descrito acima, você pode perceber que, mesmo em período de pandemia do Coronavírus, o mosquito Aedes aegypti não para de fazer suas vítimas. Então chegou a hora de você colocar a mão na massa, fazer a sua parte para contribuir com a população de Lorena na luta pelo combate à dengue.

Além de todas as medidas que você já conhece para evitar a água parada em sua casa e, assim, deter a multiplicação de focos da dengue, eis agora um desafio para você! Veja abaixo:

Assista ao vídeo acima, que demonstra como construir o mosquitoeiro e... mão na massa!!

Construindo um Mosquitoeiro

Você sabe o que é um Mosquitoeiro?

Mosquitoeiro é uma armadilha para mosquitos utilizada por equipes de combate à dengue. Em momento de epidemia de dengue, uma forma de envolver as crianças e adolescentes na luta contra o Aedes aegypti é a construção da armadilha e o acompanhamento dessas capturas dos mosquitos.


Resíduo não é Lixo!

Você sabe a diferença entre resíduo e lixo?

(...) há uma diferença entre lixo e resíduo. Resíduo tem uma utilidade; ainda será reaproveitado de alguma forma. O resíduo orgânico vira adubo nas mãos da galera do Ciclo Orgânico ou em uma composteira doméstica. O resíduo seco pode ser reutilizado – aumentando sua vida útil – ou reciclado, se destinado corretamente. Mas então, o que é lixo?

Lixo é o que não tem reaproveitamento, seja para reutilização, transformação ou reciclagem. Lixo é o que a Política Nacional dos Resíduos Sólidos chama de “rejeito” e define como, “resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada”.


(Fonte: http://blog.cicloorganico.com.br/sustentabilidade/residuo-x-lixo-ue-tem-diferenca/)

Documentário "Lixo Extraordinário":

Assista, no vídeo ao lado, o documentário “Lixo Extraordinário” e conheça um trabalho de transformação de resíduos em verdadeiras obras de artes.

Tal documentário retrata o trabalho conduzido pelo artista plástico Vik Muniz, em que foram produzidas obras de arte a partir dos resíduos coletados em aterro sanitário localizado no município de Duque de Caxias, RJ.

Nessa seção você vai conhecer algumas curiosidades do mundo fantástico da Ciência! Vamos lá?

Produção de Soro

Veja como animais peçonhentos (aranhas, cobras e escorpiões) são utilizados na produção de soros contra o veneno.

Nossa Batalhas

Assista ao desenho animado e veja como acontece a batalha “invisível” e diária em nosso corpo para nos proteger das doenças.

Viajando pelo Universo

Esse vídeo fará você repensar sobre sua existência – o tamanho do Universo!

Maiores Animais do Mundo

Você sabe quais são os 10 maiores animais do mundo?Assista o vídeo e descubra!


Doenças Zoonóticas

Você sabe o que são doenças zoonóticas? Para descobrir, clique AQUI

Manual do Mundo

Manual do Mundo é um dos canais do YouTube mais acessados do Brasil e o maior canal de Ciência do site. Nesse canal você pode ver experimentos científicos divertidos, em forma de pegadinhas ou desafios. Veja abaixo alguns vídeos que você encontrará no canal, com experimentos que você poderá fazer em sua casa.


10 projetos para fazer em casa na quarentena

Como fazer um terrário em casa

Como fazer uma bateria de batatas



Para assistir outros vídeos do canal, clique AQUI



Phet

PhET Simulações Interativas é um projeto da Universidade do Colorado que cria simulações interativas gratuitas, foi fundado em 2002 pelo Prêmio Nobel Carl Wieman.

As simulações acontecem em um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde o aprendizado acontece através da exploração e da descoberta.

Conheça as simulações disponíveis no site e explore seus conhecimentos!!! Clique AQUI