A Weiße Stadt está localizada no bairro de Reinickendorf, no noroeste do município de Berlim. Esse distrito suburbano foi incorporado à cidade em 1920 com a Lei de Grande Berlim. Os edifícios da Weiße Stadt foram dispostos pensando na malha viária já existente. Foram, na sua maior parte construídos no alinhamento norte-sul, de modo a ter o maior aproveitamento da insolação. Os blocos são alinhados às ruas, assim formando uma espécie de corredor, que cria uma separação entre o espaço público, que tem a função de circulação e os espaços semi-públicos criados entre os prédios onde estão os jardins e playgrounds e que exercem uma função de lazer. Esses espaços estavam de acordo com a ideia de que o maior contato do homem com a natureza atenderia às suas necessidades psicológicas e físicas. Ao inserir esses espaços em conjuntos habitacionais, se proporciona à classe trabalhadora espaços antes exclusivos das classes mais altas.
Dentro do conjunto como um todo, alguns prédios e eixos tem destaque na paisagem. A Bridge House, que transpassa a Avenida Aroser Allee, é uma construção de quatro andares suspensa sobre a avenida. Outro marco é Gate House, dois prédios que, por serem mais altos e com menos recuo em relação a rua, dão a impressão de portão e enquadram a Aroser Allee, dando destaque a sua forma curva e a Bridge House ao fundo. Esses são elementos que dominam a paisagem e definem uma hierarquia no espaço, servindo de marcos dentro do conjunto.
Outro aspecto que reforça a preocupação do projeto da Weiße Stadt em proporcionar uma maior qualidade de vida a seus habitantes é a quantidade de equipamentos públicos nele inseridos. São 23 lojas, distribuídas de maneira descentralizada e de acordo com a quantidade de habitantes, um consultório médico, uma creche (imagem à esquerda), duas lavanderias coletivas (imagem à direita). Essa preocupação também se relaciona com a distância que o conjunto ficava do centro da cidade na época, onde se concentravam esses equipamentos. É interessante também notar a presença da creche, necessária uma vez que a mulher começa a ser inserida no mercado de trabalho.