Ano letivo 2018/19

ecoday- 13 de junho

Clube Ciência Viva na Escola - "Ecoday"

No dia 13 de junho de 2019, realizou-se o “EcoDay”, que consistiu num conjunto de atividades relacionadas com a preservação e sustentabilidade do ambiente, ministradas por técnicos do Centro Ciência Viva do Algarve. Esta iniciativa surgiu desta instituição que é parceira do projeto “EcoScience”. Participaram nesta atividade as turmas dos 3.ºA, 4.ºA, 4.ºB, 4.ºD, da escola EB Cónego Dr. Clementino de Brito Pinto, 5.ºC e todas as turmas do 7.º ano do nosso agrupamento. Para além destas atividades, os alunos da turma 9.ºD dinamizaram um conjunto de jogos lúdicos sobre a Ria Formosa, nomeadamente sobre a importância das ervas marinhas e da sua preservação. Estes jogos foram produzidos por estes alunos no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania e enquadrados no projeto Carbono Azul do REASE (Rede de Educação Ambiental dos Serviços dos Ecossistemas).

Agradecimentos a todos os que colaboraram na dinamização deste grande dia!


EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

AVES DA REGIÃO DO ALGARVE (PRINCIPALMENTE DA RIA FORMOSA)

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

No dia 22 de maio de 2019, comemorou-se o Dia Internacional da Biodiversidade e para assinalar a data foi montada na biblioteca da escola sede uma exposição de fotografias de aves da nossa região, principalmente da Ria Formosa. Estas fotografias foram tiradas pela professora Carla Cruz, tendo tido a comunidade escolar oportunidade de as admirar. A professora ainda realizou uma pequena sessão para algumas turmas do 9.º ano, onde explicou algumas das características das aves fotografadas e curiosidades sobre os hábitos alimentares e de reprodução de algumas espécies, entre outras.

Saída de Campo à Ribeira do Cadoiço- 23 de Abril

Palestra sobre a Importância dos Ecossistemas Ribeirinhos e Saída de Campo à Ribeira do Cadoiço

No decurso do 3.º período os alunos do Clube “Os Pequenos Cientistas” concluíram a realização de atividades experimentais para os colegas do jardim de infância e participaram no projeto iZ-Jovens Detetives Ambientais. No âmbito deste projeto, realizaram uma saída de campo à Ribeira do Cadoiço, no dia 23 de abril de 2019, para avaliar a qualidade da água desta ribeira. Recolheram macroinvertebrados e amostras de água que foram analisadas em laboratório. Também assistiram a uma palestra sobre a importância da preservação dos Ecossistemas Ribeirinhos.

SEmifinais das olímpiadas da química

Os alunos Orlando Fortunato (9.º B), Carolina Morgado (9.º B) e Cristina Moroz (9.º D) do nosso Agrupamento, formaram o grupo dos Halogénios e participaram nas semifinais das Olimpíadas da Química, que decorreram na Universidade do Algarve, no dia 6 de abril. Foram acompanhados pela professora de Físico-Química, Cristina Rodrigues, responsável pela inscrição dos alunos nesta iniciativa.

Parabéns professora Cristina e Halo-génios pela vossa prestação neste evento, tendo também contribuído, juntamente com os restantes participantes, na construção de uma tabela periódica humana.

EXPOSIÇÃO na Biblioteca

RIOS DE CONHECIMENTO

Exposição na biblioteca da Escola Sede sobre a importância dos Ecossistemas Ribeirinhos

Decorreu na Biblioteca da escola sede, no âmbito do projeto iZ-Jovens detetives ambientais, entre os dias 7 e 14 de fevereiro, uma exposição composta por 8 roll-ups, sobre ecossistemas aquáticos de água doce. Esta exposição teve como objetivo dar a conhecer a toda a comunidade escolar os habitats destes ecossistemas, as espécies animais e vegetais que neles habitam e chamar a atenção para as ameaças a que estes ecossistemas estão sujeitos.

EXPOSIÇÃO na Biblioteca

Serviços Ecossistémicos prestados pela ria formosa

Exposição na biblioteca da Escola Sede sobre a importância da Ria Formosa, principalmente no Sequestro do Carbono (Carbono Azul)

Decorreu na BIBLIOTECA da escola sede, entre os dias 15 e 25 de janeiro de 2019, uma exposição sobre os serviços ecossistémicos prestados pela Ria Formosa. Esta exposição, composta por 5 roll-ups (gentilmente emprestados pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve), enquadra-se no projeto REASE (Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas) sobre o Carbono Azul da Ria Formosa e teve como principal objetivo dar a conhecer à comunidade escolar os serviços prestados pela Ria Formosa, importante ecossistema aquático que abrange o concelho onde se encontra o nosso Agrupamento.

zoomarine

sessões da equipa educar

Nos dias 7 e 8 de janeiro de 2019, a equipa EDUcar (Educação em movimento) do Zoomarine , visitou mais uma vez a escola sede e realizou sessões de 50 minutos para as turmas dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos, com os seguintes temas:

- A biodiversidade e as adaptações dos seres vivos ao meio onde vivem, com o tema "Digo-te como sou" – turmas do 5.º ano;

- Os curiosos processos vitais comuns aos seres vivos, com o tema "Diferentes, mas iguais", para as turmas do 6.º ano;

- A transformação do planeta e a história contada nos fósseis, através de "Era uma vez..." para o 7.º ano;

- A importância da água na manutenção da vida e gestão sustentável dos recursos hídricos para o equilíbrio dos ecossistemas, no tema "Planeta Azul" , para as turmas do 8.º ano.

As sessões foram bastante interativas e os alunos demonstraram muito interesse nos temas tratados.

Trabalho Laboratorial

Protocolo dA vegetação

No Algarve, em particular na Ria Formosa, as Pradarias de ervas marinhas e sapais cobrem grande parte dos bancos de areia da ria. São zonas de elevada produtividade e diversidade, onde plantas, algas e animais se concentram.

Na parte prática, em sala foram analisadas algumas das propriedades da vegetação recolhida, nomeadamente a densidade de rebentos, comprimento dos rebentos e a biomassa.

As amostras foram lavadas para retirar o sedimento e procedeu-se à separação, contagem, medição dos rebentos e posterior pesagem.

saída de campo à Ria Formosa

Projeto "A ria formosa e o sequestro de carbono"

No âmbito do REASE (Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas) do CCMar (Centro de Ciências do Mar) da Universidade do Algarve, pretende-se desenvolver com a turma 9ºD um projeto multidisciplinar intitulado “A Ria Formosa e o Sequestro do Carbono”. Neste sentido deu-se inicio aos trabalhos com uma saída de campo à Ria Formosa, no dia 29 de novembro, a fim de se proceder à recolha de amostras de sedimento e de vegetação para posterior análise em laboratório. Pretende-se analisar a percentagem de carbono azul (carbono armazenado pelos ecossistemas marinhos) armazenado nos sedimentos da Ria Formosa e posteriormente dinamizar atividades de divulgação sobre a importância da nossa Ria e os serviços por ela prestados, nomeadamente no que se refere ao seu papel na mitigação das alterações climáticas. As atividades enquadram-se nos domínios da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e será um trabalho multidisciplinar com as disciplinas de Geografia, Educação Física, Matemática e Português.

Assim, os alunos do 9ºD foram de bicicleta, acompanhados pelos professores Eduardo Fernandes, Sílvia Gago e Cacilda Basto até à Ria Formosa. No parque de estacionamento da praia da Quinta do Lago estava à nossa espera o Márcio Martins, investigador do CCMar que acompanhou e ajudou os alunos nos trabalhos de campo.