'Mistérios de Lisboa' mergulha-nos numa série de histórias interligadas, com várias personagens, sendo a principal Pedro da Silva, órfão, e educado num colégio interno. É um romance em que surgem conflitos violentos marcados pela paixão, pela vingança, ganância e perversão. Apesar de o título se referir a Lisboa estes acontecimentos desenrolam-se na vastidão do mundo (Portugal, França, Bélgica, Inglaterra, África, Japão e Brasil). Esta obra deu origem a uma peça de teatro, um filme e uma série de televisão.
'Novelas do Minho' contém as seguintes novelas: 'Gracejos que Matam', 'O Comendador', 'O Cego de Landim', 'A Morgada de Romariz' e 'O Filho Natural'.
'Onde está a Felicidade?' é um romance em que Camilo critica a sociedade da época em que reina a importância do dinheiro e do estatuto como forma de promoção social. Conta a história da procura da felicidade por Gonçalo do Amaral e Augusta. Gonçalo simboliza a riqueza e Augusta aqueles que têm poucos recursos.
Fontes: Resumo da obra 'Mistérios de Lisboa' em 'Relógio d'Água' (online)
'O Que Fazem Mulheres' é um romance em que a personagem principal é Ludovina, uma prendada moça que está apaixonada por Ricardo de Sá, cujas intenções desonestas são rapidamente desmascaradas por D. Angélica, mãe de Ludovina. Entretanto, o pai de Ludovina prometeu-a em casamento a João José Dias, um sujeito rico, gordo e profundamente feio, com quem tem de casar. Como muitas vezes é consequência de amores contrariados, a história acaba em conflitos e adultério.
'A Queda dum Anjo' é um dos romances mais satíricos e cómicos de Camilo. O "Anjo" é Calisto Elói, fidalgo de Trás-os-Montes, defensor e praticante dos bons costumes, que é eleito deputado e vem para Lisboa para ocupar o seu lugar no Parlamento. Aqui começa por discursar contra a corrupção e a favor da moral, tornando-se objeto de troça por parte dos colegas. Estes, em vez de discutir e resolver os problemas nacionais, transformaram a Assembleia num palco de debates pessoais e mesquinhos (e é assim que Camilo aproveita para satirizar o que se faz no inútil Parlamento). Mas Calisto Elói não resiste muito tempo, acabando por ser contaminado pela sociedade lisboeta e por degradar-se no vício e nos maus costumes, a ponto de arranjar uma amante.
'O Retrato de Ricardina' é uma novela sentimental com intriga atribulada (as suas peripécias arrastam-se por mais de vinte anos) que gira em torno dos amores infelizes entre Ricardina Pimentel, filha do orgulhoso abade de Espinho, e Bernardo Moniz, estudante de Direito.
Fontes: Laranjeiro, Raquel, 'O Que fazem Mulheres' em 10-02-2016 no blogue 'Deus Me Livro'
'A Sereia' é um romance trágico sobre 'os direitos do coração' em oposição às convenções sociais, tema que se repete nas obras de Camilo. Baseia-se num caso real, narrado num manuscrito do séc. XVIII, onde Camilo se inspirou.
'Vinte Horas de Liteira' não é um romance, mas um ensaio em que Camilo reflete e discorre sobre literatura, a narrativa e os modos da sua composição, enquanto conversa com o amigo António Joaquim durante uma viagem de liteira da serra do Marão ao Porto.
'A Viúva do Enforcado' é um romance em que, mais uma vez, se entrelaçam os amores contrariados, a fuga à família, as traições e as vinganças.
Fontes: 'A Sereia (livro)', em Wikipédia
Resumo do livro 'Vinte Horas de Liteira', em Imprensa Nacional - Casa da Moeda