foi o tema 2021, com a construção de maquetes de Barcos e Instrumentos Náuticos.
Conhecer, compreender e valorizar a história da navegação e dos descobrimentos, foram os objetivos desta exposição que de uma forma lúdica, didática e pedagógica, divulgou o património histórico nacional. Esta atividade desenvolveu-se, em estreita articulação com a Biblioteca projeto eTwinning - Rede Bibliotecas Escolares 'Books and Places' e os professores de Inglês com a leitura do clássico da literatura inglesa, Treasure Island.
Alunos, professores e pais participaram na vídeo conferência realizadas no dia 2 Junho 2021.
Os nossos alunos surpreenderam qualidade de trabalhos apresentados: astrolábios, sextantes, bússolas, Naus, Caravelas, barcos que marcam a história do nosso país e do mundo.
As maquetes e desenhos podem ser apreciados nas Escolas Adriano Correia de Oliveira e Anes de Cernache mas também, de forma virtual, serão partilhadas com a comunidade escolar via redes sociais do AEGN e através da plataforma Classroom.
Projeto eTwinning Building Models between Takes foi desenvolvido nas disciplinas de HGP, Educação Visual, Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento em articulação com a Biblioteca. Este projeto assegurou a oportunidade de avivar a consciência da comunidade educativa relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.
O processo de aprendizagem foi centrado nos princípios e competências do referencial Perfil dos Alunos..., com ações pedagógicas destinadas a apoiar o desenvolvimento de competências-chave necessárias para a realização pessoal: saber; aprendizagem; inclusão; pensamento crítico e pensamento criativo; desenvolvimento pessoal e autonomia; sensibilidade estética e artística; saber científico, técnico e tecnológico; responsabilidade e integridade; curiosidade, reflexão e inovação; cidadania e participação.
As maquetes realizadas pelos alunos e encarregados de educação foram reunidas num mural e foram partilhados com a comunidade escolar via redes sociais e plataformas utilizadas para contacto com as famílias. Posteriormente foram reunidos e partilhados num padlet os bilhetes de identidade de cada monumento resultante do trabalho iniciado em janeiro e que combinou pesquisa, recolha, tratamento e apresentação da informação. Por fim um pequeno filme recorda alguns momentos.
No geral, as principais competências desenvolvidas nos alunos durante o trabalho do projeto foram: trabalhar as tecnologias de forma transversal, divulgando‑as e formando para a sua utilização integrada e cooperativa; produzir guiões e outros materiais de apoio à pesquisa e utilização da informação; promover o trabalho colaborativo, integrando as tecnologias no planeamento e desenvolvimento de atividades conjuntas; promover o interesse pelos conteúdos curriculares de HGP de forma mais lúdica e visual; consolidar os conteúdos lecionados através da criação de maquetes; e olhar o património como um projeto de cidadania, através da sensibilização para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do património.
Os alunos aplicaram nos trabalhos, de acordo com o ano de escolaridade que frequentavam, as diferentes fases do processo de pesquisa e tratamento de informação. Building Models between takes foi realizado em articulação com os professores de HGP, Educação Visual e Tecnológica, e Cidadania e Desenvolvimento para do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, adaptada ao modo E@D - exposição virtual de maquetes de monumentos nacionais e internacionais, património da Unesco ou de interesse nacional, elaboradas pelos alunos do 2.º ciclo.
O trabalho, transversal ao currículo, realizado em sala de aula foi enriquecido com a participação dos pais e da família, num ambiente familiar colaborativo e inter-geracional.
C A R E T O S saem à rua, no CRBE!!
Iniciamos também o projeto eTwinning Building Models between Takes com base nesta temática.
A Prof. Fátima Garcia dá início a uma exposição que servirá de mote às próximas sessões de Escrita Criativa .
Os alunos vieram à biblioteca escolher o mais feio... que será o mais bonito!!
A escolha das máscaras preferidas foi decidida por votação. Os alunos da turma D do 9.º ano organizaram todo o processo: a mesa de voto, os boletins, a contagem e finalmente a exposição dos resultados.
Celebração da diversidade cultural, das raizes e da arte pelos alunos do 8.° ano com as Professoras Maximina Miranda e Isabel Rodrigues.
Exposição de máscaras
No âmbito da rubrica Escrita Criativa os alunos das turmas do 9.º ano realizaram pesquisas acerca do tema, procederam à recolha e tratamento de imagens e posteriormente apresentaram uma exposição com um texto orientador sobre “Os caretos transmontanos-património da Unesco”. Os alunos organizaram e dinamizaram também um concurso proposto a todos os alunos da escola e procederam a uma votação que visou a escolha do “melhor” careto.
A video conferência realizada em 18 de junho contou com uma plateia de eTwinners: alunos, professores e pais