Regras

As regras do basquete de acordo com a FIBA (Federação Internacional de Basquete) são bastante padronizadas em competições internacionais. Aqui estão as principais regras:

Tamanho do campo: O campo de basquete internacional deve ter 28 metros de comprimento e 15 metros de largura. O aro fica a uma altura de 3,05 metros.


Equipa: Cada equipa é composta por cinco jogadores em quadra e um número específico de substitutos no banco. Os jogadores devem usar uniformes numerados.


Duração do jogo: Um jogo de basquete consiste em quatro quartos, cada um com duração de 10 minutos em jogos masculinos e 8 minutos em jogos femininos. Em caso de empate, pode haver prorrogação.


Posse de bola: As equipas alternam a posse de bola no início do jogo e depois de cada ponto marcada (exceto após lances livres). Também ocorre alternância de posse no caso de violações e turnovers.


Pontuação: Cestos marcados dentro da linha de três pontos valem dois pontos, enquanto cestas marcadas de fora da linha de três ponto contam três pontos e cada lance livre valem um ponto cada.


Faltas: Os jogadores podem cometer faltas sobre os adversários para evitar um cesto ou obter a posse de bola. Após um certo número de faltas em um quarto, as faltas subsequentes resultam em lances livres para a equipe adversária.


Violações: Violações incluem driblar com as duas mãos simultaneamente, andar sem driblar a bola, três segundos na área restritiva sem tentar um arremesso e outras infrações.


Arbitragem: O jogo é supervisionado por árbitros, que aplicam as regras do jogo e decidem sobre faltas, violações e outras questões durante o jogo.


Tempo técnico: As equipas podem solicitar tempos técnicos para discutir estratégias e descansar os jogadores. O número de tempos técnicos permitidos varia de acordo com as regras da competição.

Essas são as principais regras do basquete de acordo com a FIBA. Existem muitas outras regras , mas essas são as principais que se dirige o jogo internacionalmente.