AGRUPAMENTO DE ESCOLAS HENRIQUES NOGUEIRA

Ano letivo 2023-2024

Conferência "temosdefalar.RV/AR" - 10 e 11 de abril  | Auditório da Henriques Nogueira

Vai decorrer nos próximos dias 10 e 11 de abril, no Auditório da Escola Henriques Nogueira, a conferência  "temosdefalar.VR/AR". É o segundo ano consecutivo que a KPWorld e Escola Henriques Nogueira organizam este evento, tendo este ano com o tema Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

A Inteligência Artificial, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada têm emergido como tecnologias incrivelmente poderosas e influentes em várias esferas da vida moderna. Enquanto escola, consideramos que é essencial que os nossos alunos/docentes compreendam as suas potencialidades, desafios e também os perigos associados. O objetivo desta conferência será fornecer uma introdução detalhada a estas tecnologias, destacar as suas aplicações práticas em diversas áreas, desde a educação até à medicina, e também discutir os potenciais perigos e preocupações éticas associadas ao seu uso indiscriminado.

Formulário de inscrição aqui.

Academia Digital para Pais

O Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira aderiu a este projeto, dinamizado pela DGE em articulação com a E-Redes, o qual já vai na sua 4ª edição, a nível nacional.

Na Academia Digital para Pais formam-se adultos, pais curiosos e empenhados em saber mais sobre esta nova realidade da digitalização.

              Articulação | Flexibilidade Curricular | Cidadania e Desenvolvimento

No âmbito da Articulação, Flexibilidade Curricular e Cidadania e Desenvolvimento, a turma 10ºD tem desenvolvido ao longo ano letivo um projecto designado “HNzero”.

Os principais objectivos são:

O projeto “HNzero” é inspirado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a ONU definiu para proteger o planeta e garantir a sustentabilidade ambiental, económica e social de todas as nações, até 2030.

Neste âmbito a turma tem aprofundado conhecimento nos temas da descarbonização, transição energética e combate às alterações climáticas.

Desta forma, uma das atividades planificadas e implementadas foi a plantação de árvores arvores na escola, com a parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras.

As árvores têm um papel fundamental sequestro de CO2 da atmosfera e ajudam a mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Nesta ação, realizada no dia 18 de janeiro, desenvolvida com o envolvimento e a colaboração de vários técnicos e da Arquiteta Ana Aguiar da Câmara Municipal de Torres Vedras, foram plantadas 11 árvores e 15 arbustos de enquadramento, de médio e grande porte.

Árvores plantadas: 4 Cercis siliquastrum (olaia); 2 Jacaranda ovalifolia (jacarandá); 2 Prunus cerasifera (ameixeira de jardim); 3 Lagerstroemia

Arbustos plantados: 9 Budleja sp e 6 Teucrium fruticans.

Turma 10ºD


              Semana Aberta | 2024

                Calendário Escolar ALunos 2023/2024

Calendário Escolar - alunos.pdf

Serviço de Apoio à Família e Ação Social Escolar

 

Devem os encarregados de Educação consultar a página:

 

https://www.cm-tvedras.pt/educacao

 

O pedido e envio de documentos deverá ser feito para secretaria@aehn.net


Pedido de Transporte Escolar 2023/2024 (Novos Alunos)


O Encarregado de Educação submete a candidatura no site do MTV, nos seguintes casos:

Link para candidaturas : Novas Candidaturas Transporte Escolar 2023/2024

 Informamos que para os alunos dos 6.º, 7.º, 8.º e 9.º, 11.º e 12.º ano, o MTV solicitou em junho a renovação automática dos passes, estando neste momento as escolas a confirmar os dados enviados anteriormente.


Uso saudável da Tecnologia durante o período de férias

Programa de sensibilização dirigido a toda a comunidade educativa, o qual propõe uma viagem a um lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, favorecendo o bem-estar físico, mental e social. 


Clique para mais informações!

Ensinos Básico e Secundário

              CALENDÁRIO

                      AVISO

Ano letivo 2022-2023

Conferência temosdefalar.AI  | 18 de maio de 2023

O Impacto da Inteligência Artificial [IA] na educação e no Trabalho

A KPWORLD e o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira organizaram o evento “Temosdefalar.AI",
que decorreu no auditório da escola Henriques Nogueira, no dia 18 de maio de 2023, pelas 10.30h. 
O evento teve a participação de 120 alunos dos Cursos Profissionais e Científico-Humanísticos, empresários, profissionais da área e público em geral.  
Contou ainda com a presença especial da Eng. Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Este evento teve como objetivo proporcionar, aos alunos do ensino secundário e público em geral, a oportunidade de conhecer as tendências atuais e futuras da IA e incentivar a reflexão  sobre o impacto que a IA terá nas suas vidas académicas e profissionais.  


Um agradecimento muito especial a todos os oradores convidados que participaram na conferência Temosdefalar.AI.
O seu contributo extraordinário e partilha da experiências enriqueceram largamente o evento e proporcionaram um ambiente de aprendizagem inspirador para todos os participantes. 

Novas Estratégias de Ensino  | 12ºD

Realizado sob a orientação da docente Carla Rita

DIA DA INFORMÁTICA  | 01 junho de 2023

Cartaz-1.pdf
Cartaz-2.pdf

(A)Mostra de CiÊncia  | 26 de maio de 2023

As atividades realizadas refletem o empenho, orgulho e dinamismo dos nossos alunos, professores e demais comunidade. 

Obrigada a todos!

Projeto Escolar - Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com 

os European Space Education Resource Offices (ESEROs) nacionais em toda a Europa  

Detetives do Clima

Os alunos do 10º C desenvolveram um projecto de flexibilidade curricular que consistiu em identificar um problema climático local, investigá-lo usando imagens reais de satélite ou suas próprias medições de solo e propor acções para ajudar a reduzir ou monitorizar o problema. 

Os objectivos do projecto passaram pela promoção de competências, desenvolvimento de aprendizagens e aprofundamento de questões relacionadas com o clima da Terra, enquanto questão global, mas também local.  


Evento temosdefalar.AI  | 18 de maio de 2023

Pretende-se debater o impacto da Inteligência Artificial [IA] na educação e no mundo empresarial.

O evento é aberto a alunos, professores, empresários e curiosos da IA.

No dia 2 de maio, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira promoveu uma campanha de inscrição de novos dadores de medula óssea e também de sangue, com o intuito de ajudar a encontrar dador compatível para familiar de um aluno deste agrupamento e sensibilizar a comunidade para estas dádivas.



"Doe medula óssea e SALVE uma vida. Hoje alguém necessita, amanhã podemos ser nós."


Informação sobre Dádiva de Sangue e Registo Medula Óssea.pdf

Dia Aberto - 28/abril 

ATIVIDADES

00CARTAZ RODRIGO.pdf

No dia 28 de abril recebemos o Dr.  Duarte Pacheco, Secretário da Assembleia da República, no auditório da nossa escola. Esta atividade realizou-se no âmbito do Dia Aberto e das comemorações do 49º aniversário da Revolução dos Cravos. 

Tivemos oportunidade de Conversar sobre a importância da Democracia e do Parlamentarismo.  

Olimpíadas de Química MAIS

Conseguimos!


Decorreu no passado dia 11 de março, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a fase regional das olimpíadas de Química Mais, tendo a nossa Escola obtido o 4º lugar na competição com 30 equipas de escolas públicas e privadas de toda a região de Lisboa.

Parabéns às meninas Beatriz (11ºD), à Mariana (11ºA) e à Maria Teresa (10ºD)!


Palestra com José Milhazes - 20 de março

Atribuição do Selo Escola Saudável

O Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira volta a estar de parabéns!

Obteve o Selo Escola Saudável que visa premiar as escolas que privilegiam, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Este selo é o reconhecimento do mérito deste agrupamento de escolas que, através das suas práticas, tem vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola. Somos uma escola potenciadora do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis !

Acção de Sensibilização

O Carnaval de Torres Vedras, edição 2023, está de regresso na sua plenitude, e com a preocupação de assegurar e estabelecer mais e melhores condições de segurança para os nossos alunos, o Serviço Municipal de Proteção Civil, à semelhança dos anos anteriores, deslocou-se à escola, dia 15 de fevereiro,  para realizar uma breve sensibilização de para os efeitos do consumo do álcool, substâncias psicoativas e outras informações que se afigurem importantes transmitir. 

III Encontro do Conselho Consultivo para a Formação Profissional da Escola Secundária Henriques Nogueira 

Atividades do Clube de Teatro - Homenagem ao Patrono

Clube de Teatro - Homenagem ao patrono.pdf

Clube de Jornalismo

Academia Digital para Pais

 

O Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira aderiu a este projeto, dinamizado pela DGE em articulação com a E-Redes, o qual já vai na sua 3ª edição, a nível nacional.

 

Na Academia Digital para Pais formam-se adultos, pais curiosos e empenhados em saber mais sobre esta nova realidade da digitalização.

 


O Curso de Competências Digitais Básicas, com duração de 8 horas terá início em março de 2023, na escola Secundária Henriques Nogueira, com possibilidade de dois horários, à quarta-feira:

 

 

OU

 


Concurso Ciclismo Ilustrado

Realizou-se no mês de maio de 2022 o concurso de Ilustração Ciclismo Ilustrado, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito da programação da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

Este concurso tem como objetivo dignificar a ilustração enquanto área promotora do desenvolvimento cultural, aliado à referência do património material e imaterial de Torres Vedras.

Os alunos da nossa escola participaram de forma entusiasta nesta iniciativa, conseguindo obter o 1º e o 2º prémio na categoria - concurso na Escola.

1ª Classificada – Iris Maria Ventura Mendes do 11ºano (21/22), Curso de Artes Visuais, com a ilustração Perspetiva irregular.

2ª Classificada – Ana Teresa Lopes Moura do 12ºano (21/22), Curso de Artes Visuais, com a perspetiva Agostinho, a lenda do ciclismo.

A 1ª Classificada na categoria – Profissionais, foi Andreia Fernandes, com a ilustração Cor e vida em movimento

A entrega dos prémios decorreu no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, no dia 5 de novembro.

A exposição de todos os autores participantes no concurso, quer na categoria - na Escola, quer na categoria - Profissionais, estão expostos na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino do dia 5 de novembro de 2022 até ao dia 21 de janeiro de 2023.

Os trabalhos dos alunos foram acompanhados pelos professores Luís Manuel Veiga Ferreira, Maria do Rosário Lucas e Maria Manuel Damião Esteves.

Atividades do Clube de Teatro

Clube de Teatro - o início.pdf

Ano letivo 2021-2022

 VIII Fórum VISEU EDUCA - Aprendizagem, Participação e Bem-estar 


A aluna Carolina Requicha do 9ºano da E.S.H.N., participou no 2.º Encontro Nacional – Autonomia e Flexibilidade Curricular + Equidade + Qualidade das Aprendizagens, promovido pela DGE.  realizado dias 24 e 25 de maio, em Santa Maria da Feira, com o testemunho sobre o seu percurso ao longo do  3ºciclo. Na sequência desta participação a Carolina foi convidada a participar no VIII Fórum VISEU EDUCA - Aprendizagem, Participação e Bem-estar, promovido pela CM de Viseu e Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu VISPROF, de 12 a 14 de julho. 

Tomada de posse do Diretor

 Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

 

Realizou-se, no passado dia 21 de junho, no auditório do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a cerimónia da tomada de posse do novo Diretor do Agrupamento, Professor José da Cruz Antunes do Vale, para o quadriénio 2022-2026.

O ato solene enquadrou-se na reunião do Conselho Geral, órgão responsável pela eleição do novo Diretor, presidido pela professora Teresa de Oliveira Fernandes Lopes Nunes, com a presença de representantes da autarquia e Diretores de Agrupamentos de Escolas do concelho.  Em ambiente agradável de confraternização, para além dos membros do Conselho Geral, este evento contou com a presença de mais de uma centena de elementos da comunidade educativa.


PALESTRA

“GESTÃO SUSTENTÁVEL DO TERRITÓRIO COSTEIRO: PRINCIPAIS DESAFIOS”

No dia 31 de maio realizou-se, no Auditório da nossa escola, uma palestra organizada pelo Grupo de Geografia destinada aos alunos de Geografia A, do 10ºano de escolaridade.

O tema da palestra - “GESTÃO SUSTENTÁVEL DO TERRITÓRIO COSTEIRO: PRINCIPAIS DESAFIOS”, enquadra-se no tema “Os Recursos Marítimos: A gestão do espaço marítimo”.

Esta conferência contou com a presença da Engenheira do Ambiente, Marta Rodrigues, Chefe de Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Engenheiro Geólogo, Rui Silva, Técnico superior do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Torres Vedras.

No final da sessão os alunos tiveram a oportunidade de colocar algumas questões relacionadas com os principais desafios que se colocam ao serviço de proteção civil do nosso município, em particular os efeitos das alterações climáticas que já fazem sentir no nosso território.

Antes de Começar

O Clube de Teatro HN/Aventura nas Palavras, apresentou a sua adaptação da peça de teatro “Antes de Começar”, de José de Almada Negreiros.

A apresentação foi feita no Auditório da ESHN, no dia 27 de maio, e contou com a presença de encarregados de educação, professores, assistentes operacionais, alunos e ex. alunos, e amigos dos membros do Clube.

Esta pequena peça foi escrita em 1919 e apresentada pela primeira vez ao público em 1949. É um texto que apresenta bonecos que ganham vida, animada pela vida dos seus criadores e que está a ser trabalhado no Clube de Teatro como um apelo à reflexão sobre a descoberta do EU no feminino e no masculino.

Escola Básica 2,3 de Maxial – “Uma Aventura Literária 2022”

 

Promovido pela editorial Caminho, o Concurso “Uma Aventura Literária”, tem contribuído para a promoção da leitura, no presente ano, premiou trabalhos nas modalidades de: Crítica Literária, Olimpíadas da História, Desenho, Teatro na Rádio, Recomendação de Leitura e Texto Original.

A nossa escola participou na modalidade de Desenho, como tem sido habitual nos últimos anos letivos, com dois trabalhos coletivos das turmas A e B do 5º Ano e um individual da turma A do 6º Ano.

Relativamente aos prémios alcançámos o 1º e 2º lugar (respetivamente 5º A e B) e uma menção honrosa entre os 12.798 trabalhos recebidos pela organização, a nível nacional. Todos os nossos trabalhos foram premiados o que é para todos muito gratificante pois resultam da articulação plena entre as disciplinas de Educação Visual e Português, do 2º ciclo, contribuindo para a motivação académica aliada ao esforço de todos em elevar o nome da nossa escola e das suas boas práticas.

O 1º lugar na modalidade de Desenho é conquistado pela E.B 2,3 de Maxial pelo terceiro ano consecutivo.

P`la equipa educativa

 

Ana Teresa Rodrigues (professora de Português)

Maria Cristina Santos (professora de Educação Visual)


EUROBOL 2022

A ES Henriques Nogueira venceu o torneio eurobol.anag Eurobol2022, torneio europeu de voleibol juvenil.

Este torneio, homologado pela Federação Portuguesa de Voleibol, apenas contou com equipas federadas, sendo a nossa escola a única equipa representante do Desporto Escolar.

Vencemos, no jogo da final, o Clube Atlântico da Madalena pelos parciais de 2-1: 23-25/25-15/15-12.

 

Disputámos 6 jogos, em 3 dias, e alcançámos 6 vitórias.

 

Mostrámos, mais uma vez, que com competência, dedicação, empenho e garra somos tão bons como os melhores.

 

Somos, orgulhosamente, Henriques Nogueira !

MATRÍCULAS 2022-2023

PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

Informação

JOVEM ALUNO UCRANIANO CHEGOU À NOSSA ESCOLA

 

O seu nome é Artem Shevchuk, tem 16 anos e vem de Kiev, na Ucrânia. Chegou à nossa Escola no passado dia 28 de março, após a invasão daquele país pelas tropas russas, tendo fugido da Guerra com a sua mãe e deixado o seu pai e irmão mais velho a lutar pela sua nação e pelo seu povo. Vivenciou o horror da Guerra e os bombardeamentos sobre o bairro onde habitava. Chegou, depois de uma viagem de mais de 4000 Km, tímido e apreensivo por estar num país longínquo e sem falar uma palavra de português.

O Artem foi muito bem recebido pelos colegas, funcionários e professores e já frequenta o Curso Cientifico-humanísticos de Línguas e Humanidades, na turma F, do 10º ano.

Na disciplina de Geografia A, com a ajuda e colaboração dos seus colegas, preparou uma “aula” de Geografia da Ucrânia. Apresentou as principais características do seu país, designadamente: localização geográfica, clima, relevo, população e cultura. Depois teve oportunidade de responder a algumas questões colocadas pelos seus colegas.

Parabéns, Artem! Foi uma experiência nova e muito enriquecedora para o 10ºF.

Este é e será um enorme desafio para o Artem mas também para todos nós.

Estaremos com toda a certeza capazes de enfrentar esta contenda, implementando as medidas mais adequadas à aprendizagem e integração do Artem, na nossa escola e no nosso território.

Bem-vindo, Artem!

ES Henriques Nogueira novamente distinguida no concurso “Isto também é comigo”!

 

Mais uma boa notícia para a nossa escola: Carolina Moreira, do 11.º E, foi a vencedora da edição de dezembro do concurso “Isto também é comigo”, promovido pelo PÚBLICO na Escola, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano.

 

Desta vez, o texto de opinião premiado, da autoria da nossa aluna, tem como título “Esta luta é de todos!” e defende que "não podemos continuar a viver numa sociedade com um padrão de género e um sistema binário antiquados”. O texto integral pode ser lido no seguinte destaque do jornal PÚBLICO:

 

https://www.publico.pt/publico-na-escola/artigo/cabe-mentalidade-aberta-venceu-opiniao-carolina-moreira-aluna-11-ano-1993300

 

Como prémio, além da publicação do seu texto nas plataformas digitais do PÚBLICO e da RBE, a aluna receberá uma coleção de livros.

 

A nossa Biblioteca Escolar, que já havia recebido uma assinatura anual da edição digital do PÚBLICO com a vitória anterior, receberá agora, também, uma coleção de livros.

 

Recebemos, assim, mais um estímulo para continuarmos a apostar numa excelente iniciativa, que cruza o desenvolvimento de competências de leitura e escrita com a sensibilização para questões relevantes no âmbito da cidadania.


Aluna da ES Henriques Nogueira vence edição de novembro do concurso “Isto também é comigo!”

 

A aluna Leonor Antunes, do 11.º E, é a vencedora nacional da primeira edição mensal do concurso “Isto também é comigo!”, promovido pelo PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bibliotecas Escolares, que desafia, todos os meses, alunos do 9.º ao 12.º ano a escreverem textos de opinião sobre qualquer publicação do jornal PÚBLICO.

Na primeira edição desta iniciativa, relativa ao mês de novembro, o texto premiado, da autoria da nossa aluna, tem como título “Sim, as nossas opiniões contam!” e foi inspirado pela leitura de uma notícia relativa aos resultados de um estudo da Unicef segundo o qual 80% dos jovens consideram que as suas opiniões não são ouvidas. O texto premiado pode ser lido neste destaque do jornal PÚBLICO:

https://www.publico.pt/publico-na-escola/aprender-com-publico/leonor-antunes-torres-vedras-vencedora-edicao-novembro-concurso-tambem-comigo-1990298

 

Como prémio, além de ver o seu texto publicado na edição digital do jornal PÚBLICO, a aluna irá receber uma coleção de livros, estando também prevista a atribuição de uma coleção de livros ou de uma assinatura digital do jornal à biblioteca da nossa escola.

É, por isso, uma excelente notícia para começar um novo ano!


No dia 12 de outubro, os alunos representantes da EB do Ramalhal e da Escola Secundária Henriques Nogueira estiveram presentes na comemoração do Dia das Bandeiras Verdes, em Sintra, cerimónia promovida pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa -Programa Eco-Escolas.

A EB de Ramalhal recebeu o Galardão Eco-Escolas e o 1º prémio Nacional do Concurso “O Mar começa Aqui!

A Escola Secundária Henriques Nogueira, 3º ciclo, recebeu o 1º prémio Nacional do concurso “Amar o Mar.

Estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido em defesa do ambiente!

Obrigada a todos os que nos ajudam. Vamos continuar a trabalhar.

 2º ano – EB de Ramalhal


"Ontem foi um dia de celebração muito marcante, pois foi o dia em que a Eco-escolas completou 25 anos de existência!

 Neste grande evento tive a oportunidade de presenciar a cerimónia celebrativa do evento que representa uma grande positividade e força desta comunidade , desde premiações a performances incríveis. Posso dizer que este dia foi repleto de entretenimento e entusiasmo.

 Quero agradecer às professoras que me acompanharam e à escola, por me ter dado esta grande oportunidade e espero poder futuramente participar em projetos equivalentes relacionados ao eco escolas." 


Pedro Gomes 12 H

CLUBE DE TEATRO HN

O Clube de Teatro iniciou as suas atividades. Estas são as nossas mãos. Marcamos encontro a cada sexta-feira, a partir das 15.00 horas, na sala polivalente. As histórias ganham vida e surgem caminhos pela mão das artes performativas. Vem partilhar connosco estas experiências! 

Ano letivo 2020-2021

INFORMAÇÃO

Época especial de exames 2021

Procedimentos

MANUAIS ESCOLARES 2021-2022

OFERTA FORMATIVA 2021-2022



És aluno do 9º ano? Gostas de escolhas bem informadas? 

Clica na imagem abaixo!

AEHN - Projetos Comunitários - GOTA - personalização de fontanários 

20 DE MAIO - DIA MUNDIAL DE AULAS AO LIVRE

A Escola Secundária Henriques Nogueira associou-se ao movimento mundial do Dia de Aulas ao Ar Livre.  É apoiado por várias ONGs dedicadas à promoção da aprendizagem e do ludismo ao ar livre. Em Portugal, a campanha é liderada pelo Movimento Bloom, com o apoio da Associação Nacional dos Professores e da Pumpkin

“Estar no exterior ajuda as crianças a concentrarem-se, fomenta a sua criatividade e imaginação e pode simplesmente ser mais divertido.”

 Para saber mais... (https://diadeaulasaoarlivre.pt/sobre/)


Recebemos o Selo de Escola eTwinning 2021-2022 

Consideradas pilares do eTwinning, as Escolas eTwinning são distinguidas pelo seu empenho e envolvimento no eTwinning, com destaque para a forma como é integrado e aplicado nas políticas e práticas escolares, bem como nas oportunidades de desenvolvimento profissional. Pioneiras e impulsionadoras nas suas próprias comunidades, as Escolas eTwinning são reconhecidas como líderes a nível europeu, que procuram mais oportunidades para o desenvolvimento da escola. Muitas estão envolvidas em ações conjuntas com outras escolas e instituições, demonstrando que a obtenção do Selo de Escola eTwinning é, muitas vezes, o primeiro passo no percurso internacional de uma escola.

Todos os valores das Escolas eTwinning estão refletidos na declaração de missão das Escolas eTwinning, que identifica cinco áreas essenciais:


DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA 

A UNESCO proclamou, em 2019, o dia 14 de março como o Dia Internacional da Matemática (DIM).

Este dia passou a ser uma celebração mundial, onde todos os países são convidados a participar por meio de atividades para alunos e público em geral em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.

Este projeto é liderado pela União Internacional da Matemática que sugeriu, para este ano, a participação no Desafio do Cartaz – Matemática para um Mundo melhor e a Organização de um Evento pelas instituições para a comemoração deste dia.

·       Vários alunos da nossa escola realizaram os cartazes que partilharam no site oficial (https://www.idm314.org/index.html)

 

·       Foi também organizado um evento para os alunos do 3º ciclo – “Ligados pelo PI no DIM” (https://moodle.aehn.net/).

Este evento colocou a nossa Escola no Mapa Mundo dos eventos desta grande comemoração mundial (https://www.idm314.org)

PLANO NACIONAL DAS ARTES

Linhas com Histórias.... Histórias com Linhas

Projeto Cultural do A.E. Henriques Nogueira


MISSÃO CONTINENTE ESCOLA

A E.B. do Ramalhal ficou em primeiro lugar neste desafio. Parabéns aos participantes e dinamizadores!

JOSÉ FELIX HENRIQUES NOGUEIRA aos olhos dos Alunos de ARTES

 José Félix Henriques Nogueira, patrono do nosso Agrupamento, nasceu a 15 de janeiro de 1823 na freguesia de Dois Portos. Dedicou-se à escrita, ao jornalismo e à política, e nesse âmbito foi um grande defensor do municipalismo e do republicanismo. Ideologicamente inscreve-se no pensamento do socialismo utópico do século XIX. 


“Henriques Nogueira e a sua produção escrita” - por Francisca Rodrigues do 10º J

 José Félix Henriques Nogueira morreu em Lisboa a 28 de Janeiro de 1858, com apenas 35 anos. No ano a seguir à sua morte, Manuel Maria Bordalo Pinheiro fez um busto com o seu retrato para o mausoléu que lhe foi dedicado e que se encontra no cemitério dos Prazeres em Lisboa. Este é o único retrato do patrono, e foi a referência para o busto que está em frente da ESHN, obra do escultor Armindo Ribeiro.  

Para Henriques Nogueira, a instrução era a base de todas as mudanças. Fortemente motivado no combate ao analfabetismo, defendeu a difusão do ensino das primeiras letras através das “escolas locais” e “escolas de adultos” como suporte dos outros níveis de ensino e ao combate à ignorância. Além disso, defendeu sempre um ensino popular, muito baseado na experiência prática.

“Criem-se, nos mesmos lugares, escolas de adultos, em que os homens de trabalho, que desejem aprender a ler, escrever e contar, venham à noite receber lições gratuitas

António Carlos Leal da Silva (org.1976). Obra Completa de Henriques Nogueira. Lisboa: INCM, Vol. I, p.114. 

“Seriam sete horas da manhã do dia 28 de Março, quando eu, acompanhado de minha mãe, desci ao Cais do Sodré, a fim de embarcar no paquete, que seguia escala para Inglaterra. O tempo estava desabrido e ameaçador. Nuvens negras toldavam o horizonte, e, a espaços, despediam fortes chuveiros. O Tejo, açoitado por ventos rijíssimos, saía do seu habitual remanso, e balouçava, em suas águas lodacentas, os frágeis escaleres que então o sulcavam. A praça jazia deserta, e as portas fechadas as mais delas. Apeámo-nos. Daí a pouco chegaram um dos meus mais próximos parentes e dois dos meus mais oficiosos amigos, que, apesar da inclemência atmosférica, quiseram acompanhar-me ao “bota-fora”. 


Henriques Nogueira, Recordações de viagem. In António Carlos Leal da Silva (org.1976). Obra Completa de Henriques Nogueira. Lisboa: INCM, Tomo II, p.277.


Inspirado nas letras capitulares medievais, o Luís Lourenço representou a viagem de Henriques Nogueira. 

«A liberdade, na acepção mui ampla, é o poder que cada um tem de usar das suas faculdades». Em sentido político, significa o direito de praticar tudo o que não ofender a lei do justo, a qual consiste no maior bem de todos em geral e de cada um em particular. Restrita e limitada pelas conveniências sociais, a liberdade de cada um acaba, onde a dos outros começa

Henriques Nogueira. Estudos sobre a Reforma em Portugal. In António Carlos Leal da Silva (org.1976). Obra Completa de Henriques Nogueira. Lisboa: INCM, Tomo I, p.30.


Inspirada nas letras capitulares medievais e nos valores do iluminismo, a Mafalda representou a ideia da liberdade. 

Henriques Nogueira, nas suas propostas tem como objetivo último a prossecução do ideal iluminista, inscrito na Revolução Francesa, de alcançar uma sociedade ideal, sem injustiças nem desigualdades.  Esta corrente política ficou conhecida como “socialismo utópico”. 

“Se o vosso ânimo é generoso e benfazejo e quereis aproximar mais da felicidade o homem de trabalho, dai-lhe instituições civilizadoras e económicas apropriadas às suas necessidades. Dotai-o com escolas em que os seus filhos obtenham ao pé da porta, com agasalho e atrativos, uma educação física, moral e literária, que sirva de base à sua carreira futura.”

Henriques Nogueira. Estudos sobre a Reforma em Portugal. In António Carlos Leal da Silva (org.1976). Obra Completa de Henriques Nogueira. Lisboa: INCM, Tomo I, pp.174-175.


Inspirada nas letras capitulares medievais e nos valores do iluminismo, a Maria Emídio do 10º J representou a ideia da utopia em HN: pela educação alcançar a felicidade. 

Em 1853 HN viajou pela Inglaterra, Bélgica, Alemanha, França e Espanha. E em 1857 escreveu “Recordações de viagem”, que teve edição póstuma. Uma das interessantes visitas que descreve é a uma das “Casas de Trabalho” (Workhouse), em Londres, destinadas aos pobres, órfãos ou incapazes de se sustentarem, como a de St. MaryleBone, cuja ideia recuava a 1730 e foi construída em 1755.

“(…) À hora em que entrei estava-se servindo o jantar em alguns refeitórios. As rações distribuídas em pratos de folha-de-flandres eram abundantes. Constavam de 2 a 3 pedaços de carne cozida e de 4 ou 5 batatas e de um pedaço de pão. Cada asilado tem por dia 12 onças de pão, e faz de despesa por semana, termo médio, 5 shillings. Começámos a visita pela secção das raparigas dos 7 aos 15 anos. Estavam à mesa numa alegre e asseada sala. Levantaram-se todas, e à proporção que passávamos por elas, faziam-nos suas mesuras. Já se sabe, eu participava destes sinais de deferência à sombra do meu autorizado introdutor. (…)”

Henriques Nogueira. Recordações de viagem. In António Carlos Leal da Silva (org.1976). Obra Completa de Henriques Nogueira. Lisboa: INCM, Tomo II, cap. VII, p. 310.


Inspirada nas viagens de HN e na sua vontade de aprender, a Mariana Paz do 11H representou o mapa das viagens. 

INFORMAÇÃO - SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS

Consulte AQUI

Listagem de Escolas de Acolhimento

Lista

ECO-ESCOLAS 2020

Global Action Day

Dia das Árvores Autóctones

 25 Novembro 2020.

Distribuição de espécies autóctones cedidas pelos viveiros da CMTV a toda a comunidade escolar na ESHN.


O Mar começa aqui!

"O Mar começa aqui"   

 16 de Novembro 2020.

Pintura numa sarjeta frente à escola ESHN no âmbito do Dia Nacional do Mar. Numa parceria com a CMTV, o SMAS, o CEA e a ABAE.


MANUAIS ESCOLARES 2020 - 2021

OFERTA FORMATIVA 2020-2021

11-05-2020

Covid-19 e o regresso à Escola

23-05-2020
covid_escolas.mp4

Assista aos filmes dos vários cursos

AQUI

Consulte aqui o desdobrável

Exterior

Interior