Mapa Energético

O Mapa Energético começa com o sistema de tiragem Cruz Celta, uma forma de consultar o oráculo muito comum que dispõe as cartas sobre a mesa formando uma cruz ladeada por um círculo e apoiada sobre uma base. Por conter mais cartas, permite combinações com mais desdobramentos da leitura e é sendo indicada para uma análise mais profunda de alguma questão. Este sistema de tiragem se inicia pela carta central que se relaciona diretamente com a questão, como o ponto inicial de uma espiral que se desenrola num plano regular.

A Cruz Celta com 13 cartas permite mais de um quintilhão de resultados diferentes, e, para explicar resumidamente a construção do Mapa Energético, foi adotado o jogo hipotético, com a seguinte numeração:

1 - O Consulente = 5 de paus.

2 - Ponto positivo = 4 de espadas.

3 - Ponto negativo = 10 de espadas.

4 - A raiz = 2 de ouros.

5  - A Coroa = 7 de copas.

6 - Trazendo do passado = A Justiça.

7 - O que vem = Rei de Paus.

8 - Resumo das anteriores = dez de paus.

9 - Esperanças e medos = Cavaleiro de espadas.

10 - Influências externas e visão dos outros = O Imperador.

11, 12 e 13 - Por vir = Sacerdotisa, 9 paus e 6 de ouros.

Os números em si podem possuir algum significado simbólico geralmente válido para a leitura, e seus valores operacionalizados mostram um plano de fundo na mandala. Além da contagem, a humanidade desenvolveu a medição e ampliou o domínio da aritmética, criando um padrão único de comparação para todas as grandezas, a unidade de medida. Por isso, o conceito de número não tem o mesmo sentido nas esferas distintas do pensamento. Nas ciências, o número aparece como um grande instrumento de fundamentação, enquanto, no pensamento mitológico representa um veículo de significação mística.

A pergunta e seu contexto darão sentido às cartas, porém, para efeito de cálculos e considerando que a vida está submetida às leis físicas do cosmos e as simbologias das cartas também mostram os conceitos físicos que regem o universo, como: eletromagnetismo, gravidade, teoria atômica, dentre outros; o Mapa Energético apresenta uma significação mística ou pseudocientífica que associa as cartas do baralho de Tarô às energias dos macro e microcosmos, com finalidade de transformá-las em medidas ou grandezas energéticas. 

Com isso, o Tarô passou a ser adjetivado como cósmico, porque constrói o universo energético da pergunta utilizando os valores matemáticos que representam o cosmos. Mais detalhes sobre a relação dos Arcanos com as energias cósmicas são apresentadas no livro Tarô Cósmico: uma definição matemática.

Construída a mandala, os Arcanos são classificados em níveis de energia e polaridades herméticas. Posteriormente os cálculos são desenvolvidos para cinco tipos de energia e dois padrões energéticos. A interpretação dos dados começa pela energia total que representa a energia por trás da primeira carta e mostra como o universo da questão está se construindo. A polaridade mostrará a dinâmica de pensamentos, sentimentos, palavras e atos, que produzirão ou produziram seus efeitos.

A rotação energética está associada à força de precessão e a intensidade da oscilação da questão feita ao Tarô, para observar se isso está favorecendo ou não a situação. A carga elétrica permite verificar a influência da polaridade das cartas. Dependendo da pergunta, pode ser considerada boa para a situação, se não, será necessário buscar formas de alterá-la. 

O centro de massa mostra a localização do conteúdo energético no cosmos, sendo a energia referência para o consulente agir no mundo material e administrar o contexto da questão. Dependendo da pergunta, esse valor corresponde aos conselhos: viver um dia de cada vez ou aguardar atento as oportunidades para executar os próximos movimentos. 

A frequência vibracional identifica se os pensamentos e as ações estão acontecendo na área dos sonhos e do subconsciente ou da realidade. Dependendo da pergunta, pode indicar o início de uma compreensão mais ampla sobre a questão e o autoconhecimento.

Com as energias dispostas no Mapa Energético, será possível observar a fase da pergunta no cosmos do Tarô. No exemplo de mapa utilizado, em suma, é possível dizer que o primeiro padrão indica atividade que constrói e contextualiza a realidade da questão, como também, as ações feitas sobre ela até o momento e a baixa força eletromotriz para agir sobre a situação. O segundo padrão mostra que a questão se desenvolve no mundo do inconsciente, e é lá que está a resolução ou o encaminhamento imediato da questão.

Esses resultados podem ser aplicados a qualquer pergunta e a interação entre o consulente e o Tarólogo é fundamental para as orientações.

Após os dados interpretados, os Tarólogos que dispõem de conhecimento sobre terapias energéticas podem indicar procedimentos com banhos, mantras, meditação, adoçamento, dentre outros; baseados em várias técnicas de cura e energização atualmente praticadas, como o Reiki.


Entre em contato e faça o Mapa Energético de uma questão existencial.