Roteiro de Aprendizagem
Os alunos do curso profissional, divididos em equipas, percorreram várias estações de aprendizagem na biblioteca e no espaço exterior. As atividades realizadas tinham como tema "Dream Job", que era o conteúdo dos módulos que estavam a trabalhar na disciplina de Inglês.
Três das estações do roteiro elaborado, foram realizadas segundo o modelo world café, para as quais prepararam perguntas a colocar aos voluntários sobre a sua vinda para Portugal e o mundo do trabalho. As restantes estações eram compostas por uma nuvem de palavras a realizar em grupo a enviar por email nos computadores da BE, gravar um pequeno vídeo nos seus telemóveis e a resposta a um Kahoot, sobre o mesmo tema "Profissões". A atividade foi fluida e agradável, com uma propositada intervenção mínima da professora. Os alunos estabeleceram o diálogo com os voluntários em inglês, de forma muito natural, e realizaram as restantes atividades com sucesso. O comportamento foi excelente, sem necessidade de chamadas de atenção.
Feita a avaliação da atividade por parte dos alunos, estes disseram ter aprendido muito e que atividades semelhantes a esta se deveriam repetir.
Professora: Isabel Amaro
Turma: 12º F/G
Papel do(s) professor(es)
Atua como orientador/moderador/tutor da aprendizagem (em modo scaffolding), gestor dos tempos e dos grupos.
Papel dos alunos
Os alunos têm um papel ativo, estão no centro da sua aprendizagem. Usam o inglês como língua de comunicação, reativando o que aprenderam, em situação real de comunicação. Os alunos fizeram uma avaliação desta atividade no Forms.
Ferramentas e recursos
Com vista à concretização do cenário identificado, serão necessários: computadores, telemóveis, internet e as aplicações Kahoot! (questionário realizado pelos alunos); WordArt.
Os alunos gravam os seus vídeos sobre o tema das profissões de sonho nos seus telemóveis.
Pessoas e lugares
Esta atividade consiste na realização de várias tarefas (roteiro elaborado no Canva, numa parceria com a biblioteca escolar).
As tarefas podem ser realizadas numa sala de aula ou na biblioteca escolar. Também pode ser executada na modalidade online.
São intervenientes o(s) professor(es), enquanto promotores e orientadores das tarefas a realizar. Os alunos desempenham um papel central na sua aprendizagem.
Contou-se com a colaboração dos voluntários do Centro de Juventude de Águeda.
Contacto: ana.mendes@cjagueda.pt
Alguns alunos do 8ºC não resistiram e vieram também conversar com os voluntários, durante o intervalo.