O projeto Ciranda de Cheiros foi realizado na Festa da Primavera, cujo tema era terra. Nele foram trazidas especiarias que lembrassem o cheiro da terra.
A bicicleta emprestou a roda,A Giramundo preparou a festa,Sem esquecer de chamar o ventoPra espalhar o cheiro da terra.Anda,Que a toda desanda a girar,Espalhando perfumes da terra pelo ar,A terra perfumada,Com tanta essênciaDifícil de dizerRoda a roda,Venha ver... - Rosado, 15/09/2015A Biblioteca Giramundo resgatou fotos antigas dos alunos da escola, criando a partir disto cartazes que foram distribuídos pela escola, em seus diversos segmentos. Com isso, o professor começou a trabalhar a identidade do grupo neste período de adaptação.
O objetivo do projeto foi coletar fotos do ambiente escolar onde as crianças estivessem expressando alegria e diversão. As fotos selecionadas foram distribuídas nos diversos segmentos da escola, para que os alunos criassem poesias à partir delas.
Trabalho realizado em parceria com a professora de artes Rafaela, onde os alunos reproduziram as imagens do livro em aquarela. Depois as imagens foram transformadas em painéis em voal. A leitura do livro O Pequeno Príncipe foi realizada na Biblioteca Giramundo.
O objetivo do Mural Temático foi trazer ao ambiente escolar exibições de temas específicos a cada três meses, geralmente relacionados a datas comemorativas.
A Biblioteca Giramundo comprometida com o desenvolvimento das habilidades (dicção, fluência, entonação e escuta) necessárias à leitura, pesquisou e encontrou a engenhoca criada pela professora Luciene de Castro de Belo Horizonte, chamado por ela de “Telefone do Sussurro”, engenhoca simples que permite que os alunos leiam em voz alta e ouçam a sua própria voz, possibilitando a identificação e reparação dos erros cometidos durante a leitura.
A Biblioteca Giramundo adotou a ideia, que já está sendo testada pela turma do 3º ano V nas aulas de Biblioteca, mas aqui os alunos optaram por chamá-la de “engenhoca da Leitura”. Publicaremos as primeiras impressões a seguir
Em 2017 a história de Edward foi trazida por ser uma narrativa rica em detalhes, sentimentos e reflexões. O personagem narra sua vivência ao passar por diferentes lugares, onde conheceu outros personagens que também contribuíram para sua aventura.
Por conta desses encontros e desencontros o coelho começa a conhecer sentimentos nunca antes experimentados por ele, como tristeza, medo, desespero, desrespeito, amizade, abandono, raiva, alegria e amor. A vida de Edward Tulane representa a nossa jornada e a essência do ser humano em busca da felicidade.
A intenção com essa leitura em grupo era proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre suas atitudes e emoções. E através da empatia que sentem pelo personagem, criar a consciência de que as palavras tem seu valor, não só naquilo que é dito, como também no que fica subentendido.
Sem dúvida é uma história que toca o coração.
O livro conta a história de dois irmãos que são deixados na floresta devido a necessidade da família. As crianças com muito medo saem em busca do caminho de volta para casa, é neste momento que encontram uma casa maravilhosa feita de doces de todos os tipos, doces que encantam os olhos e a barriga.
Pensando neste momento de encantamento que surgiu a ideia de contar a história para as turmas do infantil ao 4º ano e com a ajuda deles decorar com doces a parte externa da nossa casinha. Na parte interna a Biblioteca Giramundo criou um espaço de brincadeira, com cozinha, mesinha, loucinhas, caminhas e acessórios para fazer parte desta brincadeira.
Projeto de resgate das festas juninas e feiras literárias durante os 25 anos da Escola Autonomia. Para as feiras literárias foi criado um grande livro com as recordações e para a festa junina foi feita uma exibição de fotos.