Divulgação Científica na internet: colocando em prática


A ação de DC escolhida para análise são os vídeos e documentários científicos produzidos pelo apresentador, youtuber e design gráfico Felipe Castanhari, criador do canal ‘’Nostalgia’’ no Youtube. Seus vídeos no início do canal (2011) abordavam majoritariamente conteúdos sobre recordações de fatos e objetos do passado e da infância do apresentador, porém, com o passar do tempo, outros temas foram incluídos, como é o caso dos vídeos que apresentam conteúdos de divulgação científica nas playlists ‘’Nostalgia Ciência’’, ‘’Nostalgia Animado’’ e ‘’Doc Nostalgia’’. Atualmente o canal possui aproximadamente 14 milhões de inscritos.


Fonte:

WIKIPEDIA: the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2010]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Felipe_Castanhari. Acesso em: 12 out. 2021.

Vídeos do Youtube

VACINAS CONTRA COVID FUNCIONAM? ENTENDA

Nostalgia Animado

Interação nos comentários do vídeo

ALBERT EINSTEIN

Doc Nostalgia

Interação nos comentários do vídeo


A TERRA É PLANA? Com Leon e Nilce

Nostalgia Ciência

Interação nos comentários do vídeo

Conclusão

Concluímos que através da ação selecionada, cada vez mais a DC precisa ocupar diversos espaços na sociedade, considerando que a sua intenção/missão seja realizar a comunicação pública da ciências para as camadas populares e pensando principalmente no público jovem, no qual, utilizam cada vez mais desse meio de comunicação para se informar (internet).


Os divulgadores científicos devem ter o compromisso de produzir um conteúdo que seja atrativo e que faça sentido nesse gênero narrativo (audiovisual), se quiser alcançar esse objetivo. Fazendo com que a comunicação, discussão, análise, questionamentos, conhecimento etc, sobre Ciência e Tecnologia aconteçam onde as pessoas estão (em rede).


Apesar de ser jovem e não ter formação em ensino de Ciências ou como professor, o Youtuber e Comunicador Felipe Castanhari deixa claro em seus vídeos que ele possui uma equipe de especialistas realizando a curadoria dos conteúdos que ele produz relacionados a Ciência, seja para o Youtube, ou seja para a sua série documental estrelada em 2020 na Netflix intitulada ‘’Mundo Misterio''.


Para o astrofísico, Gustavo Rojas (2020), da Universidade Federal de São Carlos e colunista da GALILEU e que foi um dos convidados como consultor científico na produção da série, “a divulgação científica é um trabalho complexo que precisa da colaboração de pessoas com habilidades diferentes.”


REFERÊNCIA

CASTANHARI, Felipe; ROJAS, Gustavo. Felipe Castanhari: “Há uma barreira que separa as pessoas da ciência”. [Entrevista cedida a] Larissa Lopes. Galileu, Rio de Janeiro, 04 ago. 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/08/felipe-castanhari-ha-uma-barreira-que-separa-pessoas-da-ciencia.html Acesso em: 12 out. 2021.