Nazaré. Memórias de Abílio



Nazaré. Memórias de Abílio é uma exposição online programada no âmbito da comemoração do aniversário do artista Abílio Mattos e Silva (1 abril 1908 - 1985), relembrando dois dos locais importantes na sua carreira artística (Nazaré e Óbidos).

Essa afinidade é apresentada através de uma seleção de obras do artista dos espólios do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, e do Museu Abílio, em Óbidos.


"A obra de arte é resultado de um trabalho que se caracteriza por transformação progressiva, que exige, por parte do artista, investimento de tempo, dedicação, motivação e sobretudo grandes ligações."

Cecília Almeida Salles


Em toda a sua vida Abílio de Mattos e Silva sentiu uma forte ligação com Nazaré e Óbidos, dois marcos extremamente importantes na sua vida cultural e artística e que outrora chamou de lar.

Sendo totalmente concebida para uma apresentação virtual, esta exposição realiza-se na plataforma Google Sites, sendo o critério de seleção das obras centrado nas “gentes, espaços e quotidiano da Nazaré”. Pelas obras expostas podemos observar os costumes, os trajes, as vivências, a arquitetura popular, entre outros aspetos da vila piscatória da Nazaré de meados do século XX, através do olhar de Abílio.

É nesse sentido que o título dado à exposição, “Nazaré. Memórias de Abílio”, simboliza o que na realidade o artista valorizou, as memórias da Nazaré, as suas gentes e quotidiano.

Rui Anastácio e João Ferreira




Esta iniciativa nasce no âmbito dos estágios de Rui Anastácio e João Ferreira estudantes do Curso Programação e Produção Cultural na ESAD.CR, visando a troca de conhecimentos e saberes.


Com a orientação de Dóris Santos (Coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso) e Bruno Silva (Coordenador do Museu Abílio).