Escrita Criativa

A expressão escrita constroi-se a partir de  recursos expressivos linguísticos: musicalidade, palavras, ritmo, imagens, frases, parágrafos, diálogos, pausas. Estes recursos tomam forma de poema, narrativa, drama...  existem na procura do que será dito... enredo, estrutura, personagem,  ideias, i.e.  os motivos do texto.

Em termos práticos, a Oficina é um tempo de  produção de textos originais, que são analisados e lidos em pequeno grupo e colocados em exposição mensalmente. 

Enquanto exercício de prazer e expressão indivudual procura-se remediar vícios, redundâncias e erros.


As palavras, leva-as o vento...o que se escreve, fica!

Uma história com muitas histórias ...

Publicadas e divulgadas por NewStories Channel 

Este ano a Oficina de Escrita esteve dedicada à POESIA 

Vários trabalhos tem sido recolhidos ...pena só um possa ser escolhido para participar no Concurso de Poesia de Vila Nova de Gaia.

Consulta o site

Os alunos do 9.º ano em Ofícina de Escrita Criativa em articulação com os professores de Português contaram um ahistória em forma de Poesia... Partilhados aqui 

Oh,  meu rico São João , dá cá um balão para eu brincar ....

Textos realizados pelos alunos do 9.º ano. Oficina de Escrita em articulação com projeto de Desenvolvimento e Articulação Curricular. 

Terminamos o ano cheios de Verde e Vermelho !!
Quadras criadas pelos alunos da turma E e F do 7.º ano

Nesta fase do ano tudo respira liberdade, calor, exteriorização. As forças da terra são  visíveis  sob o sol ardente como os raios que se elevam dourados para o céu. O próprio homem brilha. Na sociedade moderna caracterizada pelas aparências e não pelo essencial as pessoas queimam-se ao sol e esquecem o seu interior.

A festa de S. João marca o equilíbrio entre a terra, o ar e o fogo, por isso, nesta época se colhem plantas, minerais e água das fontes. O Verão é a época das festas, das danças, das colheitas, do maravilhoso contacto com a natureza que produzem o entusiasmo e a recuperação de energias para todo o ano.

In Agenda Centenário de Fernando Pessoa 

texto  adaptado por Prof. Fátima Dias - Oficina de Escrita

CRBE - Escola Adriano Correia de Oliveira

É com imenso prazer que continuamos o ciclo de Oficinas de Escrita «abertas» a quem, de entre a nossa comunidade de leitores, se assume como aprendiz de escrita ou mesmo escritor@.

A professora Fátima Garcia , elemento da nossa equipa, lançou o mote.  O CRBE apanhou-o e continua a lançar a semente. 

Boas leituras, boas práticas de escrita.

Nesta quadra do ano a Natureza começa a respirar mais livremente seja no reino humano, seja nos reinos vegetais e animais.  Muitas crias nascem na Primavera e toda a vegetação começa a florescer.

Depois do rigor do frio, do ‘voltar-se para dentro’ caraterístico da estação do Inverno, o Sol, o vento, as chuvas da Primavera vêm acabar com o estado de sonolência, por isso, esta época é de purificação e até de cura.Vários povos do mundo do Ocidente ao Oriente festejam a Páscoa e a chegada da Primavera.

                                         (texto adaptado da Agenda Centenário de Fernando Pessoa)  

Os alunos redigiram textos descrevendo uma aventura ou um passeio na Primavera na companhia dos amigos(as) ou família. Os textos  acrescentaram episódios imaginários à realidade mas deviam incluir símbolos alusivos à Primavera.

Os alunos deviam redigir um texto onde contassem uma aventura ou um passeio na Primavera na companhia dos amigos(as) ou família.

Nesta quadra do ano a Natureza começa a respirar mais livremente seja no reino humano, seja nos reinos vegetais e animais. Muitas crias nascem na Primavera e toda a vegetação começa a florescer. Depois do rigor do frio, do ‘voltar-se para dentro’ caraterístico da estação do Inverno, o Sol, o vento, as chuvas da Primavera vêm acabar com o estado de sonolência, por isso, esta época é de purificação e até de cura.Vários povos do mundo do Ocidente ao Oriente festejam a Páscoa e a chegada da Primavera.

                                         (texto adaptado da Agenda Centenário de Fernando Pessoa)

25 ABRIL


Uma das  grande conquista do 25 de Abril de 1974 foi, sem dúvida, o direto à educação. A Escola pública proporcionou o alargamento da escolaridade obrigatória e a implementação da Educação especial. O ensino deixou de ser elitista proporcionando a todas as crianças a igualdade de oportunidades, a democratização da escola.


 No âmbito da rubrica Escrita Criativa os alunos das turmas do 9.º ano realizaram pesquisas acerca do tema,  procederam à  recolha e tratamento de imagens e posteriormente  apresentaram uma exposição com um texto orientador sobre “Os caretos transmontanos-património da Unesco”.  Os alunos organizaram e dinamizaram também um concurso proposto a todos os alunos da escola e procederam a uma votação que visou a escolha do “melhor” careto.

Vamos participar com o Plano Nacional da Leitura


lê os Desafios Diários e publica a tuas propostas de escrita 


É convicção de Cristina Azevedo que "o trabalho sobre as competências emocionais ajudará a formar indivíduos mais saudáveis, capazes de fazer frente aos seus problemas e mais autónomos, assim como a analisar os fatores de sucesso na sua vida."

Foi animada por este espírito, no âmbito do plano de atividades do CRBE, que esta professora de português decidiu implementar com os alunos do 9.º ano uma oficina de escrita intitulada: Emocionário Poético. 

A partir de um momento de partilha de sentimentos e emoções evocadas por cores, os alunos compuseram, individualmente ou em grupo, textos e poemas originais e criativos.

Acreditando-se que a escola participa na construção de jovens mais conscientes, autónomos e felizes o trabalho com as emoções é fundamental.

As turma E e D  do 9.ª ano em sessão de "Emocionário Poético".

Segundo Goleman, “A investigação científica demonstrou que a autoconsciência, a confiança em si mesmo a empatia e a gestão mais adequada das emoções e impulsos perturbadores, melhoram a conduta dos alunos, mas também incidem positivamente no seu rendimento académico”.

De facto, a aprendizagem social e emocional, segundo este autor, aumenta a capacidade de aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo evita o aparecimento de problemas como a violência.

Uma gestão adequada das emoções torna-nos mais livres, já que nos permite tomar decisões mais sábias, as quais estão relacionadas com a nossa maneira de ser e de sentir; a longo prazo permite alargar o nosso autoconhecimento e construir a nossa própria felicidade.

Sessão de escrita criativa com a turma F do 9.º ano.  


Na Semana da Leitura os alunos do 5.º G e J vieram à biblioteca participar na Hora do Conto e Oficina de Escrita. 

A professora Salomé Fernandes apresentou alguns livros de Roald Dahl: Contos em verso para meninos perversos , James e o pessegueiro gigante, As Bruxas, Charlie e a fábrica de chocolate e Fantástico Sr Raposo. 

 A professora leu e deu a conhecer duas versões em verso e com grande sentido de humor dos contos tradicionais "João e o pé de feijão" e "A Cinderela".

Foi estabelecido um paralelo entre as versões originais e os textos apresentados a partir do visionamento e comentário de pequenos vídeos.

Como tarefa final os alunos apresentaram algumas ideias com o objetivo de reescrever estas velhas histórias com fatos de astronautas e partir do olhar de crianças do século XXI ...

Aqui tens alguns exemplos ...


A prof. Fátima Dias continua a dinamizar a expressão escrita criativa em colaboração com o CRBE. 

Antecipando o Verão ...

As turmas do 3º ciclo de Português realizam regularmente pequenas oficinas de escrita. José Eduardo Agualusa,  São Martinho, o Natal e a rubrica "Temos Opinião ..."  acompanhando as atividades previstas no PAA do CRBE de promoção da leitura e literacias desenvolvidas e expostas .