Trabalhos realizados sob a coordenação de Isabel Vale Rodrigues
Trabalhos realizados sob a coordenação de Isabel Vale Rodrigues
" A construção visual do social e da cultura constituiu-se como marca do novo paradigma do século XXI. Esta visualidade complexa requer uma nova literacía, que possibilite um entendimento competente dos dispositivos de olhar que permeiam as sociedades, das estratégias de poder que constituem os campos de visibilidade e invisibilidade e a decifração dos poderes oblíquos que se refractam através dos suportes tecnológicos da imagem, da fotografia e cinema aos vídeo jogos e às novas plataformas de interação virtual. "
Isabel Capeloa G
Em articulação com EV e ET os alunos, orientados pela professora Isabel Rodrigues, a partir de ideias e necessidades que se cruzam nestes últimos tempos, como: reutilização, sustentabilidade, património, preservação, monstros e figuras fantásticas que se colam às nossas identidades, os alunos, após o conhecimento dos elementos arquitetónicos Gárgulas, recriaram peças com a reutilização de plásticos e em alguns casos de cartão. Esta atividade, está patente numa exposição na escola e culmina com a participação no projeto eTwinning Building Models between Takes. A exigência da tarefa obrigou a uma pesquisa sobre os elementos arquitetónicos em causa, qual a sua utilidade prática e significado simbólico e recolha de imagens. O que descobriram foi maravilhoso. A partir destas imagens os alunos, em grupos de trabalho, adotaram uma e recriaram-na, construindo maquetes.
Dia Mundial dos Direitos Humanos
marcado por alunos de 3 turmas do 5° ano e uma turma do 6.º ano com C&D e EV -
Exposição de imagens 3D e slogans criados pelos alunos
professora Isabel Rodrigues.
Trabalhos realizados na disciplina de EV e ET com a professora Isabel Rodrigues
Dia Mundial dos Direitos Humanos marcado pelos alunos da turma I do 5° ano
Vangoyourself
Experimenta recriar quadros famosos ... publica a tua foto !!
Este ano a ‘Ação Escola SOS Azulejo’ conta com mais de 17.500 participantes, de norte a sul do país, além da Escola Portuguesa de Moçambique e do ‘SOS Azulejo Brasil’! Estes participantes provêm de todos os graus de ensino, do pré-primário à Universidade Sénior!
Foram publicadas em Diário da República de 6 de julho 2017 duas resoluções da Assembleia da República a favor da proteção e valorização do património azulejar português (nº 144 que cria o ‘DIA NACIONAL DO AZULEJO’ e nº 145 que ‘Recomenda ao Governo a proteção e valorização do património azulejar português’), aprovadas por unanimidade no Parlamento a 24 março 2017, e resultantes das propostas do ‘SOS Azulejo’ apresentadas à 12ª Comissão Parlamentar em fevereiro de 2016. (aceda à legislação publicada no DR abaixo)
Na sequência dessa mesma apresentação do ‘SOS Azulejo’ à 12ª Comissão Parlamentar em 2016, foi também publicada a Lei 79/2017, de 18 de agosto (a partir de um Projeto de Lei do PS), que procede à 13ª alteração ao Regime Jurídico de Urbanização e Edificação, na prática interditando a demolição de fachadas azulejadas e a remoção de azulejos das mesmas em todo o território nacional, estancando a tendência legal destrutiva do património azulejar português dos últimos 30 anos.
Está, assim, em marcha uma dinâmica criada pelo ‘SOS Azulejo’ – também a nível legislativo – que, a concretizar-se completamente (com a futura discussão de legislação que limite e controle a venda de azulejos antigos, conforme proposta apresentada ao Parlamento em 2016), poderá, desejavelmente, estancar a destruição ilegal e legal do património azulejar exterior do nosso país.
E S T Á N A C A R A !
A professora Isabel Rodrigues continua a desenvolver o Projecto Ação Escola SOS Azulejo na Escola Adriano Correia de Oliveira.
A necessidade de valorizar e proteger o património azulejar português continua urgente
A nossa escola fica linda!!
A partir de traçados geométricos simples os alunos da turma F do 5.º recriaram uma peça cuja função é permitir a proteção dos olhos ou mesmo melhorar o sentido da visão.
A Geometria ajuda a "arrumar" ideias - A apreensão da forma foi importante e a sua adequação à obrigatoriedade de revelar o conhecimento de traçados geométricos como : posição relativa de circunferências, divisão de circunferências em partes iguais e traçados de polígonos inscritos, traçado de linhas perpendiculares e paralelas.
Dada a faixa etária dos alunos caracterizada por representações ainda muito concretas esta atividade foi exigente mas trouxe-nos o sentimento de um desafio ultrapassado.
Ao longo do tempo, o ser humano sempre inventou histórias. Estas narrativas foram sendo representadas por atores que , vestidos adequadamente com a ajuda de máscaras e adereços, interpretaram personagens. Assim, o resultado final, está presente nesta exposição, no retrato de cada aluno a preto e branco, com a aplicação, eventualmente a idade e, quem sabe, aparentamos outra personalidade.
2017 - 2018
"A cor é um dos elementos mais importantes da linguagem visual...O significado estético ou expressivo é o resultado da escolha e das combinações visuais que fazemos, ao criamos harmonias, equilibrios ou contrastes.[...] O guache é um pigmento misturado com goma-arábica que se dissolve com água. A caracteristica principal da pintura a guache é o seu aspeto final aveludado, não brilhante e opaco."
Manual de Educação Visual 7 l 8 l 9. Modesto, António, et al (2012). Porto Editora
Personagens que podem dar vida a diferentes narrativas...
Composições modulares e plasticidade do papel
Circunferência, circulo e coroa circular: posição relativa de duas circunferências.
Tangências e concordâncias entre circunferências
Espirais: Bicêntrica, tricêntrica, quadricêntrica
Turmas D e G do 7.º Ano