A literacia da leitura refere-se à capacidade de compreender, interpretar, analisar e avaliar textos multimodais. É uma competência fundamental que envolve não apenas a descodificação das palavras, mas também a capacidade de extrair sentido, pensar criticamente sobre o conteúdo e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes contextos e em diferentes formas de expressão: oral, escrita e multimédia.
Já está aberta mais uma edição do concurso "Miúdos a Votos" para as escolas com 1.º/2.º/3.º CEB e Secundário.
Os alunos escolhem livros e, durante um período de tempo, fazem campanha por eles (os seus candidatos), participando num processo eleitoral em tudo semelhante a eleições nacionais.
1 - A biblioteca já fez a inscrição do AEL, registando cinco escolas, cuja designação oficial é a seguinte:
Escola Secundária da Lousã
Escola Básica n.º 2 da Lousã
Escola Básica n.º 1 da Lousã
Escola Básica de Santa Rita, Lousã
Escola Básica de Casal de Santo António, Lousã
2 - Apresentação de livros candidatos 2025-2026
Até 9 de janeiro, é pedido aos alunos que, usando o link para o formulário, procedam à proposta de livro que consideram ser um possível candidato.
NOTA - Neste formulário, é referido o seguinte:
- Indica o título completo do livro.
(Se se tratar de um livro de uma coleção, não basta indicares de que coleção se trata; deves escrever o título completo do livro específico, conforme o exemplo abaixo apresentado:
DIÁRIO DE UM LEITOR: TODA A VERDADE SOBRE OS LIVROS-MISTÉRIO!)
- Indica o autor do livro.
(Escreve, cuidadosamente, o nome do autor; verifica os acentos!)
- Nome completo da escola em que estudas (designação oficial)
- Que ano de escolaridade frequentas?
Para conhecer os passos seguintes deste concurso, transcrevemos parte do texto de abertura e o Regulamento.
"A Rede de Bibliotecas Escolares organiza, pelo décimo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa."
"O projeto “Histórias da Ajudaris” é um projeto de empreendedorismo social, pioneiro e inovador. Nascido em 2009, o projeto “Histórias da Ajudaris” desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para ajudarem outras crianças.
Com o pequeno gesto de todos, continuamos a fazer magia na vida de quem precisa"
As escolas solidárias que pretendam participar deverão inscrever-se até 31 de janeiro de 2026 através do
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - "HISTÓRIAS DA AJUDARIS' 26"
A data limite para o envio das histórias é 31 de março de 2026.
O Regulamento pode ser consultado aqui! (ou, ler abaixo)
À sexta-feira, os docentes receberão, por correio eletrónico, a informação relembrando o horário para o desenvolvimento da atividade na semana seguinte.
Propostas de atividades articuladas entre a biblioteca e a sala de aula, de acordo com o nível de educação ou ensino, com disponibilização de ficha modelo, editável, a utilizar para a planificação de atividades no âmbito do referencial Aprender com a biblioteca escolar.
Projetos em curso no AEL
"A iniciativa Todos Juntos podemos Ler aposta no desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo as crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à plena inclusão e/ ou que, por circunstâncias várias, revelem dificuldades na acessibilidade e na utilização da leitura, da escrita e da oralidade."
"Os clubes de leitura promovem a socialização, o pensamento crítico, o autoconhecimento e o conhecimento do mundo. A leitura é o elemento agregador de conversas, discussões e pontos de vista. Nos clubes partilham-se modos de ler, ouvem-se outros leitores e expõem-se argumentos e experiências pessoais. Organizar e participar num clube de leitura é possível em vários contextos, com várias idades, com diferentes níveis de competência leitora e com diversos hábitos e preferências de leitura."
Outros projetos a conhecer
"A preparação para a aprendizagem da leitura e escrita pode e deve fazer-se desde a mais tenra idade. Estimule o desenvolvimento linguístico. Promova o contacto com livros. Ensine o que é útil para aprender a ler e escrever."
Programa Leitura+ Acessível
"É um programa do PNL2027 para fomentar práticas e competências de literacia com todos, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades no acesso à leitura, ao conhecimento e à cultura.
Para responder à diversidade de leitores e promover a inclusão social através da leitura e da escrita, disponibilizamos, neste espaço de partilha de materiais, experiências e saberes, livros em diferentes formatos e suportes, recursos digitais de acessibilidade, propostas de ferramentas e metodologias de trabalho, documentos de referência, projetos e conteúdos inspiradores."
Recursos produzidos no AEL