Materiais complementares

"ESTUDAR NÃO É UM ATO DE CONSUMIR IDÉIAS, MAS DE CRIÁ-LAS E RECRIÁ-LAS." PAULO FREIRE

Mesa 1: Paulo Freire e Augusto Boal: ler mundo para além das palavras



A relação do pensamento de Paulo Freire com a prática do Teatro do Oprimido e sua atualidade no ano de celebração dos 90 anos de Boal e 100 anos de Paulo Freire.

Materiais para aprofundamento:

Paulo Freire, meu último pai..pdf
Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal.pdf

BOAL, Augusto. Paulo Freire, meu último pai. Documento que faz parte do acervo do Centro de Referencia Paulo Freire


TEIXEIRA, Tânia Márcia Baraúna. PONTOS DE LIGAÇÃO ENTRE O TEATRO DO OPRIMIDO E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. In: Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido Paulo Freire e Augusto Boal. Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.

Mesa 2: Elza Freire e a Pedagogia da Convivência


A trajetória de vida e atuação político-pedagógica de Elza Freire. A pedagogia da convivência. A sua experiência como educadora no Brasil pré-exílio e a sua contribuição para o surgimento da pedagogia do oprimido. A sua experiência no exílio. A constituição do IDAC e o seu envolvimento nas lutas de libertação nacional nos países da África. O retorno para o Brasil.


Materiais para aprofundamento:

2660-Texto do artigo-7017-1-10-20160826.pdf
  • “Escritos íntimos” e a escrita de si: por entre as páginas e a vida de Elza Freire (Nima Imaculada Spigolon)



Spigolon_NimaImaculada_D.pdf
  • Do golpe à ditadura, do exílio à anistia: Elza Freire e família, in: As noites da ditadura e os dias de utopia... O exílio, a educação e os percursos de Elza Freire nos anos de 1964 a 1979. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.



Mesa 3: "Meu Camarada Cristo": A Pedagogia do Oprimido e a Teologia da Libertação

_Meu Camarada Cristo__ A Pedagogia do Oprimido e a Teologia da Libertação.mp4

Pontos de encontro entre a Pedagogia do Oprimido e a Teologia da Libertação e seus desdobramentos no pensamento e ação de movimentos populares latino americanos entre as décadas de 50 e 70, entre eles os estudantis de origem católica e o das comunidades eclesiais de base, com recorte especial para a juventude. A atualidade da teologia da libertação e o papel da espiritualidade, da religiosidade, da fé no desvelamento da realidade e mobilização massiva.

Materiais para aprofundamento:

Os cristãos e a libertação dos oprimidos.pdf

Os cristãos e a libertação dos oprimidos, pAULO FREIRE


O Papel Educativo das Igrejas na América Latina

O PAPEL EDUCATIVO DAS IGREJAS NA AMÉRICA LATINA, paulo freire


Mesa 4: "um brasil para chamar de nosso": a questão nacional em paulo freire

Ementa: A questão nacional no pensamento de Paulo Freire. A relação entre o pensamento freireano e a ideologia do nacionalismo-desenvolvimentista marcadamente presente na década de 50 no Brasil. A contribuição do pensamento freireano na compreensão do Brasil, enquanto nação inacabada que tem um desenvolvimento econômico dependente e uma democracia vazia da questão nacional. O papel da participação popular, a inserção do povo na luta política através da alfabetização e a educação na construção desse Brasil nação para si mesmo, para o seu povo. Paulo Freire e as tarefas nacionais, democráticas e populares.


Educadores Convidados:

JOSÉ LUÍS FIORI: Integrou a equipe de alfabetização de jovens e adultos em áreas de reforma agrária do Instituto de Capacitación y Investigación en Reforma Agrária (ICIRA) no Chile , sob a coordenação de Paulo Freire, entre 1967 e 1969. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia política Internacional, PEPI. Coordenador do GP da UFRJ/CNPQ,

OLÍVIA CAROLINO: Olívia Carolino Pires, pesquisadora, é militante da Organização Consulta Popular e integra a coordenação do Projeto Brasil Popular. Bacharel em economia, mestra em Desenvolvimento Econômico, na área de História Econômica e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

O lápis é mais pesado que a enxada.pdf

Cáp. 4 - Semeadores de palavras: Paulo Freire, a reforma agrária chilena e a pedagogia do oprimido - in: “O lápis é mais pesado que a enxada”: reforma agrária no Chile e pedagogias camponesas para transformação econômica (1955 - 1973) - Joana Salem


Revista Estudosdo Sul Global100 anos de Paulo Freire:um projeto de esperança.pdf

Revista estudos do sul global 100 anos de Paulo Freire: um projeto de esperanÇA