ano Letivo 2020/2021

Projeto “Aqui cuidamos do Território”

DESAFIO ALFArroba... Porquê?

No âmbito do projeto de parceria com a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Almancil e a Universidade do Algarve “Aqui cuidamos do Território”, no dia 23 de junho foi entregue a cada aluno do 8.ºano uma alfarrobeira, a fim de participarem no desafio ALFArroba. Os alunos vão cuidar da sua alfarrobeira durante as férias do verão, e no regresso às aulas plantarão as árvores em diferentes locais na freguesia de Almancil.

Para além da presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loulé e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Almancil, os alunos tiveram uma breve apresentação sobre a importância das Soluções Baseadas na Natureza para a descarbonização das zonas urbanas, levada a cabo pela Professora Doutora Manuela Moreira da Silva da Universidade do Algarve. Este desafio pretende envolver os mais jovens na gestão do local onde vivem e na proteção do ambiente, incentivando-os à adoção de um comportamento territorial e ambientalmente mais responsável e sustentável, promovendo o seu envolvimento e compromisso com a preservação da Natureza. Os mais jovens são agentes chave para a mudança de comportamentos no caminho para um futuro mais sustentável.

A alfarrobeira (Ceratonia siliqua) é uma árvore leguminosa característica do Mediterrâneo e com interesse estratégico para o Algarve. Há quem considere a alfarroba o ouro negro da região! Esta espécie arbórea assegura um conjunto de serviços ecossistémicos muito importantes para a qualidade de vida das pessoas. Um desses serviços é o sequestro de carbono da atmosfera nas zonas urbanas.

Saídas de campo à Ria Formosa

As turmas 8.ºA, 8.ºE e 8.ºF realizaram uma saída de campo à Ria Formosa, nos dias 22 e 23 de junho. A atividade foi dinamizada no âmbito dos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais e em articulação com a disciplina de Educação Física. A visita teve como principais objetivos: despertar o interesse pela Biodiversidade e Preservação da Natureza; conhecer o património natural do concelho onde a escola se insere; conhecer o Parque Natural da Ria Formosa, identificando diferentes habitats e espécies que neles habitam. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer um passeio pedestre pela zona do Ludo, explorando os diferentes habitats da ria e realizar um passeio num barco de pesca tradicional. Foram acompanhados pela Bióloga, Susana Gil, da empresa “Artur ́s Watersports”. O balanço da saída foi bastante positivo, uma vez que os alunos demonstraram interesse e foram bastante participativos.

OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA NOTURNA

Na noite do dia 21 de maio de 2021, realizou-se, na escola EB Dr. António de Sousa Agostinho, entre as 21:00h e as 23:00h, mais uma observação noturna de astros, dinamizada por técnicos do Centro Ciência Viva do Algarve no âmbito do projeto Ciência Viva na Escola.

Foi uma noite muito bem passada!

Muito obrigado a todos os que contribuíram e que o participaram nesta iniciativa!

Conversa com cientistas sobre as Vacinas COVID-19 - Sessão online

No dia 30 de abril, as turmas 8.º A, B, C e F assistiram a duas sessões online com o tema “Conversa com Cientistas sobre as Vacinas Covid-19”, dinamizadas pelos: Instituto Champalimaud, na pessoa do Doutor Joaquim Teixeira e Instituto de Tecnologia Química e Biológica Abel Xavier, na pessoa do Doutor Pedro Fevereiro, sobre as vacinas da doença Covid-19, o seu processo de criação e de funcionamento.

Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre esta temática e foram bastante participativos, em especial os alunos da turma 8.ºF.

SHOWS DE cIÊNCIA

Nos dias 29 e 30 de abril de 2021, técnicos do Centro Ciência Viva do Algarve realizaram “Shows de Ciência” para as turmas do 6.º ano, 5.ºC e para os alunos do Clube “Os Pequenos Cientistas”, no auditório da escola sede. Os alunos participaram com muito entusiasmo nesta atividade.

Projeto Carbono Azul da ria formosa

No âmbito do projeto da turma 8.º F, iniciado no ano letivo anterior, Serviços Ecossistémicos prestados pela Ria Formosa, os alunos elaboraram folhetos, apresentações, jogos e questionários em Kahoot sobre a importância da Ria Formosa e principalmente das Pradarias Marinhas na mitigação das alterações climáticas (através da captura do carbono - carbono Azul).

Sessões da Equipa EDUcar do Zoomarine

Nos dias 7, 8 e 14 de abril, os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos participaram em sessões online de 50 minutos dinamizadas pelo ZooMarine, no âmbito do projeto EDUcar, com os seguintes temas:

  • A biodiversidade e as adaptações dos seres vivos ao meio onde vivem, com o tema "Digo-te como sou" - 5.º ano;

  • Os processos vitais comuns a todos os seres vivos, com o tema "Diferentes mas iguais" - 6.º ano;

  • A transformação do planeta e a história contada nos fósseis, através de "Era uma vez" - 7.º ano;

  • A importância da água na manutenção da vida e gestão sustentável dos recursos hídricos para o equilíbrio dos ecossistemas, no tema "Planeta Azul" - 8.º ano.

Atividades Experimentais dinamizadas pelo Centro Ciência Viva do Algarve às turmas do 1.º ciclo das diferentes escolas do nosso Agrupamento

Durante o 1.ºperíodo do ano letivo 2020/2021 foram dinamizadas atividades experimentais por técnicos do Centro Ciência Viva do Algarve às várias turmas das diferentes escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento. Foram dinamizadas as seguintes oficinas:

- CSI Animal, para o 1.º ano;

- Construção de um herbário, para as turmas do 2.º ano;

- Construção de uma bússola, para os alunos do 3.º ano;

- Modelo do Sistema Solar ou das constelações, para as turmas do 4.º ano.

Saídas de campo à rocha da pena

No âmbito do Clube Ciência Viva na Escola, os alunos das turmas 8.ºB e 8.ºC, realizaram uma saída de campo à Rocha da Pena, nos dias 17 e 24 de novembro de 2020. A saída de campo foi guiada pelo professor Francisco Lopes, da GeoWalks & Talks que deu a conhecer aos alunos a geologia desta paisagem protegida, do concelho de Loulé. Durante o passeio, as rochas foram contando a sua história. Foi possível recuar no tempo cerca de 230 M.a., no período triásico e ficar a saber como seria o clima da região, bem como algumas das espécies que viviam neste local. Durante o percurso encontramos diferentes tipos de rochas e alguns fósseis. O professor Francisco contou a história da super salamandra algarvia (Metoposaurus algarvensis) - anfíbio que terá presenciado o aparecimento dos dinossauros, podendo atingir 2 a 3 metros, e em que o primeiro e único fóssil desta espécie foi encontrado nesta região.

Ainda tivemos oportunidade de apreciar a beleza paisagística da região e identificar algumas das espécies vegetais presentes neste ecossistema.