Presidenta da ANPUH. Desde 1992 é professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: conflito de terra, apropriação territorial, direito agrário e movimentos rurais.
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). É doutor pelo programa de História Comparada (UFRJ. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no campus São Raimundo Nonato, fazendo parte do corpo docente do Mestrado Profissional (PROFHistória - Parnaíba).
Proofessor Assistente da UNEB, Campus IV, onde desenvolve pesquisa sobre o comércio colonial e seus agentes com foco especial para o tráfico de escravos africanos, especialmente analisando os capitães de navio, os armadores das carregações e seus investimentos naquela que foi uma das mais lucrativas atividades econômicas do período. Interessa-se por temas ligados à sociabilidade, política e biografia de comerciantes, bem como por aqueles envolvidos à redistribuição de escravos para os sertões da Bahia e outras Capitanias.
Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP).
Projeto de História Pública e divulgação de História nas ruas, parques e praças de Recife desde 2015. O objetivo do grupo foi unir o ensino da História à vivência dos espaços públicos
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando nos cursos de Licenciatura Plena em História e de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), ambos sediados no Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba. Possui Licenciatura em História pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2006), Mestrado em História Social pela UERJ (2009) e Doutorado em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV (2015). Realizou estágio de Pós-Doutorado pelo Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, com financiamento da FAPERJ (2015-2018).
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1982), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Graduação pela Universidade Federal do Piauí em História (Licenciatura, 1980) e Direito (Bacharelado, 1981). Pos-Graduação: Especialização em História do Brasil (PUC-MG, 1989), Mestrado em Gestão Universitária (UFPI, 1998) e Doutorado em Políticas Públicas (UFMA, 2014). Professor Associado III, estatutário, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí - CCHL, atuando principalmente nas áreas de História do Brasil, do Piauí e Moderna.
É licenciada e mestre em história pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolvendo há mais de quinze anos, pesquisas interdisciplinares envolvendo arqueologia, história, antropologia e educação. Trabalha com arqueologia colaborativa, desenvolvendo projetos junto aos Tremembés de Almofala- CE e a Comunidade da Av. Boa Esperança (Teresina-PI), articulando arqueologia, história, memória, patrimônio cultural e educação. Atuou como professora do Magistério Indígena Tremembé Superior, primeira licenciatura intercultural do Nordeste a ser realizada inteiramente nas comunidades indígenas, atualmente participa do Magistério Intercultural Cuiambá Tremembé e realiza pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
Professor Associado do Departamento de História e Professor Permanente do Curso de Mestrado Ensino de História e Mestrado História e Espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Licenciatura Plena em História (1998-2002) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2003-2005); Doutorado (2006-2010) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2016-2017)
É antropólogo e Professor Titular do Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ) e está desde 2014 vinculado a Universidade Federal do Amazonas/UFAM na condição de membro regular do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS/UFAM. Fez pesquisa de campo prolongada com os índios Tikuna, do Alto Solimões (Amazônia), da qual resultou sua dissertação de mestrado (UNB, 1977) e sua tese de doutoramento (PPGAS, 1986), publicada em 1988
Professor Adjunto do Departamento de História/Campus Central da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DHI-FAFIC-UERN).Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2019). Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2012). Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009).
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1992), realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Manchester (Reino Unido) obtendo o título de doutora na Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Veneza (IUAV), Itália, em 2005, e na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2008. É docente em regime de dedicação exclusiva do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas desde 1998, atuando nos cursos de História e de Arquitetura e Urbanismo.
Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - 2015. Possui licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI - 2003, além de ser Licenciada em Letras Português e Literatura brasileira pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - 2008. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história, literatura, regionalismo e educação, cultura afro-brasileira e preconceito.
Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia, professora adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, possui vínculo com o Programa de Pós-graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN-UEMA). Atualmente tem desenvolvido pesquisa acadêmica enfocando as dinâmicas das relações de gênero em África, especialmente, os processos de ressignificação de identidade(s) e empoderamento feminino, através do comércio informal transatlântico das rabidantes cabo-verdianas. Ao longo dos anos tem discutido questões de gênero, sexualidades, raça/etnia e violência.
Doutor em História pela Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ-RJ (2019). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2014). Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2010). É professor no Programa de Pós-Graduação em História (lato sensu) na UNISAGRADO (USC-Bauru) e professor colaborador da Universidade Estadual do Piauí.
Possui graduação em História pela UFF (2004), com mestrado (2007) e doutorado (2012) em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/ Fiocruz, período de bolsa sanduíche no Centro de Ciencias Humanas y Sociales do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CCHS - CSIC) de Madri (2011) e pós-doutorado com bolsa PAPD da Faperj, pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz. Pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (DEPES) da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS - COC).
Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do curso de Graduação em História e dos Programas de Pós-graduação em História e em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É membro do Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). Sócia da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Realizou estágio pós-doutoral na Fondation Nationale des Sciences Politiques (Sciences Po - Paris - 2012) e na Universidade Nova de Lisboa (Lisboa - 2018). É coordenadora do Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude da ANPUH-nacional.
.
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização em História do Brasil pela Faculdade Latino Americana de Educação (2011), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). É Professor Assistente I do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da mesma instituição.
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1988), graduação em Tecnológo em Pecuária Bovinocultura pela Universidade Federal do Piauí (1981) e mestrado em História pela Universidade Federal do Piauí (2006) e doutorado em História do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de História desde 2018.