A aprendizagem ativa propõe contextos de aprendizagem que superem as abordagens educacionais centradas na fala do professor, na leitura do livro e na passividade do estudante. Essas mudanças significam transformar as aulas em experiências de aprendizagem mais vivas, conectadas à realidade e carregadas de sentido.
As metodologias ativas são práticas pedagógicas que fornecem subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discente, em uma perspectiva de construção do conhecimento, do protagonismo, do autodidatismo, da capacidade de resolução de problemas, do desenvolvimento de projetos, da autonomia e de maior engajamento no processo de ensino-aprendizagem.
As atividades ativas são excelentes para que os estudantes aprendam a expor suas ideias e a argumentar para defender seus direitos e opiniões, bem como dialogar com pessoas com diferentes pontos de vista, e tudo isso configura práticas sociais indispensáveis a qualquer cidadão. Logo abaixo você conhecerá algumas estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Aprendizagem baseada em Projetos
Aprendizagem Baseada em Jogos (Gamificação)
Estudo de Caso
Sala de aula invertida
A proposta do STEM (em inglês, science, technology, engineering, and mathematics): Baseada em metodologias ativas, integração entre conteúdos e itinerários flexíveis, essa abordagem inovadora propõe a investigação e o trabalho por projetos, com foco na resolução de problemas reais com múltiplas possibilidades de solução às demandas atuais em busca de um futuro mais sustentável. Veja a entrevista com Mariana Lorenzi e saiba mais.
Simulações Interativas PhET: acesse a dicas para simuladores específicos e vídeos, recursos para o ensino com simulações e atividades partilhadas pela comunidade de professores
O Professor José Moran é referência em estudos sobre Metodologias Ativas. Assista ao vídeo!