A avaliação das bibliotecas é hoje uma prática consolidada nas escolas, resultado da aplicação generalizada do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, um instrumento orientador de boas práticas e, simultaneamente, indutor de uma cultura de avaliação.
Os ciclos de avaliação alternam entre fases de implementação de processos de melhoria e de avaliação da biblioteca escolar. A realização de um diagnóstico que permita aferir os aspetos a otimizar, nas situações em que a biblioteca não tenha implementado os procedimentos de avaliação alterna com a análise dos resultados obtidos no anterior ciclo de avaliação.
adpt from https://www.rbe.mec.pt/np4/116.html🧾 Relatórios de Avaliação
2021-2022
A execução do plano de melhoria da biblioteca [PlaMel] resultado da aplicação do Referencial Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar [MABE] , integrou sobretudo os domínios B e D.
A Equipa CRBE, um grupo diversificado com elementos dos vários departamentos curriculares, desenvolveu um intenso trabalho colaborativo, permitindo concretizar o Plano Anual de Atividades 2021-2022, o 1.º ano do Plano de Melhoria, soube adaptar-se face a imprevistos contribuindo para a normalização da procura/utilização do espaço por alunos e docentes em fase pós-Covid:
I) Apoiou os utilizadores no acesso, na procura e produção de informação tendo dinamizado sessões de formação de Leitores e Utilizadores com os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos
II) Produziu e difundiu conteúdos digitais interativos, facultou recursos formativos originais presencialmente e em linha
III) Promoveu a formação da comunidade educativa no âmbito da capacitação digital
IV) Geriu com eficácia tendo disponibilizado boas condições de espaço, mobiliário e equipamento [computadores fixos, 6 portáteis disponibilizados pela direção, 9 Tablets - 588 requisições], mobilizando a escola para o valor e para o trabalho com a biblioteca e respondendo às solicitações da comunidade escolar de uma forma diversificada.
V) Desenvolveu trabalho de articulação permanente com diretores de turma e docentes nas atividades curriculares, em todos os domínios visível nos eventos/atividades disseminados nas redes sociais e registada em atas dos conselhos de turma.
Num período pós Covid-19 e no âmbito do Plano 21I23: Escola+, as escolas foram chamadas a conceber e implementar planos de recuperação de aprendizagens no sentido de atenuar efeitos negativos da pandemia na vida das crianças e dos jovens. Deu-se prioridade aos domínios da leitura e a escrita, enquanto competências transversais e essenciais nas aprendizagens dos alunos. Seguindo as diretrizes da RBE, o CRBE procurou desenvolver um trabalho estruturado de diagnóstico e implementação de projetos de recuperação de aprendizagens de leitura e escrita em conjunto com os professores e conselhos de turma.