A cooperação das bibliotecas escolares com outras organizações (universidades, bibliotecas, museus, arquivos, associações, empresas, …) e a participação em projetos coletivos, de diferente dimensão e âmbito, constituem uma mais-valia indispensável à sua valorização e integração na sociedade. Numa época em que as redes e ferramentas digitais favorecem a conjugação de sinergias e a implementação de projetos e atividades comuns, a biblioteca é reforçada pela partilha de recursos, pelo estabelecimento de parcerias e pela rentabilização do trabalho colaborativo.
In, Programa da Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico 2014-20205.º Centenário de Luís Vaz de Camões
2024-2025
O relacionamento das bibliotecas escolares entre si e destas com as bibliotecas municipais, acompanhado e suportado institucionalmente a nível concelhio, revela-se essencial para o seu desenvolvimento equilibrado e duradouro.
As bibliotecas escolares aproveitam candidaturas, concursos, projetos e outras iniciativas locais e da RBE, assegurando o enraizamento, a visibilidade e a disseminação de práticas consistentes e sustentáveis na escola e na comunidade.