Books and Places

eTwinning

Books and Places é um projeto interdisciplinar europeu que tem como principais objetivos:

i) Promover a leitura de clássicos em inglês em diferentes suportes desenvolvendo competências digitais de forma consciente, crítica e criativa

ii) Desenvolver competências de leitura e competências essenciais transversais segundo uma aprendizagem colaborativa e intercultural

iii) Desenvolver o cruzamento de diversas áreas através da literatura: a História, a Geografia, as Ciências, as Artes e a Cidadania

Este ano foi implementado com 3 turmas do 9.º ano, 4 turmas do 5.º ano e 2 turmas do 6.º ano. Os alunos mais velhos realizaram uma sessão de leitura na biblioteca e 3 sessões em sala de aula onde concluíram a leitura das obras, procedendo à sua análise e interpretação. Em articulação com a disciplina de Geografia, os alunos aprenderam a usar a ferramenta Google Maps numa sessão com o professor José Ramiro Pimenta, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Identificaram os espaços onde as obras se desenrolam, (re) conhecendo monumentos, personalidades importantes a partir das referências textuais e da informação recolhida. Houve lugar para a realização de pesquisa acerca dos autores e suas obras, questionários ​online, apresentações e vídeos, produção de textos escritos e comentários à obra reunidas no Twinspace.

Escola JdD
Letícia, 5.ºI
Escola JdD
Escola JdD
Beatriz, 5.ºI- Passepartout in Around the world in 80 Days

Articulação Interdisciplinar

Integrado ainda neste projeto e em articulação com as professoras de História, Isabel Curralo e de Físico-Química, Lucinda Cardoso, realizou-se no dia 6 de dezembro a visita de estudo ao centro comercial Norte Shopping para conhecer uma máquina a vapor, ainda em funcionamento. Com a disciplina de Educação Visual, Isabel Rodrigues, os alunos recriaram cenas das histórias lidas, desenharam ilustrações. Por fim foram editados ebooks em conjunto. Os alunos das turmas do 5.ª e 6.º ano realizaram o resumo das histórias lidas e gravaram a leitura em voz alta. Em articulação com a disciplina de TIC e com o apoio da professora bibliotecária procedeu-se à consolidação das aprendizagens lecionadas nas diversas disciplinas e ao desenvolvimento das competências digitais: realização de ebooks, criação de avatares, nuvens de palavras, utilização do padlet entre outros.

Este resultado foi partilhado com os alunos, professores e com as famílias via Google Classroom e através das redes sociais da biblioteca e do agrupamento.

Uma Máquina a Vapor no século XXIVisita de estudo ao Centro Comercial Norte Shopping, Porto6 de Dezembro 2019Turma D do 9.º ano com as professoras de História, Físico-Química e a Coordenadora da Biblioteca.

Em articulação com a disciplina de Geografia, os alunos aprenderam a usar a ferramenta Google Maps numa sessão com o professor de Geografia Literária da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Os alunos da turmas E e F do 9.º ano em articulação com as professoras Andreia Fecha de Geografia e Cláudia Canelas de Inglês participaram numa sessão sobre Google Maps na qual analisaram e apresentaram a obra literária 'The strange case of Dr Jekyll and Mr Hyde' de R. Stevenson

Identificaram os espaços onde as obras se desenrolam,

(re)conhecendo monumentos, personalidades importantes

a partir das referências textuais e da informação recolhida.

Os alunos da turma D do 9.º ano em articulação com as professoras Andreia Fecha de Geografia e Cláudia Canelas de Inglês participaram numa sessão sobre Google Maps na qual analisaram e apresentaram as obras literárias ‘Around the World in 80 Days’ de Jules Verne.

O projeto de Leituras em Inglês - Books and Places desenvolveu-se através da realização de sessões síncronas e assíncronas com diversas turmas segundo uma metodologia apelativa, diversificada [recurso ao vídeo, filme, leitura individual e coletiva, em silêncio e em voz alta, análise de imagens e ilustrações, produção de textos em conjunto e ilustrações, criação e edição conjunta de ebooks ] fomentando a mobilização de diferentes competências e o desenvolvimento da autonomia. Leram-se as seguintes obras: The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde [2 turmas de 9.º ano]; Around the World in 80 Days [1 turma de 9 e 2 turmas de 5.º ano] The Picture of Dorian Gray [1 turma de 9.º ano] e James and the Giant Peach [4 turmas de 5.º ano e 2 de 6.º ano].

Desenvolver competências de leitura e

competências essenciais transversais segundo uma

aprendizagem colaborativa e intercultural

Durante o período de E@D deu-se continuidade ao projeto Books and Places - Leituras com a Biblioteca em Inglês, com 4 turmas do 5.º ano e 2 turmas do 6.º ano. A obra selecionada foi James and the Giant Peach de Roald Dahl. Os alunos realizaram pesquisas acerca do autor aplicando-se o referencial AcBE, viram vídeos, leram, produziram textos e ilustrações, comentaram os trabalhos de forma interativa. Como resultado final criaram-se vários eBooks a partir das ilustrações e com a voz dos alunos. A edição dos livros digitais foi realizada em conjunto e em simultâneo com os alunos.

Os alunos foram orientados para a reflexão acerca da diversidade cultural presente nas diferentes sociedades nas obras lidas [The Strange case of Dr Jekyll and Mr Hyde; Around the world in 80 Days, The Picture of Dorian Gray] segundo uma perspetiva revestida de tolerância e respeito pelos direitos humanos. Numa sociedade cada vez mais plural onde a globalização, impulsionada pelas novas tecnologias da comunicação e informação interliga diversas culturas, exige-se o respeito e pela diferença como pressuposto fundamental na construção de uma cultura democrática e na formação de cidadãos comprometidos na defesa dos valores universais.

O B&P teve um impacto significativo no desenvolvimento das competências e práticas individuais dos professores, bem como na motivação, práticas, empenho e resultados dos alunos inclusivamente os alunos do Ensino Especial. Foi desenvolvido através da combinação de pequenos projetos relacionados com os diferentes livros. Pretendeu-se promover a leitura infanto-juvenil nos seus diferentes modos e usos: leitura literária, informativa e funcional, leitura orientada, recreativa e autónoma, leitura digital.

Lara Azevedo, 5.ºI
Escola JdD
Leonor 5.ºI
Benedita, 5.ºI

Em grupo os alunos da turma D do 9.º ano organizam a história

Em pares participam num quiz online

O projeto adquiriu projeção europeia enquanto projeto eTwinning. Reuniu alunos com idades entre os 6 e os 15 que partilharam algo sobre si próprios e os seus hábitos de leitura, trabalho e atividades na plataforma etwinning. Os alunos ligaram-se com línguas e culturas estrangeiras privilegiando a comunicação em inglês por meio de trabalho colaborativo, apresentações orais, discussões e desafios enquanto exploravam em grupo, aos pares ou individualmente, trabalhos autónomos na biblioteca escolar e em casa. envolvendo-se ativamente no processo de aprendizagem.

Escola de Fontainebleau
Escola de Fontainebleau
Escola de Fontainebleau
Escola de Fontainebleau

Os alunos decidem qual a melhor resposta.

O B&P demonstrou que o desenvolvimento alargado de competências, incluindo o pensamento analitico, a comunicação, o uso de tecnologias de informação e o trabalho colaborativo/multidisciplinar são uma oportunidade de desenvolver capacidades e interesses dos alunos. Os resultados deste projeto encontram-se publicados online: padlet e storyjumper, no site do CRBE, AEGN, Agrupamento Clara de Resende e Newsletter Folhear.

6th June with eTwinning partners : Greece, France, Turkey, Spain....

Teachers and students role played some characters of the books they read: Passepartout, Fogg and Aouda, Scientists, ...

Every one expressed his her opinion on this lovely experience

Thank you to all wonderful pupils and colleagues

Coluna à direitaSandrine Ferrer, Lucinda Cardoso, Ana Maria Moreira
eTwinning starters first videoconference

Cláudia Canelas Xrisoula Graviilidou, Gonçalo
Carolina Ramalho, Carla Rema e Sandrine Ferrerprimeira linha
Linha do meio, da esquerda para a direita Letícia, Gonçalo Lopes eAbel Cruz
Claire Fourni no chat e vários alunoslinha em baixo

2018-2019

Uma população com um nível elevado de literacia apresenta estilos de vida mais saudáveis e melhores índices de sobrevivência. A leitura é a base para o desenvolvimento da literacia, devendo ser precocemente associada à promoção da saúde e inclui-se nas orientações estratégicas do Plano Nacional de Saúde, nomeadamente no que respeita ao aumento do nível de saúde nas diferentes fases do ciclo de vida, à promoção de comportamentos saudáveis e à participação dos cidadãos na criação de contextos ambientais conducentes à saúde.

Por seu turno, a educação para a saúde e a sexualidade pretende dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental com vista à melhoria do estado de saúde global dos jovens e à prevenção dos consumos em meio escolar.

Nesse âmbito e com vista à promoção de uma cultura de cidadania que vise a literacia e a capacitação dos cidadãos, enquadrados nos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, designadamente no que diz respeito a uma saúde e educação de qualidade para todos, os alunos da turma H do 9º ano assistiram a duas sessões, apresentadas por uma técnica de Saúde, sobre o consumo de substâncias psicoativas e a prevenção de comportamentos aditivos e dependências, integrado na ação da Coordenação do Projeto de Saúde do Agrupamento. Os alunos realizaram, posteriormente, trabalhos práticos, sobre a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas e o uso nocivo do álcool e a implementação do controle do uso do tabaco na escola e na família, apresentaram-nos à turma e avaliaram-nos.

Pretende-se deste modo promover o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, criando como que uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais. Tem-se ainda como objectivo desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.

A abordagem destes assuntos interrelaciona-se com algumas questões essenciais da obra The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, de Robert Louis Stevenson, estudada na disciplina de Inglês e tratada transversalmente nas disciplinas de Física e Química, História, Ciências e Geografia no projecto etwinning ‘Books and Places’. Esta narrativa desenrola-se na vibrante cidade de Londres no final do século XIX – a era da evolução científica, da descoberta das primeiras vacinas, dos avanços da medicina e do início da indústria tecnológica. Dr Jekyll, a personagem principal, é um cientista inteligente e respeitado que tem uma faceta secreta e obscura que se revela quando utiliza um químico criado por si próprio. Através de Jekyll, Stevenson leva-nos até ao lado mais sombrio da ciência e dos químicos fabricados pelo homem na sua busca de controlar o mundo através da ciência.

The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, de Robert Louis Stevenson, desenrola-se na vibrante cidade de Londres, final do século XIX. Da conversa entre Mr Enfield e Mr Utterson, um famoso e respeitável advogado, surge a informação acerca do testamento de Dr. Henry Jekyll. Dr Jekyll é um respeitado e rico cientista cuja fortuna, no caso do seu desaparecimento ou morte, deverá ser totalmente entregue a Edward Hyde. Através de Utterson, o principal narrador da história, conhecemos Jekyll e Hyde.

Hyde, representa o mal, um homem cruel capaz dos atos mais hediondos sem qualquer remorso. Após o assassinato de um conhecido Membro do Parlamento, Hyde torna-se no homem mais procurado em Londres. Hyde é visto entrar nas traseiras de casa do Dr. Jekyll várias vezes.

Utterson preocupado com Jekyll, seu amigo e cliente, temendo-o vítima de chantagem e perigo de morte, investiga e persegue Hyde ao longo da narrativa. ‘If he be Mr Hyde, I shall be Mr Seek!’, afirma Utterson a dada altura.

É pela sua voz e, no fim, pelas cartas escritas por Dr Lanyon, um cientista e amigo próximo de Jekyll, e pelo próprio Dr Jekyll que se desvenda o mistério e o segredo que os une.

Em conclusão, pode afirmar-se que existem duas ideias principais nesta história. Em primeiro lugar, a duplicidade da natureza humana, a luta entre o bem e o mal. A oposição que Jekyll e Hyde representam e como Jekyll se esforça para manter o equilíbrio entre os dois lados de si mesmo. Em segundo lugar, a complexidade da investigação cientifica e a evolução da ciência neste século. Por oposição ao seu colega Dr Lanyon, Jekyll leva a experimentação da ciência ao seu extremo e aspira ao poder quase divino de controlar a personalidade do homem através da criação de uma droga, resultado da sua pesquisa científica.

Considera-se que as conhecidas personagens de Anakin Skywalker de Star Wars e ‘Hulk’ são a versão contemporânea da criação de Stevenson.

Preparing the final videoconference with Fontainebleau

Turma H do 9.º Ano

93841ff0-1ce6-4e0e-9ccf-b1b823830daf.MP4

The Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) provides a method of learning, teaching and assessing which applies to all languages in Europe.

Extensive reading helps to stimulate students’ reading skills and increases their cross-curricular knowledge in a challenging way. Moreover, this pratice provides cultural information, vocabulary, exploring a wide range of topics through English.

The strange case of Dr Jekyll and Mr Hyde, by Louis Stevenson, a classic gothic novel of English literature is about the dangers of science and the duality of human nature and at the same time it is a tour around Victorian London which is the beginning of an adventure. Students will have the opportunity to know the country/city where the novel takes place.

Our purpose is to create learning opportunities through collaborative work among and between colleagues of different subjects and learners at different levels in and out of the classroom. Drawing a map of London, writing the book review, making presentations about the characters, plot, symbols (podcast, video, powerpoint,… ), writing and performing a short play may be examples of possible outcome.

This project aims to equip students with some basic knowledge of technologies and the media enhancing their creative and informed use. Students will improve their English skills and communicative competences and English proficiency as well.

No one will be left behind !