PALESTRANTES

Crítica musical: o que podemos aprender com a análise de uma obra?

O crítico Júlio Maria e o produtor João Marcello Bôscoli falam sobre a relação nem sempre amigável entre artistas e especialistas em música. 

JOÃO MARCELLO BÔSCOLI

1- MÚSICA: É sócio-fundador da Trama, empresa de música independente do Brasil, já lançou mais de 3.000 cds e DVDs, vendendo cerca de 12 milhōes de cópias físicas. Tem um dos maiores complexos de estúdios de música, trilha de cinema, games e mini-séries da América Latina. Entre os artistas lançados estāo: Baden Powell, Cesar Camargo Mariano, Gal Costa, Ed Motta, Nação Zumbi, Otto, Paulinho Nogueira, Fernanda Porto, Wilson Simoninha, Elis Regina, Tom Zé, Tim Maia, Paulinho Nogueira, Rita Lee, Max de Castro, Inezita Barroso, Dj Marky, Nuno Mindelis, Pena Branca e Xavantinho, Cartola, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Count Basie, Pedro Mariano, Rappin Hood. Já produziu Jorge Benjor, Milton Nascimento, Banda de Pífanos de Caruaru, Claudio Zoli, Caju e Castanha, Pedro Mariano, Jair Rodrigues, Tom Zé, Quinteto em Branco e Preto, Confissões de Adolescente de Daniel Filho, Terça Insana, 15 edições do programa Ensaio de Fernando Faro, do longa Broder de Jefferson D (Bôscoli venceu o Kikito de melhor trilha sonora) e da peça teatral 5 Conto do Luis Miranda.

 2- TELEVISÃO: Festival dos Festivais, Desfile da Escolas de Samba, Som Brasil e Pop Star (Rede Globo); 9 edições dos prêmios Grammy, Billboard Music Awards e American Music Awards (TNT/Turner); Programa Música Brasileira, Trama Virtual, Prêmio Multishow, Sonar e Rock in Rio (Multishow); co-apresentaçāo de duas edições da SPFW (GNT), apresentaçāo de 6 edições do Grammy Americano e Latino (Sbt); Comentarista convidado do Jornal da Cultura (TV Cultura), jurado do programa The Four (Endemol/Record); comentarista (MTV); apresentaçāo de Documentários musicais para o Arte1, entre outras participações. Já produziu mais de 160 trilhas de abertura de programas de TV. Finais NBA 2018 e 2019 para ESPN Brasil e abertura Jornal da TV Cultura e Roda Viva, Programas Metropolis,  Exponencial, Futebol na Cultura e Jornal Essa Manhã.

 3- RÁDIO: Coluna diária ao vivo em rede nacional na CBN/Globopay “Sala de Música”, programa semanal “Contraponto” na Radio Cultura (vencedor do Premio APCA 2022), podcast mensal Teatro Bradesco as plataformas de áudio; podcast B3 com Benjamin Back, André Barcinski , disponível em todas as plataformas de streaming, Rádio Nova (Paris França); apresentaçāo do programa Soul Energia (Rádio Energia); apresentaçāo do programa Música Brasileira (Rádio Guarani FM/MG, Litoral FM/SP, JBFM/RJ, Rádio Executiva FM (DF/GO), Radio UOL; programa Ponte Sonora (Eldorado/SP e Lúmen FM/SC); Rádio Cinemark (salas de cinema); Rádio Shopping Cidade Jardim; Rádio Azul , Varig e NorthEast (empresas aéreas) entre outros programas. 

4- CINEMA: Produção executiva das trilhas dos longa-metragens “Abril Despedaçado” - Walter Moreira Salles, “Lavoura Arcaica’ - Luiz Fernando Carvalho, “Amarelo Manga” (Claudio Assis), além de ter ganho o Kikito de melhor trilha musical com o filme Broder (Jefferson D). 

5- ARTIGOS: Textos publicados na Folha de SP, Estado de SP, O Globo, Revista Veja, Billboard (membro do conselho editorial), Capricho, Revista Azul, GQ e Vogue entre outras.

6- MASTERCLASS: Já fez mais de 100 palestras em instituições como ESPM, ESPM Tech, Belas Artes, Cásper Líbero, Anhembi Morumbi, Red Bull Station, Avenues, FAAP, Clube de Criaçāo de Sāo Paulo, Pueri Domus, FOX, PUC, Uniban, Sāo Judas, UNIP e FGV entre outras. Ministrou curso da História do Jazz para a plataforma Bora Saber e Canal Curta.

7- GAMES/E-COMMERCE: Sócio da BandUp!, empresa administradora de dezenas de lojas oficiais de artistas e marcas como The Beatles, Queen, Lojinha da Mônica, Hello Kitty, DC Comics, Ubisoft (Monopoly, Assassin’s Creed, Tetris). Trilha sonora para Fifa Soccer e The Sims Night Life. 

8- REALIDADE VIRTUAL: Trabalha há 11 anos com VR, AR e MR. É sócio da Panogramma, empresa com sede em Santa Mônica, Los Angeles/USA, escritórios em Ottawa/Canada e São Paulo/Brasil. Já foram realizados mais de 300 filmes e transmissões ao vivo em Realidade Virtual. Destaques: Transmissão da Olimpíada de 2016 para FOX americana; captação do show do Stevie Wonder para NFL; filme com Gabriel Jesus em Manchester; captação e treinamento para o Red Carpet da equipe da Getty Images; captaçāo e publicação do primeiro filme publicitário do YouTube Brasil (Skol); participaçāo em um dos 5 primeiros filmes em VR do Facebook nos EUA (captação da Disney); realização do filme “Miracles” para a HTC tailandesa, vencedor do prêmio de Melhor Filme em Realidade Virtual do Mundo no Rain Dance Festival 2018 (UK); 

9- LIVROS: Lançou no Brasil o livro “Creative Commons” Lawrence Lessig, lançou o livro ELIS de Allen Guimarães, foi consultor do lançamento de “Você Nāo É Um Aplicativo” (livro do filósofo da computação e criador da Realidade Virtual) Jaron Lanier. Lançou seu primeiro livro pela Editora Planeta “Elis & Eu” (2019).

10- PROPAGANDA: Foi Diretor Musical da DPZ aos 23 anos, trabalhando em mais de 500 trilhas de publicidade. Foi durante 2 anos embaixador da Brahma no Canadá visitando todas as capitais, divulgando a marca em rádio, web, mídia impressa e festas de lançamento. Fez filme de lançamento para Mitsubishi Lancer, Free Jazz Festival, Campanha Governamental de Aleitamento Materno (ao nascer, Bôscoli teve alergias e usou os bancos de leite materno. Décadas depois, estrelou uma campanha).

JÚLIO MARIA 

Crítico de música, repórter e biógrafo, trabalha no jornalismo cultural há 30 anos. Foi repórter e editor de cultura nos jornais Jornal da Tarde e O Estado de S Paulo entre 1996 e 2023. Assina as biografias de Elis Regina (Nada Será Como Antes), de 2015, e Ney Matogrosso, A Biografia, de 2021.

O Uso de Recursos de Inteligência Artificial pelo Músico Profissional


O músico e produtor Carlos Ezequiel irá apresentar os possíveis usos de programas de inteligência artificial em atividades profissionais de músicos, abordando temas como produção, criação e educação musical, além de discutir implicações éticas e desafios inerentes ao surgimento de novas tecnologias.

CARLOS EZEQUIEL

Baterista, compositor e produtor musical. Acompanha regularmente artistas de jazz do Brasil e da Europa, além de atuar em carreira solo e dirigir a Engrenagens Produções.

Em Maceió, sua cidade natal, participou do Maceió Jazz Festival em 1995. No ano seguinte, conquistou uma bolsa de estudos para a Berklee College of Music, em Boston, EUA, onde concluiu um Bacharelado em 1999. Em 2014, concluiu Mestrado pela Universidade Federal da Bahia, por seu estudo sobre Polirritmia e Métricas Ímpares aplicadas aos Ritmos Brasileiros.

Em carreira solo, lançou o álbuns “Circular” (2017) e “Circular II” (2023). Em parceria com Josué dos Santos, lançou “Aura” (2019), um disco de improvisação livre. De sua discografia, destacam-se também: “images” (2001, em parceria com Lupa Santiago) indicado ao Grammy Latino 2002; “Sinequanon” (2004), “Telescópio” (2006), e “Horizonte Artificial” (2008), com o grupo Sinequanon; e “Colagens” (2006), de Marcelo Coelho. Atualmente, Carlos integra os grupos do contrabaixista Sizão Machado, com quem tocou em festivais no Brasil e na Argentina, e do saxofonista Vítor Alcântara.

Tocou com o aclamado percussionista Airto Moreira de 2016 a 2019. Atuou como produtor musical e baterista em seu álbum “Aluê“, indicado ao Grammy Latino 2018. Com Airto, fez mais de 40 shows em turnês pelo Brasil e Europa em palcos como Ronnie Scott`s Jazz Club, Copenhagen Jazz Festival e WorldWide Festival.

Integrou também grupos de artistas europeus, como: o saxofonista finlandês Pekka Pylkkanen, com quem tocou em turnês pela Europa e Ásia,; o baixista irlandês Ronan Guilfoyle, com quem se apresentou na Europa, Índia e Brasil; e o Walbum & Maintz Brazilian Quintet, gravando o CD “Copenhagen São Paulo” (2014) e tocando em turnês na Dinamarca. Acompanhou em turnês no Brasil artistas de destaque internacional, como Lage Lund, David Binney e George Garzone. Participou ainda de festivais como o Montreux Jazz Festival (Suíça), Schelde Jazz Festival (Holanda), Aarhus Jazz Festival (Dinamarca), Jazztage Festival(Alemanha) e Southern Soul Festival (Montenegro), e apresentou palestras e workshops em países como Coreia do Sul, Finlândia, Irlanda, Suíça, França, Holanda, EUA, e vários países da América do Sul.

Em 2001, Carlos foi indicado como baterista ao Prêmio Visa de Melhor Instrumentista. Como produtor musical, ganhou o Prêmio da Música Brasileira com o disco “A Saga da Travessia” (Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz) em 2017.

É professor da Faculdade Souza Lima, em São Paulo, e autor dos livros “Interpretação Melódica para Bateria”, “Baião e Ritmos Nordestinos”, e “Música Brasileira em Métricas Ímpares”, lançados no exterior pela Ed. Advance Music e no Brasil pela Ed. Souza Lima.