Concertos

12/09/2024, 18:00 

Auditório CMU (ECA-USP)

Entrada franca

Programa 

Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras no. 1João Bosco (arr. Ivenise Nitchepurenco): 6 Canções

Unicamp Cello Ensemble


Lars HoefsGabrielle Graciano PessoaEduarda de SouzaDavi GabrielLuis Eduardo PimentelLetícia BonaldoJoel Felipe HorácioTales LacerdaVanessa ChrispimRafael PereiraLaís MoraesMateus AraujoLeonardo GomesAna Elisa de OliveiraJeniffer LuanyCarlos Bonvicine
O Unicamp Cello Ensemble foi fundado pelo Prof. Lars Hoefs na Universidade Estadual de Campinas em 2013.   A orquestra de violoncelos e composta por Hoefs e os alunos de cello da Unicamp, apresentando-se sem regente, mas liderada e ensaiada por Hoefs.  O Unicamp Cello Ensemble tem se apresentado nos festivais mais prestigiadas do Brasil, incluindo o Festival de Música de Inverno de Campos do Jordão, o Rio International Cello Encounters, o Centro Cultural de São Paulo, e o Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas, para citar alguns.  O grupo participou em concertos homenageando os compositores Edmundo Villani-Cortes e Ernani Aguiar, e frequentemente estreia obras inéditas de compositores brasileiros.  Em 2016, gravaram o CD “Cellos Without Borders” pelo PROAC de estreias mundiais, incluindo o Divertimento da Lalo Schifrin, e percorreram todo o estado de São Paulo em turnê. Em 2018 ano o Unicamp Cello Ensemble viajou para California onde apresentou vários concertos para o Villa-Lobos International Chamber Music Festival, colaborando com violoncelistas de Los Angeles Philharmonic e orquestras de cinema de Hollywood. Em 2019 no V Simpósio Villa-Lobos na USP, o Unicamp Cello Ensemble apresentou a versão original de Bachianas Brasileiras no. 5, a primeira execução em 80 anos.  No mês de fevereiro de 2020, 4 integrantes do Unicamp Cello Ensemble voltaram à California, onde estrearam a obra Brazilian Landscapes no. 19 de Liduino Pitombeira, além de apresentar e realizar uma gravação da Fantasia Concertante para orquestra de cellos de Villa-Lobos em colaboração com professores e alunos de cello de California State University, Long Beach e com participação especial de David Chew.  Recentemente, em 2023 o Unicamp Cello Ensemble apresentou a Fantasia Concertante de Villa-Lobos na Sala São Paulo para o III Encontro da Associação Brasileira de Violoncelistas, e também no XXIX Rio International Cello Encounter.

13/09/24 - 18:00

Auditório CMU (ECA-USP)

Entrada franca

Edelton Gloeden, violão

INTEGRAIS

PROGRAMA

 

César Guerra-Peixe (1914-1993)

Peixinhos da Guiné (1984)

Prelúdios

   I. Lua cheia (1968)

   V. Ponteado nordestino (1966)

                                                                                     

Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)

Ponteio (1944)

Valsa-chôro nº. 1 (1954)

 

Cláudio Santoro (1919-1989)

Fantasia Sul América (1983)

Estudo nº 1 (1982)

 

Osvaldo Lacerda (1927-2011)

Moda Paulista (1961)

Valsa (1961)

 

Edino Krieger (1928-2022) 

Romanceiro (1984)

Ritmata (1974)

Edelton Gloeden

Apresenta-se como solista, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil e exterior. Dedica-se intensamente ao repertório brasileiro, e realizou inúmeras primeiras audições mundiais de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro e Gilberto Mendes, entre vários outros.

Realizou gravações para os selos Delos International (EUA), Cubadisco (Cuba), Paulus, Akron, EGTA e Regia Musica (Brasil). Mais recentemente, gravou os CDs Puertas, com a cantora Adélia Issa (Selo Sesc), 12 Valsas Brasileiras em Forma de Estudos, de Francisco Mignone, realizado através do Edital ProAc de São Paulo, e Integrais (Selo Sesc). 

Foi o diretor artístico das quatro edições do Festival Leo Brouwer em São Paulo, com a presença do artista cubano e de grandes nomes do violão internacional, evento esse realizado em parceria com o Sesc. 

Doutor em Artes, é professor Livre-Docente no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.