LINGUAGENS E(M) REDES: DIÁLOGOS E (DES)CONSTRUÇÕES POSSÍVEIS
De 04 a 08 de Novembro de 2024
UNESP/IBILCE
Carta de Apresentação
"A palavra é meu domínio sobre o mundo."
Clarice Lispector
A 36ª Semana de Letras é um evento acadêmico e cultural organizado tradicionalmente pelos alunos do 3° ano do curso de Licenciatura em Letras e ocorrerá presencialmente dos dias 4 a 8 de novembro de 2024, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus São José do Rio Preto/SP. Para esta edição, o tema proposto é “Linguagens e(m) redes: diálogos e (des)construções possíveis”.
Como motivação para o tema, partimos de uma reflexão a respeito do tempo histórico em que estamos inseridos e dos possíveis papeis que a linguagem assume nesse contexto. Nesse sentido, reconhecemos o papel da linguagem para nossa constituição como sujeitos e para a construção das redes de relações que estabelecemos uns com os outros e com o mundo. Essas redes se constroem nas interações com aqueles que nos cercam fisicamente e se expandem globalmente a partir das interações mediadas por tecnologias digitais. Assim construídas - de maneira analógica-física e/ou digital-virtual -, as redes sociais se constituem, em nossas reflexões, do entrelaçamento de fios de variadas cores e espessuras que, tecidos pela linguagem, ligam os nós (nós-indivíduos), formando tessituras altamente complexas.
Nessa metáfora da rede, o emaranhado de fios que conecta múltiplos nós revela a singularidade e a diversidade presentes nas relações sociais, os (des)encontros, e os espaços para o diálogo que permitem a (des)construção da realidade em que vivemos. Nesse cenário, o objetivo do evento é promover oportunidades para promover o debate sobre as relações inextricáveis que se estabelecem entre a linguagem e(m) redes, enfocando questões humanas, sociais, culturais, éticas e tecnológicas que são problematizadas e investigadas sob perspectiva transdisciplinar, priorizando os saberes construídos nas (e entre as) áreas de Literatura, Linguística, Linguística Aplicada e Educação.