educação profissional e tecnológica

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve início em 1909, quando o presidente Nilo Peçanha, por meio do Decreto 7.566, criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices com uma preocupação assistencialista de atendimento a menores abandonados, órfãos e demais desvalidos. As mudanças econômicas e sociais levaram a uma ruptura com esse modelo, uma vez que era necessário, além de assistir aos mais desfavorecidos, formar mão de obra qualificada frente a aceleração dos processos de industrialização e urbanização que o país vinha experimentando. Ao longo dos anos a educação profissional passou por muitas transformações até chegarmos aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Conheça o Mestrado PROFEPT e os produtos educacionais desenvolvidos

O Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), foi proposto em função da necessidade de aperfeiçoar as práticas educativas e a gestão escolar vinculadas à EPT, em articulação com a demanda por qualificação de profissionais da rede, mas também abrindo possibilidades de formação qualificada ao público em geral, aproveitando a grande capilaridade de atuação territorial da RFEPCT para otimizar a oferta das vagas do Programa.

Confira neste espaço experiências e práticas educativas desenvolvidas no campo do Ensino Tecnológico

Paulo Freire defende a importância da educação para a emancipação do sujeito e para as mudanças sociais, e de se reconhecer e valorizar os saberes dos(as) outros(as), ampliando a leitura de mundo.

Teste seus conhecimentos sobre os ideais e as políticas públicas que Paulo Freire priorizou como gestor. Participe do quiz, as respostas contextualizam as ideias do educador.

Quiz: Foi Paulo Freire quem disse isso?