O que é o Open Access? 

Open Access, “Acesso Livre” (ou “Acesso Aberto”) significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.

Porque é útil e desejável o Acesso Aberto?

Os investigadores publicam os seus resultados (em revistas ou outros tipos de publicações científicas) para estabelecerem a sua autoria e para permitir que outros investigadores desenvolvam novas pesquisas a partir deles. No caso dos artigos de revistas científicas, apenas as instituições mais ricas têm tido capacidade para comprar uma percentagem razoável das revistas científicas publicadas. Muitos artigos científicos não estão acessíveis a uma parte significativa dos investigadores a quem poderiam interessar.

As limitações ao acesso daqui decorrentes traduziram-se numa perda de eficiência do sistema de comunicação da ciência, e em limitações ao impacto e reconhecimento dos resultados alcançados pelos investigadores e as instituições onde trabalham.

Assim, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, através de uma maior acessibilidade com o Acesso Livre, é um interesse óbvio das universidades, das suas unidades orgânicas (centros de investigação), bem como dos docentes e investigadores individualmente.

A disponibilidade do corpus da literatura científica em Acesso Aberto para todos os investigadores é também uma condição necessária para um sistema de comunicação científica que promova a eficiência e o progresso científico.


Fonte: Universidade do Minho - Serviços de Documentação: https://openaccess.sdum.uminho.pt/?page_id=276