Newton Gostava de Ler
O projeto “Newton Gostava de Ler!” alia momentos de dinamização de leitura à experimentação através da realização de atividades de cariz científico/experimental nas bibliotecas. O objetivo é motivar os alunos, de todos os níveis de ensino, para a leitura e a ter curiosidade científica.
“A biblioteca escolar constitui uma estrutura privilegiada para o desenvolvimento de um novo modelo de escola, ao favorecer a emergência de novas modalidades de ação educativa. A biblioteca promove o trabalho de pesquisa e produção documentais em diferentes suportes e linguagens, facilita a aquisição de competências de informação, estimula o prazer da leitura e desenvolve hábitos de trabalho conducentes à autonomia e gosto pela aprendizagem ao longo da vida. As bibliotecas escolares desempenham, deste modo, uma função indispensável, quer no contexto das atividades disciplinares, quer no de projetos de natureza interdisciplinar ou transdisciplinar”
3,2,1... Lançar sonda na biblioteca
A leitura aliada à ciência é o conceito mágico deste projeto. Esta atividade foi dirigida a todas as turmas do 7º ano de escolaridade da nossa escola e teve lugar na biblioteca. As turmas vieram acompanhadas pelos professores de Física e Química.
Os poemas foram retirados do livro Pó de Estrelas de Jorge de Sousa Braga e lidos por equipas de voluntários do 8ºano.
O tema deste módulo é Astronomia, relembra conceitos apreendidos nas aulas de Físico- Química, amplamente potenciados pelo universo poético das leituras e da ilustração e pela diversão do trabalho de equipa e gamificação do conteúdo.
Quem não gosta de imaginar que é outra pessoa, num faz de conta, nem que seja por uma hora? Os alunos assumiram papeis de poetas, leitores, membros de uma equipa da European Space Agency (ESA), com a responsabilidade de construir um sistema de aterragem para uma sonda, foram vendedores de equipamento espacial, deram uma volta pelo universo como Paxi e lançaram uma sonda, tudo isto sem tirar os pés do chão.
Esta atividade foi adaptada e dinamizada pela professora Paula Rodrigues (equipa da biblioteca e professora de F.Q), Regina Gaspar (professora bibliotecária) e Cláudia Santos (assistente operacional da BE).
Papel dos intervenientes
Explica os procedimentos, gere o tempo de execução. O professor da área científica presta apoio/reforço científico.
Papel dos alunos
Os alunos têm um papel ativo, estão no centro da sua aprendizagem e trabalham em grupo para um mesmo objetivo, o sucesso da missão, ao ultrapassar os desafios.
Ferramentas e recursos
Com vista à concretização do cenário identificado, serão necessários: smartboard ou outro dispositivo de projeção para visionamento do vídeo, do PowerPoint (correção dos desafios) e os resultados do concurso , telemóveis para o concurso, internet e a aplicação Socrative (concurso entre equipas sobre conteúdos de F.Q do 7º ano); livro de divulgação de ciência "Pó de Estrelas", material do kit, fornecido pela Fábrica de Ciência Viva.
Pessoas e lugares
As tarefas são realizadas na biblioteca escolar, onde as mesas estão dispostas de forma a fomentar o trabalho em grupo e promover a interajuda entre os membros da equipa,.
Os intervenientes são promotores e orientadores das tarefas a realizar. Os alunos desempenham um papel central na resolução dos vários desafios.
Materiais para construção do sistema de aterragem
Um esquema de sistema de aterragem
Lançamento da sonda
Trabalho de equipa