O acesso ao conhecimento está mais democrático e pode ser acessado e reconstruído com uma facilidade que o mundo analógico jamais conheceu. Emergindo desse cenário, temos os Recursos Educacionais Abertos (REA), que são materiais de domínio público ou licenciados de forma aberta destinados ao ensino, aprendizado e pesquisa, e que podem ser utilizados, modificados e divulgados. Eles são encontrados em diversos formatos, como eBooks, softwares, áudios, vídeos, imagens, planos de aula, jogos, resenhas, entre outros, desde que a proposta esteja voltada para educação e cultura. Nem todos os conteúdos educativos gratuitos são REA, muitas vezes, não oferecem a possibilidade de construção coletiva, o que é uma das premissas dos Recursos Educacionais Abertos.
Saiba mais sobre os Recursos Educacionais Abertos e onde encontrá-los.
O BlocksCAD é uma ferramenta de modelagem 3D que ajuda os alunos a aprender matemática e codificação através da criação de conteúdos 3D.
O Book Creator permite que professores e alunos criem e publiquem livros multimídia.
Buncee é uma ferramenta de criação e apresentação para alunos e educadores criarem conteúdo interativo em sala de aula.
Para o aluno que sempre quis ser um escritor de histórias em quadrinho, o Comic Life torna seu sonho possível. O aplicativo permite a utilização de fotos e imagens do próprio celular para criar as histórias.
O CoSpaces Edu permite que os alunos criem experiências de realidade virtual em 3D que também incorporam codificação e física.
Explain Everything permite que alunos animem seus pensamentos em um quadro interativo e colaborativo.
Flat.io é uma ferramenta de criação de partituras que permite aos alunos escrever partituras de forma colaborativa.
O Flipgrid empodera a voz do aluno e cria empatia global por meio de processos, histórias e perspectivas de aprendizado compartilhado.
O Infogr.am é outra ferramenta gratuita de Web com alguns bons temas e uma excelente interface para criar infográficos simples. Esta opção também permite a criação de gráficos com dados reais.
JABtalk AAC é um complemento e uma ferramenta alternativa de comunicação projetada para ajudar alunos mudos a se comunicarem.
Kami funciona como papel e caneta digital para que as salas de aula possam passar para uma colaboração sem papel.
O Lucidchart é uma maneira simples de explicar processos complexos com organizadores gráficos, mapas mentais e mapas conceituais.
O Meograph é um dos sites mais conhecidos para a criação de histórias próprias.
O Mind Meister é um aplicativo utilizado para a elaboração de mapas mentais. Funciona em um sistema de Cloud Computing, ou seja, você só precisa criar sua conta e então poderá ter acesso a ela a partir de qualquer computador com acesso à internet.
Nearpod permite que os professores sincronizem suas lições nos dispositivos dos alunos, além de fornecer avisos para avaliação formativa.
Padlet funciona como uma folha de papel onde os alunos podem postar qualquer coisa (imagens, vídeos, documentos, texto) e colaborar com outras pessoas.
PearDeck permite que os professores sincronizem suas lições nos dispositivos dos alunos, além de fornecer avisos para avaliação formativa.
O Piktochart é uma ferramenta da web que tem seis temas livres decentes (e um monte de outras para a versão paga) para a criação de visualizações simples. É possível arrastar e soltar diferentes formas e imagens, e há um pouco de personalização disponível. Também pode adicionar linha simples, barra e gráficos de pizza usando dados de comma-separated values (CSV) ou utilizando entrada manual.
Aplicativo para criação de quadrinhos de forma fácil e rápida.
O Puppet Pals HD é utilizado para criar uma apresentação com animação e áudio de forma fácil e rápida. Com o Puppet Pals, é possível escolher os personagens da história e gravar a voz por cima. É uma ótima ferramenta para liberar a imaginação e dar vida às histórias que estão na mente.
Scratch, desenvolvido pelo MIT Media Lab, capacita os alunos a criarem jogos interativos e animações enquanto aprendem os fundamentos da codificação baseada em blocos.
Com o Scrible Press, é possível contar sua história com imagens e fotos.
O Seesaw é uma ferramenta de portfólio digital para estudantes, permitindo que os alunos documentem e compartilhem o que estão aprendendo na escola.
O SimpleMind permite a produção de mapas mentais sem o uso de imagens, mas igualmente eficaz. Possui várias ramificações, cores e possibilidades de organização.
O SlickFlick utiliza as fotos do celular para criar vídeos e animações, ao contar a história de maneira fácil e compartilhá-la com seus amigos.
O SonicPics permite organizar imagens e fazer gravações narrando sobre elas.
Soundtrap permite que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação por meio de podcast colaborativo e criação de músicas.
O Squid permite que os alunos escrevam à mão naturalmente em um notebook que também suporta anotações em PDF.
O Stop Motion Studio permite que os alunos criem filmes animados em stop motion, editando e costurando facilmente cada quadro.
O StormBoard é um mapa mental um pouco diferente, mas igualmente eficaz. Em vez de ter várias ramificações, ele opta por ter um quadro onde são realizadas várias anotações. O objetivo dele é ter um quadro de colaborações, onde várias pessoas podem inserir anotações, votar ou comentar cada ação.
O Storyboard é um software usado para quem quer criar uma história rapidamente. Além disso, com essa ferramenta, é fácil compartilhar e salvar suas criações.
O StoryKit permite que o aluno faça um conteúdo interativo com facilidade e rapidez. Ele só precisa ter uma boa história, criatividade e pronto! Suas histórias terão imagens, sons e animações para melhorar ainda mais a experiência de storytelling.
Com o VoiceThread, o aluno poderá fazer uma gravação junto a quantas pessoas quiser e compartilhar esse conteúdo em diversos sites. Além disso, cada gravação pode receber comentários em formato de vídeo, imagem, áudio e texto.
WeVideo é uma plataforma de edição de vídeo que suporta multimídia, gravação de tela e voz e colaboração de estudantes.
O BrainPOP oferece mais de 1.000 filmes animados alinhados ao currículo com atividades interativas e jogos divertidos.
A CK-12 Foundation fornece uma biblioteca de livros on-line, vídeos, exercícios, cartões de memorização gratuitos para mais de 5.000 conceitos.
O DOGO News capacita os alunos a se envolverem com atualidades, notícias e conteúdo não-ficcional em um ambiente divertido, seguro e social.
O Edcite é um website que disponibiliza um banco de questões para auxiliar o professor na construção de avaliações, enviando facilmente aos alunos e coletando feedbacks instantâneos.
Epic! é uma biblioteca digital de mais de 25.000 livros interativos para estudantes de 12 anos ou menos e é gratuita para professores e bibliotecários.
Flocabulary mantém os alunos motivados enquanto escrevem e executam seus próprios raps educacionais.
Frontier fornece aos professores aulas interativas de escrita que desenvolvem habilidades de escrita por meio de textos atuais e notícias.
A Khan Academy oferece exercícios, vídeo e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula.
A Listenwise oferece uma coleção de podcasts e mantém as salas de aula conectadas ao mundo real e desenvolve as habilidades de escuta dos alunos.
Newsela oferece experiências de leitura digital diferenciadas, com textos interessantes, organizados por área de conteúdo e alinhados aos currículos.
O Plotagon permite que os alunos escrevam um diálogo, gravem sua voz, selecionem emoções e assistam à história ganhando vida através da animação.
O Reflex Math é uma ferramenta adaptável, personalizada e baseada em jogos para ajudar os alunos a desenvolver fluência matemática.
Repl.it é um ambiente de codificação que permite aos alunos codificar, compilar e executar código em mais de 30 linguagens de programação.
O SAM Labs combina planos de aula e aplicativos para ajudar os alunos a codificar e criar seus próprios dispositivos conectados.
O Scrible é uma ferramenta de pesquisa que permite aos alunos marcar, anotar e salvar fontes on-line enquanto extraem automaticamente citações e criam bibliografias.
Sphero Edu torna a robótica mais acessível para salas de aula através de um currículo alinhado ao STEM e atividades práticas de codificação.
O Texthelp Read&Write torna a leitura on-line mais acessível através de suportes como conversão de texto em fala, respostas automaticas, dicionários de imagens e marcadores de resumo.
Trinket.io é um ambiente de codificação baseado na Web e torna a programação acessível, sem a necessidade de fazer login ou instalar software.
Tynker permite a todos, de iniciantes a programadores avançados para codificar com atividades baseadas em interesses.
O Vidcode ajuda os alunos a aprender a codificar através de tutoriais de tamanho reduzido sobre como criar efeitos de vídeo, memes e muito mais.
O Frog Dissection é uma ferramenta que permite o ensino da dissecação em sapos. É útil para alunos que estão aprendendo sobre os órgãos e os sistemas do corpo. É ótimo para as áreas de biologia e ciências.
O GeoGebra é uma ferramenta gráfica que permite aos alunos resolver equações, funções gráficas, analisar dados e explorar matemática 3D.
O History: Maps of World disponibiliza diferentes mapas em alta resolução de várias partes do mundo de diversos períodos da história. Pode ser usado em aulas de história e geografia.
A LEGO Education traz o poder dos tijolos físicos, motores e robótica para as salas de aula STEM.
O Monster Anatomy – Lower Limb pode ser chamado de atlas da radiologia, com mais de 360 imagens em três planos anatômicos diferentes dos membros inferiores do corpo. As imagens são em 3D, permitindo a interação e a escolha do local específico a ser analisado. Há cinco categorias diferentes disponíveis: ossos, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos.
O Quiver é um aplicativo gratuito que permite o uso da realidade aumentada a partir de imagens para colorir, disponíveis para impressão em seu portal. Além de apresentar os objetos em 3D, as imagens oferecem as mais diversas interações.
The Elements: A Visual Exploration
O The Elements: A Visual Exploration é ótimo para o ensino-aprendizagem da tabela periódica. É possível escolher elementos e ver em imagens 3D diferentes objetos feitos a partir de uma substância química.
Use o Tour Creator para criar e publicar tours de realidade virtual. Você pode usar imagens de modelos, Google Street View ou sua própria coleção de imagens em 360 °.
Classcraft transforma salas de aula em uma épica aventura em que os alunos jogam ao longo do ano.
Aprender com o Duolingo é divertido e viciante. Ganhe pontos, aposte corrida contra o relógio e avance de nível. Aprenda inglês, espanhol, alemão ou francês com os cursos grátis do Duolingo!.
Edpuzzle fornece um caminho para os professores avaliarem uso e compreensão dos vídeos pelos alunos com questionários incorporados.
O Kahoot possui a mesma finalidade apontada pelo Socrative, ou seja, também permite a geração de questionários, transformando o dispositivo do aluno em um clicker. Podem ser utilizados vídeos e imagens, analisáveis por questão e por aluno.
O Plickers é uma ferramenta de administração de testes rápidos, que permite o professor escanear as respostas e saber em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula.
O Poll Everywhere serve para realizar anotações no corpo do texto durante a leitura, e o professor, ao iniciar a explicação, parte das anotações dos alunos. As anotações podem ser transcritas no quadro, mas fica mais interessante se o professor usar alguma rede social ou plataforma on-line. A ideia é que o slide vá sendo construído com os alunos de modo colaborativo.
Quizlet é uma plataforma estudantil. Os alunos podem estudar usando milhões de flashcards, jogos ou criar conjuntos de práticas por conta própria.
Quizizz fornece quizzes para rever, avaliar, e engajar-se com os alunos no seu próprio ritmo.
O Socrative permite a criação de questionários e transforma o dispositivo do aluno em um clicker. Possibilita, ainda, a utilização de vídeo e imagem e gera resultados analisáveis por questão e por aluno.
A plataforma otimiza o tempo do professor com um sistema de gestão de provas que faz a correção automática de questões objetivas e oferece relatórios com o desempenho dos alunos. Dentro da ferramenta é possível criar um banco de questões e montar o layout da avaliação.
Disponível para todos os dispositivos, a ferramenta ajuda a organizar tarefas, ideias e até mesmo aulas. Na versão gratuita, também é possível salvar páginas da web, trocar mensagens e acessar anotações em todos os computadores ou celulares utilizados.
Reúne diversas ferramentas que ajudam a criar conteúdos mais atrativos, incluindo mapas mentais, quizzes, flashcards, slides e anotações. Ao fazer uma conta no site, o professor consegue cadastrar suas disciplinas e organizar atividades. Entre outras funcionalidades, também existe a possiblidade de criar grupos de estudos e compartilhar materiais com os alunos.
O aplicativo melhora a comunicação entre professores, pais e alunos, evitando o tempo gasto para escrever comunicados sobre lições e avaliações na agenda de cada estudante. A ferramenta também possibilita enviar imagens, arquivos, vídeos e mensagens de voz.
Plataforma gratuita reúne mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem, que podem ser pesquisados por componentes curriculares, nível de ensino e tipo de mídia. A Escola Digital traz diversas opções de vídeos, animações, games, infográficos, simuladores e outros recursos que ajudam a dinamizar o aprendizado dentro e fora da sala de aula.
Ferramentas de produtividade que incentivam a colaboração em sala de aula, incluindo editores de texto, agendas, chamadas em vídeo, entre outros. O pacote também conta com o aplicativo Google Sala de Aula, que possibilita o gerenciamento de classes, controla a distribuição de atividades e facilita interação com os alunos.
Com ferramentas que permitem criar apresentações, compartilhar conteúdos e acompanhar o desempenho dos alunos, a plataforma torna o celular um aliado dentro da sala de aula. Além de facilitar a produção de aulas multimídias, o aplicativo também consegue acompanhar os dispositivos dos alunos e receber respostas em tempo real.
A plataforma ajuda a transformar vídeos em experiências de aprendizagem ativa. É possível utilizar imagens existentes em sites como o YouTube ou Vimeo, entre outros, para adicionar informações, quizzes e fotos. Um dos diferenciais da ferramenta é oferecer dados, de simples compreensão, sobre a interação do público com o conteúdo.
Fonte: porvir.org
Para ajudar os professores interessados nos novos recursos disponíveis pela web, o Porvir organizou uma lista com 12 ferramentas em português e inglês de apoio à prática da sala de aula.
Em português
A rede social ajuda os professores a compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e condecorações aos alunos e acompanhar sua frequência e participação nas atividades. A plataforma chegou este ano a 12 milhões de usuários.
É um aplicativo que pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula. A partir do próprio celular, ele pode criar notas, salvar pesquisas, gravar áudios e organizar os materiais de aula. Além disso, ao adicionar qualquer recurso a sua conta, a agenda é automaticamente sincronizada e disponibilizada em todos os computadores, telefones e tablets que o professor usar.
O blog ajuda professores de história a preparem suas aulas a partir de resumos de matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais em 3D a museus e outros ambientes, além de exercícios específicos para pré-vestibulandos e concurseiros.
A plataforma contém materiais de ensino e aprendizagem que estão em domínio público e que podem ser utilizados em qualquer disciplina. No site, o professor encontra conteúdos educacionais de ensino fundamental, médio e superior. O educador também pode criar ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos. E, em breve, será possível ainda utilizar diferentes recursos educacionais abertos dentro desses ambientes.
A Rived (Rede Internacional Virtual de Educação) é uma plataforma desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação à Distância), do Ministério da Educação, que reúne conteúdos de nove disciplinas diferentes como física, química ou biologia, desde o nível fundamental ao superior. O professor pode pesquisar os materiais por nível de escolaridade e disciplina ou até mesmo por palavra-chave. Além disso, os recursos estão disponíveis para download.
Em inglês
É uma rede social na qual o professor pode se comunicar com seus alunos por mensagens de texto, e-mail ou chat. Com ela, eles podem fazer enquetes ou até mesmo programar lembretes para os alunos.
A ferramenta, desenvolvida pela Microsoft, ajuda na preparação de exercícios variados dentro de uma mesma matéria. O professor cria, por exemplo, um modelo de problema que os alunos precisam resolver e, automaticamente, a ferramenta gera uma série de exercícios que seguem a mesma lógica e o mesmo nível de dificuldade.
Educreations Interactive Whiteboard
O aplicativo, disponível para download no iTunes, transforma o iPad do professor em uma lousa digital gravável. Por meio dele, é possível criar vídeos, trabalhar animações, gerar gráficos e desenhos ilustrativos que podem ir do recorte de um vulcão em erupção até uma estrutura de DNA.
A plataforma reúne gratuitamente recursos como publicações, planos de aulas, vídeos, listas de livros e outras dicas que auxiliam os educadores a encontrar melhores formas de trabalhar a história com seus alunos e, especialmente, a lidar com temas relacionados à injustiça.
Neste site, o professor pode encontrar diferentes conteúdos – divididos por níveis de escolaridade (da educação infantil ao ensino superior) e organizados por meio de comunidades (arte, música, teatro, educação especial e outros). A plataforma reúne ferramentas e recursos como dicas, conferências, vídeos, depoimentos, grupos e blog por áreas temáticas.
A plataforma oferece recursos gratuitos em vídeos que orientam o professor a aprimorar técnicas para o ensino de matemática (do ensino fundamental ao nível superior), língua inglesa e artes. Os professores também podem baixar slides com conteúdos ou aprender como criar calendários para gerenciar suas atividades.
A plataforma é uma espécie de “mercado aberto” que permite aos professores encontrarem gratuitamente, comprar ou vender recursos educacionais entre si. Os materiais são diferenciados por níveis de escolaridade e disciplinas específicas.