Link de votação: VOTAÇÃO ENCERRADA
João Denys Galeno
Formação profissional: Licenciado em História
Atuação profissional: Professor da instituição escolar pública estadual, Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, localizado no bairro Parque Brasil II, em Teresina. Em sua prática educativa, o professor utiliza-se de jogos on-line na sala de aula para trabalhar os diversos temas nas disciplinas. Organizou um campeonato entre os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, localizado no bairro Parque Brasil II, em Teresina. Para direcionar os estudos foi formado um grupo em que as regras foram discutidas entre os participantes. O campeonato fez parte do projeto “Freefire de História” com foco em diminuir as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos no período de pandemia, através da produção de aulas lúdicas e dinâmicas, com o auxilio do aplicativo WhatsApp.
Luciane Moreira Andrade de Lima
ormação profissional: Licenciada em História pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba-PI.
Atuação profissional: Professora de História na instituição escolar pública estadual Centro Estadual de Tempo Integral Lima Rebelo, Parnaíba-PI. Em sua prática educativa, tem se destacado pelo desenvolvimento dos seguintes projetos: co-produção de documentário histórico sobre o Colégio Estadual Lima Rêbelo, projeto consciência negra, projeto dia da mulher, aula passeio – dia nacional dos museus – visita ao Museu do Trem, exposição “A Invenção do Nordeste”, recreio interativo – dia nacional da imprensa, recreio interativo – o trabalho do historiador.
Formação profissional: Licenciada em História pela Universidade Federal do Piauí - UFPI
Atuação profissional: Em sua prática educativa, enquanto acadêmica de História, atuou ativamente no movimento estudantil, fazendo parte da diretoria do Centro Acadêmico de História da UFPI, na gestão de 1990 e 1991, denominada “Entre na História”. Prestou seleção e atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), entre os anos de 1989 e 1992, onde desenvolveu seu interesse pela pesquisa. Ao longo de sua trajetória profissional, atuou em diferentes escolas da Rede Estadual de Ensino em Teresina: Unidade Escolar professor Edgar Tito, Centro Educacional Professor James Azevedo, Colégio São Francisco de Assis, Unidade Escolar Cícero Portela, Unidade Escolar Fontes Ibiapina, Unidade Escolar Moacir Madeira Campos e Unidade Escolar Artur Furtado, onde está em efetivo exercício do magistério até o presente. Além de sua atuação no âmbito da Educação Básica, a professora Rosânia também foi responsável pela implantação, em 2002, do curso de História - e do próprio Campus Clóvis Moura, da UESPI -, situado na maior região populacional de Teresina, no bairro Itararé e a professora Rosania foi uma das uma das primeiras professoras do curso de História do Campus poeta Torquato Neto.
Profissionais de história do ensino superior: público e privado
Fransuel Lima de Barros
Formação profissional: Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: Culturas e Poderes da Universidade Federal do Maranhão. Mestre e Graduado pela Universidade Federal do Piauí.
Atuação profissional: Foi professor da Universidade Estadual do Piauí entre os anos de 2016 e 2020 atuando no campus professor Possidônio Queiroz e Alexandre Alves Oliveira. Foi ainda tutor à distância da Universidade Federal do Piauí no campus de Santa Cruz do Piauí (2017-atual). Organizou livros como: História: objetos, fontes e escritas (2019) e História, Literatura e Imprensa: meios e modos de pensar o passado (2020). Tem capítulos nos livros: História e Vida (2013); Itinerários da Pesquisa em História: a polifonia de um campo (2014); História, Memória e Práticas de Ensino (2019); (Re)escritas plurais: história, historiografia e temporalidades (2019); Ateliê da História (2019). Publicou ainda dois artigos na revista Contraponto (UFPI) e um na revista Vozes, Pretérito e Devir (UESPI).
L
Formação profissional: Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1977) e Bacharel em Ciências Econômicas pela mesma instituição (1983). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1984) e doutora em História pela Universidade de São Paulo (1992).
Atuação profissional: A professora Teresinha Queiroz trabalha como docente do ensino superior a 40 anos, nessa trajetória atuou em três instituições de ensino superior no Piauí (Universidade Federal do Piauí e Instituto Camilo Filho) e Ceará (Universidade Federal do Piauí). Nessas IES atuou simultaneamente na graduação e na pós-graduação, ministrou mais de duas dezenas de disciplinas da área de História, atuando sempre na formação de novos pesquisadores, seja como orientadora de Iniciação Cientifica, de Trabalhos monográficos de Final de Curso (TCC), em trabalhos dissertativos (Mestrado) nas áreas de Educação e História e ainda na orientação de Teses de doutoramento. A Professora Teresinha Queiroz é responsável pela produção de vasta literatura historiográfica, e ainda responsável direta ou indiretamente pela formação de uma geração de historiadores que hoje trabalham nas Instituições de Ensino Superior do Piauí, na área de História.