Palestrante: Profa. Dra. Jaqueline Godoy Mesquita (UNICAMP, Presidente da SBM)
Atual presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da União Matemática da América Latina e do Caribe, trará uma palestra para falar mais sobre a atuação da SBM, além de falar sobre possibilidades interessantes aos estudantes que buscam oportunidades dentro da matemática. Venha participar conosco dessa palestra incrível!
Horário: Segunda-feira, 13/10 às 11h.
Palestrante: Prof. Dr. Fernando Fontanari (IFSC - USP)
Você está pronto para enfrentar os desafios da vida universitária? Convidamos a todos para uma palestra que irá além do óbvio "estudar mais", oferecendo insights da psicologia para ajudá-los a alcançar um melhor desempenho e reduzir o estresse. Vamos discutir a fluência, a armadilha de acreditar que sabemos um assunto apenas por tê-lo lido rapidamente, e como combatê-la com o princípio da dificuldade desejável, que mostra que o esforço para lembrar de algo fortalece o aprendizado.
Além disso, abordaremos a procrastinação, que, quando usada sabiamente, pode estimular a criatividade. A palestra é uma oportunidade de transformar a maneira como você estuda e encara os desafios acadêmicos, permitindo que você prossiga, mesmo "se estiver passando pelo inferno".
Horário: Segunda-feira, 13/10 às 13:30
Palestrante: Profa. Dra. Livia S. Freire (ICMC)
Você já se perguntou por que a previsão do tempo insiste em nos surpreender com uma chuva não anunciada? Ou por que a fumaça de uma vela dança de forma tão elegantemente complexa e imprevisível? A resposta está na turbulência, um dos maiores e mais fascinantes desafios em aberto da física e da matemática.
Nesta palestra, vamos mergulhar no coração do caos atmosférico. Começaremos explorando como descrevemos matematicamente o movimento de um fluido e como a famosa (e temida) equação de Navier-Stokes tenta descrever esse problema. Discutiremos o conceito de sistemas caóticos e a sensibilidade às condições iniciais, o famoso "Efeito Borboleta", que impõe um limite fundamental à nossa capacidade de prever o futuro.
Prepare-se para uma viagem pela beleza matemática escondida na imprevisibilidade da nossa atmosfera, e para finalmente entender por que confiar 100% no seu aplicativo de previsão do tempo é um ato de fé (matematicamente injustificado).
Horário: Segunda-feira, 13/10, às 16:30
Palestrante: Prof. Dr. Moacir Antonelli Ponti (ICMC)
O que a psicodinâmica, a disciplina de Cálculo I e um Prêmio Nobel têm a ver com os bilhões de dólares investidos em inteligência artificial e seus limites? Nesta palestra, vamos desvendar como Paul Werbos, inspirado por Freud, projetou um modelo matemático da energia psíquica para calcular derivadas ao longo de uma rede de neurônios artificiais. Essa busca levou à retropropagação, mecanismo matemático desenvolvido com base na regra da cadeia de Leibniz, transformando-se no motor de redes neurais modernas. Descubra também como as contribuições de outro pesquisador, laureado com o Prêmio Nobel, se conectam a essa história e por que a IA avançou tanto, mas talvez nunca escale como esperamos considerando a tecnologia atual.
Horário: Terça-feira, 14/10 às 10:15.
Apresentaremos uma maneira de como são calculadas as probabilidades em eventos esportivos, comparando outros métodos e também com a definição clássica de probabilidade. E também o discutiremos o uso dessas probabilidades em apostas esportivas.
Horário: Terça-feira, 14/10 às 13:30.
Palestrante: Prof. Dra. Valdirene Rosa (FE-USP)
Em breve!
Horário: Terça-feira, 14/10 às 16:30.
Palestrante: Prof. Dr. Ledo Vaccaro (Divulgador Matemático)
Perguntei a dois renomados Professores e a um emérito pesquisador o porquê de eles terem escolhido a Matemática como área de estudos. Dos três obtive a mesma resposta: porque ela é bonita. Minha resposta seria a mesma. Como professor, poucas não foram as vezes nas quais declarei a beleza de um problema e percebi um olhar de espanto nos alunos. Um olhar de quem retruca: como é possível encontrar beleza em algo como a Matemática. Muitos artistas, pessoas que trabalham no campo da estética, utilizam a Matemática como matéria prima nas suas produções. O belo constrói-se no olhar de quem o vê, uma construção pautada na experiência, na reflexão e no entendimento. Não perceber a beleza em algo que se olha não é, por vezes, reflexo de sua ausência; é a ausência de percepção, é o olhar sem ver. A proposta de nossa palestra é sensibilizar para o belo na Matemática. É reconhecer que cada um de nós que escolheu dedicar-se a ela, o fez, fundamentalmente, não porque ela é socialmente importante ou porque no futuro terá aplicação, mas porque ela é divertida, cheia de surpresas e bela.
Horário: Quarta-feira, 15/10 às 13:30 (PALESTRA CANCELADA POR QUESTÕES DE SAÚDE DO PALESTRANTE).
Palestrante: Prof. Dr. Elbert Macau (UNIFESP)
O cenário atual de mudanças climáticas representa um dos mais críticos desafios que nossa civilização já enfrentou em nossa história. As relações entre aquecimento global, os componentes do sistema natural (oceanos, atmosfera, criosfera, solo-vegetação) e as ações antrópicas envolvem interações não lineares e efeitos de emergência. Tem-se um sistema complexo, cuja dinâmica se reflete em processos ainda não totalmente compreendidos, mas cujos efeitos podem ser de extrema severidade, como é o caso dos eventos extremos. Aqui, iremos explorar a dinâmica desses eventos, suas relações com as mudanças climáticas e como a matemática de sistemas complexos pode ser usada para analisá-los e entender suas interações.
Horário: Quarta-feira, 15/10 às 16:30.
Palestrante: Profa. Dra. Regilene Delazari dos Santos Oliveira (ICMC)
Horário: Quinta-feira, 16/10, às 10:15.
Palestrante: Profa. Dra. Itala M. Loffredo D'Ottaviano (Unicamp)
Nesta conferência, discutirei a importância da obra do matemático russo Andrei Kolmogorov para os horizontes da Lógica no século XX. Em especial, analisarei um célebre artigo de 1925, no qual Kolmogorov introduziu a primeira formalização da lógica intuicionista da literatura. O artigo foi publicado em Russo e a primeira tradução para o Inglês só apareceu na década de 1970.
Mostrarei que, além de intuicionista, o sistema de Kolmogorov é também paraconsistente lato sensu.
Horário: Quinta-feira, 16/10 às 13:30.
Palestrante: Luiza Deróbio (Mestranda em Psicologia UFSCar)
A Ansiedade Matemática é caracterizada por respostas negativas diante de contextos que exigem o uso da Matemática, manifestando-se em três dimensões: fisiológica, cognitiva e comportamental. Discutiremos as principais causas e manifestações da ansiedade matemática, o papel do professor, da família e do estudante nesse contexto e quais fatores contribuem para seu desenvolvimento. Além disso, será proposta uma reflexão sobre o papel do professor de matemática na formação de ambientes de aprendizagem emocionalmente seguros, apresentando estratégias para identificação e prevenção da ansiedade matemática em sala de aula.
Horário: Quinta-feira, 16/10 às 16:30.