Atividades e Projetos

ANO LETIVO 2021/ 2022

Recolha de resíduos inteligentes

Trabalho de Projeto Interdisciplinar - Ciências Naturais e Físico-química

Foi lançado o desafio aos alunos das turmas do 9.º ano para a construção de um recipiente para resíduos de plástico, vidro ou papel “inteligente”, capaz de informar o utilizador do estado em que se encontra, cheio / vazio.

Assim, cada turma foi dividida em duas equipas de trabalho:

Equipa 1 - Construção do circuito elétrico e programação da placa arduino;

Equipa 2 - Arquitetura do recipiente e embelezamento.


PLANO DE TRABALHO (Consulta AQUI)

Este projeto foi realizado em parceria com a Universidade do Algarve.

Produto Final - Contentores construídos pelas diferentes turmas foram expostos na Biblioteca da Escola

desafio alfarroba

Entrega de Certificados de Participação - SEMANA DO CLIMA

O projeto ‘DESAFIO ALFArroba’ é fruto de uma colaboração entre a Escola EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho (Almancil), a Câmara Municipal de Loulé (CML), a Junta de Freguesia de Almancil (JFA) e a Universidade do Algarve (UAlg).

Este projeto visa envolver os jovens na missão de ‘Ação Climática e Salvaguarda Ambiental’, sensibilizando-os para a importância das Soluções Baseadas na Natureza, para a descarbonização das zonas urbanas, e incentivando-os a adotar comportamentos ambientalmente mais responsáveis e sustentáveis.

O projeto arrancou no dia 23 de junho de 2021, na referida escola, com a atribuição de alfarrobeiras jovens aos alunos de 6 turmas que frequentavam o 8.º ano de escolaridade.

Pretendeu-se que cada aluno cuidasse da respetiva árvore durante as férias de verão desse ano, monitorizasse o seu desenvolvimento, documentasse essa experiência de forma imaterial (através de uma ferramenta disponibilizada online) e, com o apoio de técnicos da CML, plantasse a respetiva árvore num local apropriado na freguesia de Almancil, o qual seria posteriormente georreferenciado para permitir a monitorização futura do desenvolvimento da árvore.

Das 106 alfarrobeiras atribuídas, as que se desenvolveram foram plantadas e georreferenciadas nos dias 09 e 10 de novembro de 2021.

No dia 19 de maio de 2022, no âmbito da celebração da ‘Semana do Clima 2022’, procedeu-se à entrega dos certificados aos participantes do DESAFIO ALFArroba (alunos e professores), realizada pelo Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, acompanhado pelo Vereador Carlos Carmo, pela Diretora do Agrupamento Maria Militão, pela representante da Junta de Freguesia de Almancil, Dora Olival e pelo exemplar corpo docente que acompanhou este projeto.

Recorde-se que a alfarrobeira é um excelente aliado na mitigação e adaptação às alterações climáticas, pois tem uma baixa inflamabilidade/combustibilidade (resistência ao fogo), é capaz de subsistir em solos pobres sob escassez de água, cria boas zonas de sombra e arrefecimento da temperatura ambiente e contribui para o sequestro do dióxido de carbono atmosférico (CO2) – estima-se que 1 hectare com cerca de 120 alfarrobeiras adultas tem a capacidade para sequestrar cerca de 15 toneladas de CO2 por ano.

Pretende-se dar continuidade a este projeto, através da avaliação/quantificação dos serviços dos ecossistemas fornecidos por cada uma das alfarrobeiras plantadas.

Cada aluno participante neste Desafio, foi presenteado com uma escova de dentes em bambu da marca Loulé Adapta.

Visitas de estudo à Aldeia da penina - 7.º ano

As turmas A, C, D e F do 7º ano realizaram nos dias 24 de março e 03 de maio, uma visita de estudo/ saída de campo à Aldeia da Penina em Loulé, no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola e das disciplinas de Ciências Naturais, Geografia, Físico-Química e Educação Física.

A atividade decorreu na área protegida – paisagem protegida local da Rocha de Pena, e consistido num percurso pedestre no local da Rocha da Pena, com o tema “A história da super salamandra algarvia” que ali passa do mundo virtual para o mundo real. Neste percurso os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma autêntica viagem no tempo, recuando até uma época, anterior aos grandes dinossáurios, em que a famosa super salamandra algarvia - Metoposaurus algarvensis – reinava em terras algarvias, numa paisagem e num clima muito diferentes dos dias de hoje.

No Algarve foram descobertos fósseis de vários indivíduos desta espécie de salamandra que chegava aos dois metros de comprimento.

Os esqueletos foram encontrados completos e articulados naquilo que terá sido um lago que, devido a uma seca, matou a colónia que nele habitava. Os adultos podiam alcançar os dois metros de comprimento e há pouco mais de 220 milhões de anos eram predadores de topo no planeta.

Esta saída de campo foi surpreendente e contribuiu para os alunos observarem in loco os fenómenos geológicos que estudaram em sala de aula e alguma biodiversidade presente na região, bem como tomarem consciência da necessidade de preservar o património natural tão importante no estudo do passado da nossa Terra e para a sustentabilidade.

Para além disso esta atividade permitiu também o aprofundamento das relações professor-aluno e aluno-aluno, através de um convívio alegre e saudável, contribuindo ainda para a melhoria da condição física de todos.

Notícias sobre a Descoberta do Metoposaurus algarvensis

CIÊNCIA DIVERTIDA NO 1.º CICLO

No dia 28 de abril, no decurso do FestA, a professora Helena Freira com alguns dos seus alunos do 6.º ano e duas alunas do Clube Os Pequenos Cientistas foram à escola Cónego Clementino de Brito Pinto realizar duas atividades experimentais para os alunos do 1.º ano.

Produção de Slimes

Tempestade amarela de ideias (Criação de um arco-íris)

WORKSHOP DE SABONETES E COZINHA SOLAR

No âmbito do FestA foi dinamizado um workshop de sabonetes de glicerina para alunos e professores, no dia 29 de abril de 2022. Foi ainda, preparada por alguns alunos do 9.º ano, a massa para o bolo de chocolate que foi depois cozinhado no Forno Solar.

VISITA DE ESTUDO À UNIVERSIDADE DO ALGARVE

PROJETO CIÊNCIA CIDADÃ - AQUÍFERO CAMPINA DE FARO

No dia 21 de fevereiro de 2022, os alunos das turmas B e E do 5º ano, assim como os membros do Clube Pequenos Cientistas visitaram a Universidade do Algarve (Gambelas) no âmbito do projeto “Ciência Cidadã: À Descoberta do Aquífero.”

Almancil encontra-se na zona do Aquífero Campina de Faro, e a escola foi convidada a participar no projeto de Ciência Cidadã, que envolve a monitorização deste aquífero. Assim, a professora Silvia Gago, coordenadora do Clube Ciência Viva na Escola e delegada de Ciências Naturais, aceitou de imediato o convite. As professoras de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento, Maria Júlia Gonçalves, Helena Freira, e Fernanda Fraga, respetivamente, decidiram integrar o projeto. É um projeto de dois anos e tem como o objetivo envolver toda a comunidade, pelo menos para o levantamento e a disponibilização de furos/ noras que possam ter e onde se possa realizar análises de água aos mesmos. Estas professoras, assim como a professora e de Educação Especial, Gabriela Ribeiro, e a auxiliar de ação educativa, Dália acompanharam os alunos à Universidade.

Quando lá chegaram foram divididos em grupos e em primeiro lugar foram ver uma experiência que demonstra como funcionam os aquíferos e os perigos a que estão sujeitos. As atividades humanas, como por exemplo a agricultura, provocam a sobre-exploração dos aquíferos e a contaminação dos solos, pelo que estas reservas de água doce subterrânea são alteradas e a água pode ficar imprópria para o consumo.

Seguidamente, observaram, com a ajuda de uma sonda, a profundidade de um furo que tinha água a 17 metros. Foi-lhes mostrada também uma sonda "caseira" feita com uma bateria, um marcador, um fio de luz e uma lâmpada

Verificaram ainda, o PH e os nitratos de diferentes tipos de água (do furo, do mar), bem como a condutividade elétrica.

Foi ainda feita uma dramatização em que os alunos puseram em prática os conhecimentos teóricos veiculados pelos investigadores Luís Costa, Vânia Sousa e Luís Nunes da Universidade.

Finalmente apelou-se a que os alunos que tivessem furos ou poços ou conhecessem alguém que os tivesse, verificassem a qualidade da água caso quisessem participar.


Texto elaborado pelos alunos do 5.ºE em interdisciplinaridade com a disciplina de Português, cuja professora é Clara Apolo.

Palestras Zoomarine 2022

A Equipa EDUcar do Zoomarine visitou, mais uma vez, a nossa escola nos dias 14 e 15 de fevereiro, onde dinamizou sessões para todas as turmas do 5.º ao 8.º ano. Desta vez, as sessões foram realizadas na sala B09, dada a impossibilidade de usar o auditório.

FEIRA DE MINERAIS E FÓSSEIS

Nos dias 6, 7, 9 e 10 de Dezembro de 2021, o Grupo de Ciências Naturais organizou uma feira de minerais e fósseis, na biblioteca da escola sede, em colaboração com a empresa Geotejo, a qual forneceu os materiais que foram expostos. A Feira foi visitada por todas as turmas e foi um enorme sucesso.

Em simultâneo foi exposta uma coleção particular de conchas do Pacífico e do Indico.

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA AGRICULTURA NA ESCOLA

No dia 10 de dezembro, os alunos da turma 9.ºB, participaram na Comemoração do Dia Nacional da Agricultura na Escola. Assistiram a uma apresentação ministrada pela professora de ciências naturais seguida da realização de um Kahoot, em sala de aula, sobre a importância da Agricultura. Iniciativa em colaboração com o programa Redescobrir a Terra.

desafio Alfarroba

Continuação do Projeto

No dia 23 de junho de 2021, arrancou, na escola Sede do Agrupamento de Escolas de Almancil – Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, o DESAFIO ALFArroba, um projeto de colaboração entre a Escola, a Câmara Municipal de Loulé, junta de Freguesia de Almancil e Universidade do Algarve. Este projeto alinhado com a Política Municipal de Ação Climática e Salvaguarda Ambiental começou por entregar a alunas e alunos de seis turmas de 8.º ano desta escola 106 exemplares de alfarrobeiras jovens, para que cuidassem delas durante as férias de verão, monitorizassem o seu desenvolvimento e documentassem essa experiência de forma imaterial, através de uma ferramenta disponibilizada online, com o apoio da professora Sílvia Gago. Com o início do ano letivo, e conforme acordado, no dia 09 de novembro de 2021, as alunas e os alunos trouxeram as suas alfarrobeiras e algumas foram plantadas no Jardim das Comunidades e em vários espaços da Escola EB. Dr. António de Sousa Agostinho, com o apoio da equipa responsável pelo Desafio ALFArroba. As restantes alfarrobeiras foram plantadas nos Jardins de Infância e nas Escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento. Os nossos espaços ficaram mais verdes com a ajuda das mãozinhas d@s noss@s alun@s.