V Jornada Mundial sobre o ensino e aprendizado de Português

Formação de professores de/para PLE: da reflexão à ação.

25 e 26 de novembro de 2022 (presencial)

Instituto Guimarães Rosa / CCBP - Embaixada do Brasil

Calle Gal Borgoño, 1156 Miraflores

Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado de Português

A Jornada Mundial sobre o Ensino e Aprendizado de Português é organizada pela Asociación de Profesores de Portugués como Lengua Extranjera en Perú, APPLE-PE – uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e difundir o português e as culturas dos países lusófonos no Peru. A Jornada pretende reunir professores e todos os profissionais envolvidos com o ensino e aprendizado de português como língua estrangeira, língua adicional, língua de acolhimento, de herança em todos os níveis do ensino.

Convidados

Adriana Ferreira de Souza Albuquerque

(PUC-Rio, Brasil)

Formada em Letras: Português – Literaturas, Mestre em Língua Portuguesa e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Atualmente é coordenadora dos cursos de graduação de Português para Estrangeiros e do curso de Especialização em Formação de Professores Português para Estrangeiros da PUC-Rio.

Viviane Aparecida Bagio Furtoso

(UEL, Brasil)

É docente efetiva do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua nos programas de pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM). Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Avaliação, Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras em contextos presencial e online, bem como na formação de professores de inglês e de português para falantes de outras línguas. Foi membro da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) de 2007 a 2015. Assumiu a presidência da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) em 2017, depois de ter contribuído com a associação de 2011-2016 como vice-presidente. Também tem atuado como membro da Equipe Assessora Central do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE), desde 2012, e em 2017 assumiu a coordenação pedagógica do Programa piloto Letras sem Fronteiras, vinculado ao IsF / MEC-Brasil. Na UEL, coordena o IsF-Português e desde 2018 também atua como vice-presidente do IsF-Português junto ao Núcleo Gestor do Programa


Henrique Rodrigues Leroy

(UFMG/AMPPLIE, Brasil)

Professor Adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área da Linguística Aplicada: língua portuguesa adicional e língua portuguesa materna. Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e graduado em Letras pela UFMG. Trabalha com temas que envolvem o Giro Decolonial, as práticas translíngues e transculturais na formação ampliada e crítica de professores de língua portuguesa adicional e materna. Foi professor da Universidade Federal da Integração da Integração Latino Americana (UNILA) de 2013 a 2018 e é o atual presidente da Associação Mineira dos Professores de Português como Língua Estrangeira (AMPPLIE).


Rafaela Pascoal Coelho

(UNMSM - Leitorado Brasileiro, Peru)

Graduada em Letras - Bacharelado e Licenciatura, especialista em Inspeção Escolar, mestre e doutora em Estudos de Linguagens pelo POSLING, do CEFET-MG. É membro do INFORTEC e sócia titular da AMPPLIE desde a fundação. Atuou como coordenadora, organizadora e docente em atividades de capacitação para professores, cursos de PLE para intercambistas, cursos de Português como Língua de Acolhimento e preparatórios para o exame Celpe-Bras para candidatos ao PEC-G. Desenvolveu pesquisas que tiveram como tema ações de formação docente para professores de língua portuguesa que atuam com estudantes falantes de outras línguas. Atualmente, é Professora Leitora na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima - Peru, pelo Programa Leitorados - CAPES/MRE.

Ma. Caroline Kirsch Pfeifer

(UNLP, Argentina)

xxxx


Comissão organizadora

Gracieli da Silva Reis (APPLE-PE)

Oscar Xavier Meléndez Robles (UPC - Peru)

Simone do Carmo Gomes (Instituto Guimarães Rosa - Peru)

Comissão Científica

Simone do Carmo Gomes - Instituto Guimarães Rosa/CCBP

Rafaela Pascoal - UNMSM (Leitorado)


Ana Laura Marques (Universidad de Santiago de Chile - Chile)

Brizzida Caldeira (Aix-Marseille Université - França)

Ma. Caroline Kirsch Pfeifer (Universidad Nacional de La Plata - Argentina)

Flávio Valadares (Instituto Federal de São Paulo - Brasil)

Giselle Mendes Cintado ( Universidad Pablo de Olavide - Espanha)

José Peixoto Coelho de Souza (University of Manchester - Inglaterra)

Lara Solorzano (Universidad de Costa Rica- Costa Rica)

Luiza Castro (Leitorado - Israel)

Oscar Xavier Meléndez Robles (Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - Peru)

Organiza

Apoia