Foto de Tim Mossholder na Unsplash
Atividades Realizadas
Planificação e construção de modelos de "rodas gigantes" em 3D usando materiais diversificados.
PBL - disciplinas envolvidas:
- Biologia e Geologia;
- Física e Química A;
- Geometria Descritiva A;
- Matemática A
Diminuir a dificuldade de perceção entre o que se vê na realidade e de que forma poderá apoiar na compreensão de conceitos, muitas vezes com um grau de abstração bastante elevado.
Saiba mais...
Construção de carros movidos a elásticos a partir de materiais reutilizados.
Os carros devem deslocar-se em linha reta durante, pelo menos, 3 metros.
PBL - Fases do projeto
A atividade é composta pelas seguintes fases:
Desenho do protótipo;
Construção do carro elástico (materiais, construção, testes, adaptação dos carros, carro);
A corrida de carros elásticos: Recolha e tratamento dedados: medições, representação gráfico (Ec=f(v), Ec=f(v^2),Ec=f(d)) recorrendo à calculadora gráfica; Análise dos resultados/conclusões.
Divulgação: comunicação/apresentação do trabalho deprojeto à comunidade.
Viscosidade de um fluido e a sua velocidade de progressão
PBL - disciplinas envolvidas:
- Geologia
- Física e Química
- Matemática
PBL - Fases do projeto
Esta atividade propõe demonstrar a relação entre a viscosidade de um fluido e a sua velocidade de progressão.
Esta atividade teve como pressuposto abordar aspetos específicos de modo a desmistificar preconceitos associados a aprendizagem desta disciplina.
Foram levados a cabo vários workshop, nomeadamente:
Matemática e Malabarismo
Representações matemáticas na parede e no chão
Usar a calculadora gráfica
Recorrendo ao potencial das atividades STEAM, pretendeu-se proporcionar aos alunos e aos professores do AERT3 uma cultura de debate sobre temas matemáticos, acedendo a outros pontos de vista e respostas às questões que tantas vezes se fazem e se ouvem numa sala de aula.
Durantes os dias 27 e 28 de fevereiro, levou-se a cabo mais uma mostra de atividades STEAM, promovidas pelos alunos dos cursos profissionais.
O curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores promoveu várias mostras e demonstrações de atividades relacionadas com a construção de circuitos eletrónicos, robótica, programação e criação de artefactos diversos.
As simetrias matemáticas são amplamente utilizadas em arte, tecnologia e ciência para criar designs, padrões e modelos visualmente atraentes e para entender a natureza. Na tecnologia, as simetrias são frequentemente usadas em design gráfico e de interface de usuário. A simetria é usada para criar layouts equilibrados e harmoniosos em sites, aplicativos e interfaces de software. A simetria também é usada em modelos 3D e jogos de vídeo para criar formas e designs visualmente atraentes.
Além disso, as simetrias matemáticas são usadas na física, na química, na biologia e em muitas outras áreas científicas para descrever padrões e simetrias observados na natureza. A simetria é uma ferramenta poderosa para entender e prever o comportamento de sistemas.
Como já é habitual, na semana da matemática foram expostos trabalhos realizados pelos alunos do ensino básico, abordando este tema, orientados pelas professoras Cristina Azevedo e Sónia Pereira.
https://www.youtube.com/watch?v=7ac0WC3tzwU
este ano letivo usou-se a tecnologia, através do GECLA.
https://www.atractor.pt/mat/GeCla/GeCla.html
Também durante a semana da matemática os alunos das turmas de 11 ano da professora Esmeraldina Santos, exploraram as propriedades do hexágono culminando num mural pintado pelos alunos.
No dia 11 de novembro de 2022, durante uma aula de Matemática, os alunos do 9.ºD participaram no Campeonato Bebras de Pensamento Computacional, que é uma iniciativa internacional para promover e introduzir o pensamento computacional para alunos de todas as idades.
Neste desafio são propostos pequenos problemas que não requerem conhecimentos prévios, mas apelam à capacidade de raciocínio lógico-matemático. Cada prova é composta por 15 problemas, categorizados em três níveis de dificuldade (fácil, média e difícil).
A prova pode ser realizada em papel ou em suporte digital (computador ou telemóvel). É de referir que os alunos desta turma realizaram a atividade recorrendo ao telemóvel, excetuando uma aluna que, por dificuldade no acesso com o telemóvel, teve acesso à prova em papel.
É de salientar que este Campeonato permite que os alunos tenham contacto com conceitos e exercícios de pensamento computacional, o que se revela muito adequado tendo em conta as Novas Aprendizagens Essenciais para o ensino da Matemática.
Neste ano, a nível nacional, participaram mais de 500 escolas e quase 80 000 alunos, dos quais 158 foram do nosso agrupamento. Alguns alunos desta turma obtiveram resultados bastante satisfatórios, tendo quatro alunos ficado no TOP 10% e seis alunos no TOP 25%.
No dia 17 de fevereiro de 2023, os alunos do 9.º D tiveram uma aula de Matemática diferente ao assistir à palestra a “Ciência tem Magia”, dinamizada pelo Professor Carlos Marinho e organizada com a colaboração do Clube Ciência Viva da ESRT. O objetivo desta atividade foi mostrar aos alunos o lado lúdico da Matemática e motivá-los para esta área do conhecimento. Durante mais de uma hora, os alunos participaram em truques, que nada tiveram de ilusório pois resultavam apenas da aplicação de conhecimentos da Matemática e/ou da Física.
Foram momentos de diversão e magia, com muito entusiamo e aprendizagem à mistura!
Salienta-se que a magia matemática pode ser um excelente aliado do professor na motivação dos alunos, pois um bom truque matemático desperta neles a curiosidade suficiente para perguntarem “como?” e porquê?”, questões que estão na base de qualquer aprendizagem.