I Simpósio de Matemática para Graduação - 1998

Vamos tentar registrar nossa história. Estávamos em 1997. Os alunos eram Lee e Daniel Vais e fizeram um pedido à Professora Janete: um encontro para os alunos de graduação da Matemática. Entrou nessa empreitada uma segunda professora: Maria do Carmo.


O primeiro desafio foi encontrar um nome. Uma sugestão: Semana da Matemática que teria como sigla: SEMAT. Ficaria um trocadilho muito negativo. Queríamos algo positivo! A palavra Semana foi trocada por Simpósio e tínhamos duas letras S e M. Para uni-las encontramos uma sigla que lembraria algo positivo: SiM. Como a letra i era da palavra Simpósio, optamos por deixá-la em minúsculo.


E quando realizar o evento? Foi escolhida a primeira semana de Junho de 1998. E iniciou-se a preparação do SiM 1998. O próximo passo foi preparar um cartaz de divulgação. A funcionária Marília ajudou a conceber o primeiro cartaz. Várias ideias surgiram: um círculo colorido que representava os vários assuntos distintos, dentro da Matemática, que seriam abordados no evento. Aqui temos a versão final.


Foram três dias de evento: palestras com pesquisadores de universidades da região, apresentação de trabalhos de iniciação científica dos alunos dos nossos cursos e minicursos com docentes do SMA-ICMC.

Vocês conhecem o Professor Hygino Domingues? Era o autor do livro texto de Álgebra Linear daquela época (isso mesmo! Não existia a Apostila do Zani!). Ele foi um dos palestrantes de nossa primeira edição.


E notem um dos alunos do curso Bacharelado em Matemática que apresentou uma palestra de IC: Miguel V. S. Frasson! Hoje é um dos docentes do SME-ICMC!


SiM 1998: um trabalho bem caseiro e um evento que encantou os alunos. Como saber se outras edições existiriam? Tínhamos uma certeza: a semente havia sido plantada!