'O Mandarim' é uma novela de carácter fantástico que se afasta dos preceitos realistas e naturalistas. «A intriga gira em torno de um pobre funcionário público, que sonha com uma fortuna e uma aventura, e que um dia descobre a fábula do mandarim, rico chinês cuja enorme riqueza será herdada por aquele que se decidir a tocar uma campainha, sabendo que este gesto lhe causará a morte.» A obra apresenta um problema ético a todos os leitores: o que faríamos, tendo a perfeita consciência de que o nosso ato nos daria riqueza, mas provocaria a morte de outra pessoa?
Fonte: Porto Editora, 'O Mandarim' em Infopédia
'As Minas de Salomão' é um romance de aventuras do escritor inglês Henry Rider Haggard, que Eça de Queirós traduz, enriquecendo o texto com o seu estilo ímpar e convertendo-o numa obra literária portuguesa. A história narra as aventuras de Alão Quartelmar, a quem um barão inglês pede ajuda para encontrar o seu irmão, desaparecido em África durante uma expedição para descobrir as minas do rei Salomão.
Fonte: 'As Minas de Salomão de Eça de Queirós' em Portal da Literatura
'O Mistério da Estrada de Sintra' é um romance escrito em parceria com Ramalho Ortigão, de caráter policial e jornalístico, pois apresenta-se como se fosse uma reportagem verdadeira sobre um sequestro e um crime. A narrativa está cheia de peripécias, mistério e excessos sentimentais, com o fim de satirizar o gosto romântico por este tipo de novelas, que os autores criticam e de que se distanciam mais tarde.
Fonte: Porto Editora, 'O Mistério da Estrada de Sintra' em Infopédia
As obras apresentadas na última secção integram-se todas no movimento realista.
'O Primo Basílio' é uma crónica da burguesia média lisboeta que tem como tema central o adultério. Jorge, casado com Luísa, a sua romântica esposa, tem uma profissão que o obriga a ausentar-se frequentemente de casa. Durante uma dessas ausências, o primo de Luísa, Basílio, regressa rico do Brasil. É um velhaco e um mau caráter que não perde a oportunidade de uma aventura vaidosa e sem amor, seduzindo Luísa que cai no adultério e, pouco depois, abandona-a, com a vaidade satisfeita. Luísa passa tormentos com a chantagem de uma criada e com a chegada do marido, que acaba por saber tudo. Sem conseguir enfrentar a situação, apesar de o marido a amar e perdoar, Luísa adoece e morre.
'A Relíquia' é um romance narrado na primeira pessoa por Teodorico Raposo, órfão, que vive sob a tutela da tia, D. Maria do Patrocínio, riquíssima e muito devota. Querendo herdar a fortuna da tia, que não aceita qualquer falha nas devoções nem no estilo de vida beato e austero por parte do sobrinho, Teodorico tem uma vida dupla: por um lado, cultiva uma extrema religiosidade, por outro, às escondidas da tia, diverte-se com farras e mulheres de "má vida". D. Maria do Patrocínio decide enviar o sobrinho a Jerusalém, em seu nome, para visitar os lugares santos e rezar por ela. Teodorico promete trazer uma relíquia. Na viagem, continua a dividir-se entre a visita a lugares santos e a frequência de locais de "má vida", o que faz com que no regresso traga um embrulho com uma coroa de espinhos, que alega ser a coroa de Jesus Cristo (a tal relíquia), e um outro embrulho com a camisa de dormir oferecida por uma amante. Sendo o papel de embrulho o mesmo, na confusão da chegada, oferece à tia a camisa de dormir da amante e é assim que é desmascarado; é expulso e perde a herança da tia que, após a morte desta, é recebida pelo Padre Negrão.
'A Tragédia da Rua das Flores' centra-se na figura de Joaquina que foge do país com um espanhol, abandonando o marido e o filho, Vítor, ainda muito pequeno. Depois de muitos anos, tendo já morrido o primeiro marido, regressa a Portugal com o nome que adotara em França, Genoveva de Molineux. Conhece um jovem de vinte e três anos, chamado Vítor, e apaixona-se por ele sem saber que é, na realidade, seu filho. O tio do jovem, que sabe toda a verdade, decide revelá-la a Genoveva que, com a repulsa pela relação incestuosa que mantinha com o filho, suicida-se, atirando-se da janela de sua casa. Vítor nunca saberá quem era a amante.
Fontes: Porto Editora, 'O Primo Basílio' em Infopedia